Estamos passando por uma das mais drásticas mudanças sociais da história e tentamos acompanhar esse ritmo acelerado a cada dia. Chamada de terceira revolução, a revolução tecnológica está mexendo com a comunicação e trazendo novos desafios para os cursos de comunicação.

Mesmo que algumas das grandes empresas mundiais de comunicação e de jornalismo estejam passando por momentos delicados, a comunicação está ganhando mais espaço e sendo desenvolvida de maneira distinta.

Vale aqui destacar como novos impérios surgiram: Facebook, Instagram, Twitter e Youtube. E com isso novas profissões ganharam espaço e as formas de se comunicar foram transformadas.

Com tanta variedade e mudanças rápidas, os cursos de comunicação precisam se ajustar à exigência deste novo mercado mundial.

Quais são os cursos de comunicação


Comunicação e Marketing, Jornalismo, Produção audiovisual, Produção multimídia, Produção publicitária, Publicidade e propaganda, Relações Públicas, Rádio, Tv e Vídeo e Tecnologia em Comunicação Institucional são possibilidades para quem deseja ingressar num curso de comunicação.

Comunicação e Marketing


O curso de Comunicação e Marketing oferece a possibilidade de o profissional chegar ao mercado capacitado para empreender ao mesmo tempo em que está apto a gerenciar todos os processos de comunicação empresarial.

Esse profissional pode atuar em Departamentos de Marketing e Comunicação de Organizações privadas, Órgãos Públicos e Terceiro Setor, assim como em agências de Publicidade, Assessorias de Comunicação e em Institutos de Pesquisa.

Jornalismo


O curso de jornalismo precisa atender as novas demandas da profissão. Além de dominar a parte prática do jornalismo, o curso oferece os meios de compreensão para o profissional entender como o jornalismo transforma a sociedade.

Produção audiovisual


Já o estudante da área de Produção Audiovisual deve estar disposto a conhecer as técnicas e conceitos de comunicação, fotografia, design sonoro, estética, roteiro, captação e edição de áudio e vídeo. Essas são ferramentas que nunca deixarão de existir e um profissional desta área possui um amplo mercado.

Produção Multimídia


Na área de Produção Multimídia, o estudante irá se deparar com conceitos de linguagem multimídia, estética, comunicação para web, fotografia, edição de imagens, webdesign, webvídeo e transmídia.

Em cima dessas abordagens, o estudante irá adquirir conhecimento sobre ferramentas que estão passando por constante evolução.

Rádio, TV e Vídeo


O curso de Rádio, TV e Vídeo é composto para que o profissional seja capaz de atuar em diversas frentes. Através dos ensinamentos em planejamento, criação, produção e direção de produtos audiovisuais, a pessoa poderá desempenhar sua comunicação de forma eficaz neste ramo vasto de oportunidades.

Pensando em Produção Publicitária, o estudante precisa ficar por dentro dos principais conceitos e ferramentas da produção publicitária, como design gráfico, linguagens, fotografia publicitária e vídeo digital publicitário. Nesta área é possível produzir peças publicitárias, gerenciar equipes de publicidade e editar materiais multimídia.

Publicidade e Propaganda


O curso de Publicidade e Propaganda oferece ao aluno, conhecimento em fenômenos psicológicos e comportamentais sociais. Com isso, o profissional pode criar campanhas de comunicação, gerenciar investimentos de mídia, atuar na produção de filmes e spots publicitários e desempenhar funções de alto nível, além de atuar em equipes multimídias de marketing.

Relações Públicas


Relações Públicas atende um mercado amplo e engloba uma série de técnicas e conhecimentos: redação, pesquisa de mercado, organização de eventos, novas mídias, assessoria de imprensa, marketing. O profissional será responsável por estratégias de relacionamento digital, gerar conteúdos atraentes e lidar com crises de comunicação.

Tecnologia em Comunicação Institucional


Por último, dentro das possibilidades dos cursos de comunicação está o Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Institucional. O grande foco deste curso é o de gerenciamento da identidade e a reputação da instituição.

O profissional da área sai do curso capacitado para atuar em diversas frentes:  produções de peças de comunicação audiovisual e digital, como jornais internos, periódicos externos, sites, redes sociais, blogs, podcasts, spots e vídeos para TV e Internet; Gestão das lideranças e da cultura organizacional; Desenvolvimento de ações em apoio ao marketing; Elaboração de estratégias de relacionamento com a mídia e outros stakeholders; Produção e gestão de eventos; Planejamento para fomento da Responsabilidade Social Empresarial; Gestão das marcas e Gerenciamento de Crises.

As respostas dentro dos cursos de comunicação


Mesmo que estejamos todos com grandes dúvidas sobre o futuro e o que ele nos reserva, não é válido apenas temer e ficarmos com saudosismos. As novidades e avanços tecnológicos estão aqui e agora, e essa corrente não vai ser quebrada.

Essa onda de tecnologia presente nas nossas vidas, interferindo nas atividades básicas das rotinas, começou há muito tempo e a tendência é que ela continue avançando.

É fácil diagnosticar que a comunicação é o meio mais afetado por essa transformação: mensagens instantâneas de áudio e texto, vídeos, chamadas por vídeo em tempo real, troca de informações no tempo presente.

Essas novidades que nos impactam mais profundamente nos últimos 15 anos ainda estão sendo entendidas e os cursos de comunicação já perceberam que o profissional que chegar ao mercado precisa ser adaptável e necessita estar apto a utilizar as diversas ferramentas que estão inseridas no nosso dia a dia.

Se algumas profissões da área de comunicação foram extintas com os avanços da tecnologia, outras também surgiram e ainda surgirão nesse futuro que está cada vez mais focado em dar conforto e tornar a comunicação mais prática.

Porém, para isso, os profissionais devem entender o caminho e os cursos de comunicação necessitam se preparar para formar gente capacitada.

E agora, depois de conhecer mais sobre os cursos de comunicação, você já escolheu o seu?

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem