Entenda porque uma rotina desgastante no trabalho pode ser tão prejudicial a saúde bucal

Uma rotina com estresse no trabalho pode gerar diversos problemas. Sejam eles mentais ou físicos. 

O que muitos não sabem é que este desgaste pode acarretar gravemente a saúde bucal dos colaboradores.

Neste artigo, você poderá conferir o que uma rotina desgastante pode causar em relação a saúde dos seus dentes. Continue lendo e saiba como se cuidar!

 

Como o meu trabalho pode afetar a minha saúde bucal?

O estresse pode acabar afetando tanto a sua cavidade bucal que doenças sérias podem ser desenvolvidas devido ao desgaste do dia a dia.

Confira abaixo algumas das doenças mais comuns enfrentadas por pessoas com uma rotina desequilibrada e exaustiva: 

Bruxismo

O ato de ranger os dentes durante o sono ou até mesmo durante o dia é um dos problemas mais comuns entre pessoas que apontam uma rotina muito estressante.

Esse hábito pode acabar afetando gravemente a estrutura de toda a arcada dentária. Isso porque apertar os dentes pode causar o enfraquecimento e o desgaste.

Existem muitos casos em que é preciso fazer o uso de uma placa dentária entre os dentes a fim de impedir o atrito.

Utilizar essa placa pode ajudar, inclusive, pacientes que fizeram algum tratamento recente como um tratamento de canal para não ter complicações na recuperação. 

Boca seca

Em picos de estresse, a produção de saliva acaba sendo diminuída quase que de modo automático.

A ansiedade e as preocupações do dia a dia, como prazos e imprevistos, têm grande influência na boca seca, tornando-a desprotegida contra germes e bactérias.

Além disso, doenças como a cárie e a gengivite tendem a se desenvolver muito mais rápido quando não há a produção de saliva de forma correta.

É importante lembrar que a saliva não trata a cárie, mas auxilia na prevenção.

Por isso, esteja alerto(a) para os seguintes sintomas:

  • Dor;
  • Sensibilidade;
  • Dificuldade para mastigar;
  • Halitose.

Caso você identifique algum deles, procure rapidamente um odontologista e faça já o procedimento indicado.

Em casos de extração de dente, não se preocupe, é possível unir com algum tratamento estético como as próteses fixas. 

Aftas

Pesquisas apontam que as aftas acontecem principalmente em situações de estresse e aflição.

Isso porque pessoas que estão em situações desgastantes tendem a morder seus lábios e bochechas mesmo que de forma involuntária.

Dessa forma, é possível surgir aftas e o grande desconforto destas lesões bucais. 

Quais são os cuidados necessários?

A fim de minimizar o estresse, é possível começar a investir em novos hábitos, como uma dieta equilibrada com alimentos saudáveis e, principalmente, os que fazem bem para a saúde bucal.

Uma alimentação pautada em fibras, vitaminas C e D e rica em cálcio poderá otimizar ainda mais o fortalecimento de sua arcada dentária.

Além disso, é fundamental ter uma boa higienização bucal.

Escovar os dentes depois das refeições juntamente com o uso do fio dental é essencial para que não haja o surgimento de doenças bucais como a cárie e a periodontite.

Caso você note a presença de alguma doença já presente, procure um profissional e realize procedimentos como a aplicação de implante dentário a fim promover uma mastigação de qualidade e livre de incômodos. 

O equilíbrio é o ponto principal

Ter uma vida equilibrada é essencial para que seja possível ter uma vida mais tranquila e livre de doenças emocionais e bucais.

Além de cuidar de sua arcada dentária, é preciso cuidar de sua mente. Comece a encontrar maneiras de deixar o seu dia a dia mais leve.

Você pode descobrir novos hobbies ou até mesmo uma forma de descontração como um filme favorito ou um passeio no parque. Não se esqueça de que o lazer é tão importante quanto o trabalho.

É importante ressaltar também que a visita frequente aos consultórios médicos continua sendo primordial.

Nesses casos, a manutenção e acompanhamento da saúde serão muito mais frequentes, podendo recorrer ainda aos procedimentos estéticos e sanar dúvidas como “quanto custa um clareamento”, ampliando ainda mais o bem-estar e a saúde mental.

A fim de te ajudar com a organização da rotina, faça um planejamento semanal e separe as tarefas para todos os dias e lembre-se que não é necessário realizar tudo de uma só vez.

Por fim, ao invés de passar horas durante a madrugada tentando resolver um problema, descanse e respeite os limites do seu corpo.

Desse modo, será muito mais fácil lidar com a sua rotina e o desgaste irá diminuir cada vez mais!

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.