A boca é a entrada principal de alimentos e medicamentos que ajudam no bom funcionamento do nosso corpo, mas é ela também, juntamente com os dentes, que recebem os impactos positivos e negativos da alimentação. Existem alimentos muito nutritivos e que são muito importantes para a saúde dentária, mas outros alimentos, e até mesmo algumas coisas que podem acabar com seu sorriso, precisam ser evitadas e iremos listar para que você evite ou corte de vez da sua rotina. 

Sorriso saudável

O sorriso é uma das partes do corpo que mais influenciam na autoestima. Ter expressões bonitas e saudáveis é o desejo da grande maioria. Portanto, dentes lascados e manchados podem prejudicar a beleza e a forma como a pessoa se vê. Além de procedimentos odontológicos que podem ajudar na aparência dentária, como lente nos dentes, manter uma boa higiene bucal é uma forma de manter a saúde e a estética em dia. 

Alimentos que prejudicam o sorriso


1 - Café


O café é uma das bebidas que podem prejudicar a aparência dos dentes. O corante que compõe essa bebida, em contato frequente com os dentes, prejudica o esmalte dentário e pode causar manchas.

O açúcar, geralmente utilizado junto com a bebida, também não é muito bom, pois pode causar cáries. O recomendado é que se escove os dentes logo após beber café. 

2 - Vinho


Assim como o café, o vinho possui corante que pode manchar os dentes. Tanto para vinhos brancos como para vinhos tintos é importante tomar a bebida junto com um copo de água para diminuir o efeito do corante no esmalte dentário.

Alimentos e bebidas que possuem muito corante, mesmo que natural, podem manchar e causar a necessidade do clareamento dental com moldeira para retornar com a cor natural dos dentes.

3 - Gelo


O gelo em si não é o problema, mas sim o hábito de mastigá-lo. Morder gelo é um dos grandes inimigos do sorriso, pois deixam os dentes mais sensíveis e podem causar alguns traumas e até quebrar os dentes.

4 - Alimentos cítricos


Alimentos cítricos, como limão e laranja, podem causar erosão nos dentes, que é o desgaste do esmalte, e faz com que os dentes fiquem mais fracos e sensíveis. Os dentistas recomendam que estes alimentos não sejam ingeridos com muita frequência, para que os dentes não percam sua força e brilho.
 

5 - Morder objetos


Esse é um hábito muito perigoso. Algumas pessoas possuem a mania de morder tampas de canetas, lápis ou outros objetos que estejam na mão. Além de causar dor na mandíbula, que pode ocasionar na necessidade do uso de um aparelho dental transparente futuramente, isso pode quebrar e enfraquecer a estrutura dos dentes e da gengiva, devido a força que é exercida. Portanto, elimine de vez esse costume do seu dia a dia. 

6 - Isotônicos


Assim como os alimentos cítricos, os isotônicos podem causar erosão no esmalte dentário e não são recomendados por dentistas. Após o consumo, beba água para tirar o excesso ou escove os dentes logo em seguida.

Esses são alguns dos alimentos que podem prejudicar a beleza e a saúde dos seus dentes. Mas além disso, há algumas ações que quase ninguém imagina, mas que são inimigas da saúde bucal.

Dietas muito restritivas podem diminuir o consumo de nutrientes necessários para o fortalecimento dos dentes, portanto, o ideal é manter uma dieta equilibrada para consumir todas as vitaminas e alimentos que auxiliam a saúde bucal e, assim, evitar a necessidade de realizar procedimentos, como prótese sobre implante dentario.

Em muitos alimentos, recomenda-se que haja a escovação dos dentes para remover o excesso da substância prejudicial aos dentes. Porém, existe um tempo indicado para realizar a higiene bucal após se alimentar.

Após o consumo, espere 30 minutos para realizar a limpeza, fazê-la imediatamente pode prejudicar os dentes, pois a saliva ainda não conseguiu equilibrar o ph da boca e pode causar erosão ou espalhar a acidez dos alimentos consumidos para toda a região da gengiva.

Apesar da higiene bucal ser fundamental para a saúde dos dentes, ela não é a única que pode prejudicar ou ajudar na hora de ter dentes bonitos e saudáveis. Hábitos como morder caneta e gelo, ou consumir muitos alimentos que possam manchar os dentes é um dos fatores que precisam de atenção.

Não basta querer dentes brancos, alinhados e bonitos, é necessário manter os cuidados necessários e sempre ter o acompanhamento de um dentista.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

Recomendação de leitura: Como o aparelho odontológico funciona?
Postagem Anterior Próxima Postagem
Cupom de desconto workana de R$ 100,00