saúde e beleza

Dicas de saúde e beleza para melhorar sua auto estima

Você se sente insegura com sua aparência? Não se sentir bem consigo mesma é algo que você pode mudar, com algum esforço sim, claro! Não há um atalho quando estamos falando desse assunto , a não ser que você recorra a procedimentos estéticos caros ou invasivos. A boa notícia é que basta um pouco de esforço e de disciplina, e as coisas vão mudar pra melhor! Nós preparamos algumas dicas para te ajudar durante este percurso.

Crie a sua rotina do sono

Não subestime o poder que dormir pouco pode fazer para envelhecer seu rosto e seu corpo. Cada pessoa tem uma necessidade diferente de horas de sono, e o ideal é você acordar se sentindo renovada, indicando que seu sono foi suficiente para rejuvenescer seu corpo, pele e cérebro.

Dormir bem pode não ser algo simples para algumas pessoas. Nestes casos, o processo de dormir precisa ser quase um ritual, e você deve montar o seu roteiro de acordo com o que te trouxer melhor resultado. Por exemplo, se você quer dormir às onze horas da noite, um bom roteiro é fazer a última refeição às nove horas. Não fazer exercícios físicos depois desse horário. Tomar um banho. Após o banho, fazer alongamentos das costas e ombros. E não ligar a TV. Faça testes assim, e avalie se você começa a relaxar mais a ponto de conseguir pegar no sono. Adicione também um chá calmante, ou suco de maracujá natural, que podem contribuir ainda mais para o relaxamento do seu corpo.

Por fim, deixe o ambiente o mais escuro possível.

Água fria para lavar os cabelos

Para aumentar o brilho do seu cabelo, lave sempre com água muito fria. A água fria ajuda a selar a cutícula do cabelo, fazendo com que os seus fios pareçam mais lisos, brilhantes e tenham menos frizz, do que utilizando água quente.

Não precisa tomar banho gelado! Você pode tomar seu banho normalmente e, ao final do banho, molhar apenas os cabelos com água gelada, e isso será o suficiente para você ver um resultado agradável.

Consuma alimentos ricos em ferro

Para cabelos fortes e saudáveis, certifique-se de obter ferro suficiente em sua dieta. O ferro ajuda na circulação, ajuda em diversos processos do corpo e contribui para seu cabelo crescer mais encorpado e saudável. Além disso, você perceberá uma redução na queda e na quebra dos fios.

Use protetor solar, mas tome um pouco de sol antes

O protetor solar vai ajudar muito em duas coisas: vai evitar o surgimento de manchas em sua pele e vai retardar o envelhecimento. É importante usar protetor solar diariamente, mesmo se sua exposição ao sol for baixa. Por isso, crie sua rotina de toda manhã: aplique logo cedo um protetor solar.

Porém, tomar um pouco de sol diariamente vai te ajudar a manter bons níveis de vitamina D no corpo. Não há um consenso médico sobre as funções exatas da vitamina D n organismo, mas muitos atribuem à vitamina D funções essenciais na manutenção da imunidade do corpo, por exemplo. Por isso, reserve alguns minutinhos para tomar sol. Por exemplo, crie o hábito de tomar café da manhã na sacada do apartamento, tomando um pouco de sol.

Hidratante para a pele

Os hidratantes vão ajudar a dar uma aparência melhor à sua pele em geral, e também vão prevenir manchas ou que sua pele descasque. Antes de aplicar protetor solar, você pode aplicar um pouco de hidratante no rosto, e em partes do corpo que costumam ressecar muito, como cotovelos, pés, joelhos, calcanhar.

Dentro do possível, invista em um hidratante específico para o rosto, para aplicar na região dos olhos. Há cremes hidratantes que contribuem muito para o clareamento da pele, e são ótimos para reduzir marcas de olheira, por exemplo.

Sem tempo para academia? Treine em casa

Você pode inventar todas as desculpas que imaginar para não ir até a academia. Mas você não tem como arrumar desculpas para deixar de fazer exercícios em casa. Falta de tempo? Programe-se. Falta de dinheiro? Faça exercícios funcionais. Não sabe fazer exercícios? Há milhares de sites com informações excelentes para quem está começando.

O segredo é você ter disciplina, começar, e ir superando os seus limites. E, caso você tenha mais recursos para investir em equipamentos, há alternativas ótimas para você malhar em casa:

  • Pesquise sobre o transport, também conhecido como elíptico, que vai te ajudar a exercitar muito bem todo o corpo.
  • Sua próxima grande amiga pode ser uma bicicleta! Sim, além de ser uma ótima alternativa para sair de casa para distrair, vai te deixar com um condicionamento ótimo. Se não quiser sair de casa, pesquise pelas Melhores Bicicletas Ergométricas para as suas condições, e há opções para todos os bolsos.
  • Equipamentos com elásticos de tensão ou faixas de tensão são super baratos e fáceis de usar, e você poderá aproveitar para condicionar seu corpo facilmente.

Outra coisa bastante interessante que você pode fazer é abolir os elevadores! Não utilize mais elevadores em lugar nenhum. Subir escadas é um exercício ótimo para as pernas e, se você mora ou trabalha em um andar alto, você também contribuirá para o condicionamento cardíaco, além de queimar algumas calorias no processo.

Não comece segunda, comece hoje!

Bons hábitos são urgentes! Comece já, quanto antes começar, antes vai perceber os resultados. Simplesmente vá, e faça hoje mesmo exercícios, mesmo que por 15 minutos. Leva tempo para criar hábitos e para ter resultados, por isso comece o quanto antes, para se sentir melhor o quanto antes também.

Beleza não é só genética. É também sobre esforço. Se você dedicar um pouco do seu tempo diário em pequenas ações como as que comentamos nesta matéria, você verá resultados! Lembre-se: tenha disciplina e dê o seu melhor, e não vai demorar muito para que os resultados apareçam.