Tecido, 5 dicas para escolher o mais adequado

É um fato que os tecidos fazem total diferença na hora de decorar algum cômodo, já que eles conseguem trazer diferentes texturas e expressões.

Pensando nisso, decidimos trazer algumas dicas para escolher o tecido mais adequado para um determinado ambiente.

Levando isso em consideração, pode-se dizer que mais abaixo você conseguirá observar diversas informações extremamente importantes sobre os tecidos, como por exemplo: a sua verdadeira importância para a decoração, e até mesmo algumas dicas.

Portanto, caso você queira ficar por dentro de todas as dicas para escolher o tecido mais adequado que separamos para você, acaba se tornando fundamental que você preste muita atenção em todas as informações que serão citadas a seguir.

Verdadeira importância dos tecidos para a decoração

Primeiramente, é essencial que você entenda a verdadeira importância que os tecidos possuem na decoração de algum cômodo, para que assim, você possa ver as dicas para escolher o tecido mais adequado.

Os tecidos estão presentes em diversos lugares diferentes, desde o carpete do chão, até mesmo a poltrona ou sofá de algum cômodo, e por conta dessa grande versatilidade, eles conseguem mudar totalmente a cara de um lugar, sem fazer quaisquer reformas.

Também vale dizer que os tecidos auxiliam a complementar um visual ou decoração que você já tenha montado ou pensado, já que a sua grande variedade acaba fazendo com que eles se encaixem em qualquer lugar e estilo.

Infelizmente, pode ser citado como um fato que não é tão simples assim utilizar os tecidos na decoração de uma maneira efetiva, já que muitas pessoas acabam exagerando ou não conseguem obter boas combinações.

Entretanto, não precisa se preocupar com isso, já que a seguir, você conseguirá observar diversas dicas que irão lhe ajudar a fazer boas combinações utilizando os tecidos, além de aprender diversos pontos importantes para criar variações destas combinações.

5 dicas para escolher o tecido mais adequado

Como citado, agora você conseguirá observar as dicas para escolher o tecido mais adequado, lembre-se de prestar muita atenção em todas as dicas, já que elas farão uma grande diferença para você, quando você for montar alguma decoração utilizando os tecidos.

Cuidado com os botonados e capitonados

O primeiro ponto que você deve se atentar, é em relação aos objetos e móveis que possuem uma decoração puxada por capitonado ou até mesmo botonado, já que esta decoração acaba sendo o centro das atenções.

Por conta do seu grande destaque, é essencial que você busque por tecidos que não se destacam, como os lisos. Evite ao máximo tecidos listrados ou com alguma decoração única, pois ao combinar estas duas decorações, o ambiente ficará com uma sensação de poluição.

Deixe os cômodos com uma maior delicadeza

Partindo para a segunda dica da nossa lista, devemos falar sobre as decorações que você pode trazer para alguns cômodos da sua casa, como a sala de estar, quartos, e entre diversos outros pontos mais delicados e menos chamativos.

Nesses cômodos, uma boa aposta é utilizar alguns tecidos mais leves e delicados, já que eles não possuem uma presença tão forte, servindo mais como uma pequena complementação de uma decoração já feita.

Um exemplo dos tecidos que você pode utilizar nestas situações são: seda, veludo e até mesmo o linho.

Deixe o exterior mais robusto

Diferentemente dos cômodos internos, que você deve procurar uma maior delicadeza, é uma boa aposta arriscar em tecidos mais presentes e resistentes para as áreas externas da sua casa.

Caso você possua algum jardim, uma área florida ou até mesmo uma varanda, é uma ótima escolha optar por móveis feitos de fibra sintética, ou até mesmo tecidos náuticos, já que eles acabam combinando com estas situações.

Como utilizar o couro

É um fato que o couro é um dos tecidos mais conhecidos e utilizados em todo o mundo, por conta da sua grande elegância e conforto, que acabam sendo as suas características mais fortes.

Por conta disso, não poderíamos deixar o coro de fora da nossa lista de dicas para escolher o tecido mais adequado. Lembre-se que o couro acaba chamando muita atenção em qualquer lugar que ele esteja presente, portanto, é essencial utilizá-lo com muita calma e sabedoria.

Além disso, por conta do grande conforto que os móveis feitos em couro entregam, também é recomendável que você deixe em cômodos que o principal intuito é o lazer, como em algum quarto, na sala de lazer, e por aí vai.

Tecidos atemporais

Para finalizar com chave de ouro, não poderíamos deixar de citar sobre os tecidos atemporais, já que eles possuem tons mais neutros e uma grande resistência e durabilidade, sendo uma ótima opção para aquelas pessoas que desejam permanecer com alguma decoração por um grande período de tempo.

Com isso, pode-se dizer que você já está por dentro de tudo que é necessário para entender a importância dos tecidos em uma decoração, além de estar por dentro das dicas para escolher o tecido mais adequado.

Tecido