Como gerenciar equipe à distância, dicas essenciais

Fazer o gerenciamento de uma equipe não é um trabalho para qualquer um, é preciso ser justo, disciplinado, organizado e ter facilidade em lidar com pessoas para ocupar um cargo de gestor.

Se fazer este trabalho pessoalmente já não é uma tarefa muito fácil, saber como gerenciar equipe à distância é ainda mais desafiador.

Por conta do cenário preocupante que surgiu no mundo em 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou, inicialmente, que as pessoas ficassem em casa e um certo distanciamento social fosse mantido.

Essa necessidade e obrigatoriedade de ficar em casa submeteu algumas empresas a converter o trabalho do ambiente físico, onde todos se encontravam pessoalmente, para o trabalho home office.

Essa medida foi adotada para que o trabalho das empresas e escritórios pudessem continuar sem nenhum problema.

Contudo, nos dias atuais o cenário já está bem diferente e muitas empresas que tinham aderido ao trabalho home office, desejam retomar o trabalho presencial, o que não está agradando alguns colaboradores.

A justificativa para tal decisão é que a produtividade da equipe é muito maior no trabalho presencial, do que no trabalho home office.

Mas a verdade é que este não é um argumento válido, dado que a produtividade de uma equipe não depende única e exclusivamente do ambiente de trabalho, mas sim da disciplina e organização de cada um dentro de sua própria casa, bem como de uma boa gestão por parte do profissional responsável por fazê-la.

E se você é um gestor que está preocupado com a produtividade da sua equipe e deseja saber melhor como gerenciar equipe à distância, continue lendo este artigo e veja algumas dicas que podem te ajudar a solucionar este problema sem que seja necessário voltar para o trabalho presencial.

5 dicas para você aprender como gerenciar equipe à distância sem ter baixa na produtividade

Aprenda agora 5 dicas de ouro sobre como gerenciar equipe à distância que irão te ajudar a fazer uma gestão melhor de todos os colaboradores home office, o que ajudará a manter a produtividade de toda a equipe.

Deixe claro quais são as metas e objetivos da equipe

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que a equipe precisa estar ciente de todas as metas e objetivos dela.

Portanto, você deve sempre deixar claro a todos os colaboradores qual é o papel que cada um deles têm dentro da empresa, e que cada um precisa cumprir a sua parte para manter o bom funcionamento do conjunto.

Todos devem seguir uma rotina de trabalho

Não é porque o trabalho é home office que cada um pode fazer o horário que bem entende. Deixe claro que o trabalho remoto também precisa de uma rotina, e que todos devem segui-la à risca para que a qualidade do serviço não seja afetada pela falta de organização.

Faça reuniões periodicamente

Manter o contato frequente com os membros da equipe é essencial, e realizar reuniões periódicas pode ajudar nisso de forma significativa.

Com essas reuniões gerais acontecendo pelo menos 1 vez por mês, é possível acompanhar de perto o trabalho e o desempenho de cada um.

Além de ser possível falar novamente sobre as metas e objetivos, dizer o quão satisfatório o trabalho deles está sendo e no que é preciso melhorar.

Use ferramentas que facilitam a comunicação com os colaboradores

Graças a tecnologia é possível ter acesso a diversas ferramentas que facilitam de forma significativa a comunicação com os colaboradores, como o Slack, Telegram, Skype, WhatsApp e o Google Drive, por exemplo.

Sendo assim, use e abuse de todas as ferramentas que facilitam sua comunicação com a equipe.

Seja um gestor organizado

Por fim, para saber como gerenciar equipe à distância de forma exemplar, é necessário ser um gestor organizado e estar sempre preparado para ajudar os colaboradores a solucionar qualquer tipo de problema que possa acontecer.

Home office x trabalho presencial: qual o melhor para uma empresa?

Tanto o trabalho home office quanto o trabalho presencial são bons para uma empresa, tudo irá depender de como é a dinâmica de cada equipe e como o gestor consegue se organizar e planejar o gerenciamento dos colaboradores nos dois casos.

E por mais que o trabalho home office esteja se mostrando efetivo, algumas empresas não querem abrir mão do retorno ao trabalho presencial, tanto que a procura pela chamada sala full time, está crescendo cada vez mais.

Pois com esse tipo de sala é possível trabalhar presencialmente com toda uma equipe de forma muito mais em conta e otimizada. É o chamado espaço de trabalho coworking.

Ainda assim, agora que você já sabe melhor como gerenciar equipe à distância, caso estivesse pensando em voltar ao trabalho presencial, pode ser que colocando as dicas aprendidas aqui em prática, essa mudança não seja mais necessária.

Como gerenciar equipe à distância