Qualificação profissional

Qualificação profissional: importância e o que o mercado espera

Em um mercado de trabalho tão competitivo, a qualificação profissional está se tornando cada vez mais obrigatória. Saiba mais!

A qualificação profissional é um fator muito importante para quem quer alavancar a carreira ou está em busca de novas oportunidades de trabalho.

No mundo de hoje, além de desempenhar bem as funções específicas, é necessário comprovar que a competência técnica também existe no colaborador.

Por isso, se especializar por meio de cursos, pós-graduações e experiências extracurriculares pode ser uma boa oportunidade de descobrir novas habilidades e treinar outras competências.

Pensando nisso, o Portal Idea te explica mais sobre a importância da qualificação profissional.

O que é preciso para ter uma boa qualificação profissional?

A qualificação profissional ocorre quando um indivíduo aperfeiçoa todos os seus conhecimentos durante sua carreira.

Basicamente, é quando ele consegue reunir toda a bagagem e experiências ao longo dos anos e consegue reunir em determinada função.

Um bom exemplo é a nossa vivência universitária.

Ao mesmo tempo que entramos para estudar, passamos por certos momentos que nos preparam para o mercado de trabalho. Então, carregamos conosco o que aprendemos.

Neste caso, o profissional qualificado nunca vai chegar ao fim dos seus estudos.

Aqui, quanto mais ele souber, mais capacitado ele estará para atuar em suas funções.

Tudo aquilo que for enriquecedor para o seu currículo promove a sua qualificação profissional:

  • Cursos de especialização;
  • Línguas;
  • Informática;
  • Libras;
  • Pós-graduação;
  • Doutorado;
  • Entre outros.

Em resumo, para ter uma boa qualificação profissional você precisa ser curioso e empenhado em descobrir novas potencialidades em si mesmo.

Qualificar-se profissionalmente favorece o seu desenvolvimento e sua competência profissional em um prazo menor do que o esperado.

Isso significa que você estará cada vez mais próximo de prosperar profissionalmente e se destacar na vaga de emprego dos seus sonhos.

Entenda o que o mercado espera de você como profissional

A formação em uma universidade é um pré-requisito básico para as empresas. A maioria das pessoas que chegam com um currículo têm o diploma em comum.

O seu principal diferencial será aquilo que você pode oferecer a mais em relação aos outros candidatos que estão concorrendo com você para a mesma vaga.

As organizações têm optado por profissionais que saibam exercer suas funções com excelência, e que também entendam de outras áreas. Isso acontece pois o profissional qualificado saberá lidar com adversidades e estará sempre preparado para novos desafios.

Portanto, você deve acompanhar as exigências do mercado de trabalho para se destacar em meio à tanta competitividade.

Entenda a importância da qualificação profissional para o mercado

Atualmente, ter apenas um diploma provando que você tem uma formação em determinada profissão não é o suficiente.

No mundo em que vivemos, as mudanças e as demandas acontecem de formas rápidas, exigindo que os profissionais realizem esforços para se manterem sempre atualizados.

Seu diferencial pode ser saber falar um idioma diferente, ter aptidão com ferramentas tecnológicas, ter experiências e capacitações, realizar cursos gratuitos, entre outros.

Existem muitos motivos para você se tornar um profissional com as habilidades aprimoradas:

  • Ser reconhecido;
  • A possibilidade de conhecer pessoas novas;
  • Superar novos desafios;
  • Redirecionar a sua carreira.

Como conquistar um certificado de qualificação profissional

Agora que você já entendeu a importância da qualificação profissional, é hora de correr atrás de novas experiências e novos certificados.

Existem diferentes opções as quais você pode escolher. Confira abaixo! Curso Técnico   Os cursos técnicos são uma categoria especial do Sistema de Ensino Brasileiro desenvolvidas para ajudar na capacitação do trabalhador, mas que não substituem a faculdade.

Por isso, muitos deles são voltados para atividades práticas e com aplicação total. Para fazer parte deste grupo, é necessário que o estudante tenha pelo menos o Ensino Médio ou Superior completo.

Atualmente, existem três categorias para esta modalidade:

  • Curso técnico integrado;
  • Externo;
  • Profissionalizante.

O integrado substitui parcialmente o Ensino Médio e pode ser iniciado logo após a conclusão do Ensino Fundamental e realizado no primeiro ano do colegial.

Enquanto isso, o externo pode ser feito ao mesmo tempo que o Ensino Médio. Geralmente, ele se inicia simultaneamente ao primeiro ano do colegial e pode ser feito em instituições separadas ou juntamente com o ensino

Já o profissionalizante é destinado ao aluno que já concluiu o Ensino Médio, mas está focado em adquirir conhecimentos do mercado de trabalho.

Curso Livre

Estes são cursos gratuitos e profissionalizantes que, para serem feitos, não exigem escolaridade mínima.

Além disso, são abertos à comunidade e, após a matrícula, focam somente no crescimento e desenvolvimento do aluno.

Eles tratam de aprendizagens pontuais, com a finalidade de desenvolver o aluno em determinada área de atuação, capacidades ou habilidades específicas e podem ser encontrados de diferentes maneiras.

Inclusive, são configurados pelo Artigo 42 da Lei nº 9.394/1996, conhecido como Lei das Diretrizes e Bases da Educação (LDB), onde podem ser feitos de maneira presencial ou à distância.

Curso de extensão

Os cursos de extensão são encontrados dentro das universidades, mas que não fazem parte do currículo das graduações.

É uma atividade complementar e optativa, que permite que os profissionais aprendam sobre temas que muitas vezes ou não são ensinados durante as aulas, ou são tratados de maneira superficial.

Geralmente, eles são voltados para cada um dos cursos que a universidade abrange, atualmente é muito comum na modalidade EAD, é muito fácil ter explicações de matemática online, por exemplo..

Portanto, para encontrar a opção ideal para você é necessário pesquisar pelo curso que você almeja e a faculdade que tem em sua grade.

Graduação

A graduação é o primeiro título universitário que um indivíduo pode receber — é a famosa faculdade.

Quando você completa uma graduação, é possível dizer que você já é um profissional de nível superior e técnico-científico.

O seu título pode ser bacharel, licenciado ou de tecnólogo.

Para ingressar em uma universidade é necessário realizar o vestibular da sua instituição de escolha, visando o curso que você escolheu estudar.  Pós-graduação   Já no caso da pós-graduação, ela é qualquer curso que, para ser realizado, exige um diploma de nível superior.

Ele é sinônimo de uma grande qualificação para o mercado de trabalho, uma vez que apenas o diploma universitário deixou de ser suficiente.

Os cursos da pós trazem conhecimentos mais aprofundados do que aqueles que você teve na faculdade. Por isso, você pode optar por um curso que amplie o seu campo de atuação.

Quando devo começar a minha qualificação profissional?

Destacar o seu currículo, em meio a tanta competitividade do mercado, é o principal meio de sair à frente dos seus concorrentes.

As empresas atualmente buscam por profissionais que estejam aptos para realizar suas funções e que não se incomodem em sair de sua zona de conforto para novas descobertas.

São essas novidades em nossa carreira que transformam a nossa visão como colaboradores e chamam a atenção de possíveis e futuros empregadores.

Existem muitos motivos para você se tornar um profissional mais eficiente e habilidoso.

Afinal, você passa a ser reconhecido pela sua área de atuação, conhece pessoas novas, supera desafios diariamente e tem a possibilidade de redirecionar a sua carreira quando quiser.