Assessoria de imprensa

Assessoria de imprensa: o que é e como contratar corretamente

Você já pensou em contratar uma assessoria de imprensa, mas não sabe como funciona esse serviço, nem como escolher os profissionais certos?

Muitas empresas e profissionais em evidência precisam lidar com exposição a mídia com frequência. E nem sempre se saem bem nessas ocasiões.

Lidar com o público sozinho pode ser difícil.

E todos nós sabemos como dizer algo errado na hora errada, uma frase ou palavra mal colocada, pode comprometer a reputação de uma organização perante o público

Porém, isso não é tudo. Afinal, a falta de um departamento de imprensa para lidar com o público pode sobrecarregar outros setores e funcionários da empresa.

Muitas vezes empresas grandes acabam a exposição midiática espontânea, mesmo que seja apenas em cidades e regiões. Mas, não possuem tempo para atender aos órgãos de imprensa e outras mídias.

Tudo isso pode impactar diretamente nos resultados da organização, pode passar uma imagem errônea da empresa, podendo mesmo importar suas vendas.

A solução pode estar em contratar corretamente uma boa assessoria de imprensa. E vamos começar entendendo melhor o que é esse serviço.

O que é, e para que serve a assessoria de imprensa?

A assessoria de imprensa é um serviço exercido por profissional qualificado é especializado em relacionamento com o público e mídia em geral. Portanto, assessoria de imprensa é especializada em;

  • Falar com repórter e jornalistas;
  • Conceder e organizar entrevistas;
  • Esclarecer dúvidas de forma apropriada em nome da empresa;
  • Emitir comunicados para imprensa;
  • Lidar com situações de exposição na mídia;
  • Administrar a reputação pública da empresa.

Portanto, com uma boa assessoria de imprensa as organizações podem dialogar com todos os meios de comunicação sempre que necessário. E até mesmo promover uma melhora da sua imagem pública.

Ou seja, a assessoria de imprensa serve como um serviço de suporte tanto para empresas quando para profissionais liberais.

Apesar de ser muito comum entre artistas, políticos e figuras públicas de grande visibilidade, ter um assessor de imprensa não é exclusividade apenas dessas pessoas.

Entenda melhor as vantagens de ter uma boa assessoria de imprensa

Antes de explicar para você como contratar a assessoria certa, quero falar um pouco mais sobre as vantagens de ter uma boa assessoria de imprensa na sua empresa.

Muitos empresários ainda entendem esse serviço como um departamento cuja a única finalidade é responder e entrar em contato com os meios de comunicação quando necessário.

Porém, um assessor de imprensa também pode atuar em outras ações e projetos dentro da organização. Por exemplo:

  1. Tomar parte em ações de marketing das empresas para dar a elas maior destaque e dinamismo;
  2. Fortalecer sua marca publicamente, atraindo maior visibilidade;
  3. Trabalhar com marketing de conteúdo nas mídias digitais, tornando sua marca mais visível no Google e redes sociais;
  4. Gerenciar crises que alcancem a opinião pública, e, portanto, afetem a empresa;
  5. Arquitetar a presença do representante da empresa para falar publicamente sobre as ações na organização.

Esse último item, principalmente para empresas grandes e marcas de renome, é fundamental. Afinal, todos prestarão atenção até nos menores detalhes do que será dito publicamente.

Quem pode exercer o cargo de assessor de impressa?

Para atuar como assessoria de imprensa é necessário ser um profissional qualificado em áreas que envolvam comunicação. Por exemplo: Jornalismo e relações públicas.

Pois, esses profissionais são preparados para entender e dialogar com outros profissionais da área.

Também são preparados para lidar com dispositivos tecnológicos e compreender as diversas linguagens utilizadas pelas mídias.

Além de tudo isso, ter experiência na área também é um diferencial importante. Mas, conhecimentos em publicidade também são bem-vindos, e em alguns casos, até mesmo, necessários.

Saiba como contratar assessoria de imprensa corretamente

Como podemos ver, a assessoria de imprensa exerce funções importantes dentro de uma organização. Portanto, não é difícil imaginar que contratar o assessor errado pode trazer muitos problemas para empresa.

Afinal, com a assessoria certa, você pode ter uma reputação positiva e muito mais visibilidade diante do público. Porém, o contrário também é válido.

Em outras palavras, não basta contratar uma assessoria de imprensa, é preciso saber como escolher corretamente o melhor profissional ou equipe de assessores.

Então, quais cuidados são necessários para o contratar assessoria de imprensa corretamente? Para ajudar você a não irar errar na escolha do seu assessor, preparei algumas dicas que você confere a partir de agora.

Entenda bem como funciona o trabalho de assessoria de imprensa

O primeiro passo para contratar assessoria de imprensa certa é conhecer bem como funciona o trabalho dos profissionais e agências da área. Pois, assim você tem uma boa ideia de como trabalha um assessor ou equipe de assessoria.

Com isso você saberá o que avaliar na hora de fazer a sua escolha, e também terá uma compreensão mais clara de quais habilidades são indispensáveis para função. Por exemplo:

  • Conheça quais serviços as agências e profissionais de assessoria oferecem;
  • Saiba como trabalham as assessorias no dia a dia;
  • Conheça quanto tempo costuma ser dedicado diariamente a cada cliente.

Portanto, pode definir melhor o perfil do profissional desejado e identificar possíveis candidatos que não sejam os mais adequados para o cargo de assessoria de imprensa da sua organização.

Confira o portfólio da agência ou profissional de assessoria

Boas agências e bons profissionais da área normalmente possuem portfólios com exemplos de trabalhos já realizados para outros clientes.

Então, ao entrar em contato peça para conhecer casos de sucesso de clientes assessorados anteriormente.

Pegue as referências oferecidas e, se possível entre em contato com o cliente anterior para verificar os antecedentes oferecidos pela agência ou profissional.

Nada melhor do que confirmar um trabalho bem sucedido, e a qualidade do serviço de assessoria de imprensa oferecida antes de fechar a negociação.

Defina suas metas com antecedência e avalie o custo benefício

Mas, além do cuidado com a confiabilidade e qualidade do trabalho de assessoria a ser contratado, também é importante que você tenha metas claras para o seu negócio.

Pois, outra coisa que você precisa avaliar é a sintonia da agência ou do profissional de imprensa com as metas e objetivos da sua empresa. Para isso, você precisa definir essas metas com antecedência.

Um ponto chave aqui é ter claro é o que você espera da assessoria de imprensa, e qual o valor do investimento que você está disposto a fazer para ter esse serviço.

Dessa forma, é possível avaliar o custo benefício da assessoria de imprensa escolhida para o seu negócio.

Se você quer maior visibilidade nas redes sociais seja claro na negociação

Atualmente, a internet e as redes sociais estão entre os principais meios de comunicação.

Portanto, se você quer que o seu serviço de assessoria de imprensa cuide da visibilidade da sua empresa nas suas redes sociais, seja claro sobre isso na negociação.

Não deixe de mencionar a importância que suas páginas nas redes sociais possuem para seu negócio. E o que você espera que seja feito com relação a sua empresa no mundo digital.

Forneça um panorama detalhado das suas mídias digitais e da importância que elas possuem dentro das suas estratégias de marketing de relacionamento e marketing digital. Mas, não priorize mais uma plataforma social do que outro.

Pelo contrário, deixe claro que você estar presente e se relacionar com o público em todas as redes sociais de grande abrangência, como Facebook, Twitter e Instagram.

Peça recomendação para contatos confiáveis na área

Se você já conhece algum profissional da área de comunicação, a melhor forma de encontrar uma boa assessoria de imprensa pode estar em pedir indicações de serviços confiáveis.

É claro que você ainda precisa checar a qualidade e as referências da agência ou profissional indicado você mesmo.

Mas, contratar alguém que já é conhecido pela confiabilidade do seu trabalho a partir de outros usuários, na maior parte das vezes, é uma escolha segura.

Depois de contratar uma assessoria de imprensa, acompanhe os resultados

Confiar em sua assessoria de imprensa da fundamental. Pois, a equipe ou profissional contratado precisa de espaço e autonomia para trabalhar.

Mas, isso não significa que você não precisa acompanhar tudo de perto.

Então, confie no trabalho de seus assessores de imprensa, contudo verifique periodicamente se os objetivos estão sendo atingidos.

Avalie principalmente se:

  • Se sua empresa está ganhando mais credibilidade e visibilidade;
  • A sua receita financeira está aumentando, afinal maior confiança é um fator decisivo para tomada de decisão dos clientes na hora da compra;
  • Se a sua empresa está sendo comentada pela mídia, já que um trabalho bem feito de assessoria costuma levar a maior exposição pelos veículos de imprensa.

E, principalmente, fique de olho em tudo o que estão falando a respeito da sua empresa. Lembre-se: você quer maior visibilidade, mas ela precisa ser positiva.

Estar em evidência por motivos negativos denigre a imagem da sua organização, portanto, tão importante quanto virar notícia, é o motivo pelo qual a sua empresa saiu na mídia.

Concluindo

A assessoria de imprensa é um serviço muito útil para fazer a ponta entre a sua empresa, o público e a imprensa. Portanto, para muitos negócios uma boa assessoria é simplesmente indispensável.

Mas, em tempos de concorrência elevada e constantes mudanças tecnológicas e sociais, as empresas precisam estar prontas para tudo.

Então, busque sim ganhar mais visibilidade com a sua assessoria de imprensa, porém esteja pronto para responder bem a qualquer situação, inclusive momentos de crise.

Espero ter ajudado você a entender melhor o que é e como contratar uma boa assessoria de imprensa. Gostou das informações? Deixe seu comentário!