Hipertrofia muscular

Hipertrofia muscular: Como funciona + 5 dicas eficientes

Hipertrofia muscular é um termo muito conhecido de quem pratica atividade física. Afinal, ele tem a ver com o desempenho e os resultados que se espera obter de um bom treinamento físico.

Se seu propósito principal é conseguir a hipertrofia muscular, saiba que não está só, esse é o objetivo de muitas pessoas que frequentam academia assiduamente.

E para chegar ao resultado esperado pegam pesado em treinos de musculação e recorrem as mais diversas estratégias.

Por exemplo: o uso de suplementos alimentares que prometem ajudar a queimar calorias e aumentar a massa magra, melhorando a musculatura do corpo.

Mas, será que tudo isso realmente funciona para conseguir uma melhor hipertrofia muscular?

A verdade que melhorar a sua hipertrofia não é tão simples. Pois, além de esforço e dedicação, é importante ter alguns cuidados. Isso inclui desde a sua alimentação, até a frequência com que você treina.

No artigo de hoje, vamos entender melhor como funciona tudo isso. Pois, eu vou explicar para você o que é a hipertrofia muscular, como ela funciona, E como você pode melhorar a sua.

Vamos lá?

O que é a hipertrofia muscular?

O que é a hipertrofia muscular?

Hipertrofia muscular é o crescimento do tecido musculoso através do ganho de massa magra. Ou seja, é um processo permanente que envolve o aumento da massa muscular do corpo.

Isso se dá principalmente em função de dois fatores:

  • O aumento da capacidade muscular em guardar glicogênio, o principal reservatório de energia das células;
  • Em função do aumento do tamanho das miofibrilas, organelas importantes das células musculares que preenchem quase que por completo o seu interior.

Portanto, o processo de hipertrofia muscular funciona nas células musculares. O que significa que há diversos fatores envolvidos no aumento da hipertrofia.

Afinal, as células são componentes complexos do nosso organismo e a base de todos os tecidos que formam o corpo humano.

E os mais variados fatores influem sobre elas, desde a sua alimentação até o seu estilo de vida.

Como funciona a hipertrofia muscular?

Como funciona a hipertrofia muscular?

A hipertrofia muscular ocorre quando há o aumento do esforço de trabalho. Ou seja, uma maior intensidade de exercícios físicos que estimulem o crescimento dos músculos.

E a hipertrofia ocorre de forma natural. Porque um maior esforço físico significa maior gasto de energia. Em outras palavras, a célula precisa suprir a energia que foi perdida, para poder possibilitar a manutenção do tecido muscular.

Portanto, é uma resposta do organismo ao aumento da atividade física, que não ocorre apenas para atletas ou praticantes de treinos físicos.

Por exemplo: pessoas que praticam atividades braçais de trabalho, como pedreiros, podem ter uma hipertrofia muscular de dar inveja a muitos frequentadores de academias.

Mas, eu vou explicar melhor como aumentar a sua hipertrofia muscular a seguir. Antes, porém eu quero falar um pouco sobre os fatores que podem influenciar esse processo.

Fatores que influenciam no aumento da massa muscular

O primeiro fator que influencia na hipertrofia é o sexo do indivíduo. Pois, homens e mulheres têm organismos com processos metabólicos diferentes.

Portanto, as suas necessidades de atividade física e até mesmo suas necessidades alimentares não são exatamente iguais.

Além, disso também exerce influência no aumento da hipertrofia:

  1. Idade: é mais fácil obter a hipertrofia durante a puberdade, quando a produção hormonal de testosterona é maior;
  2. Fatores genéticos: muitas vezes esquecida, a genética influi diretamente sobre o processo metabólico. E, como consequência, sobre o ganho de massa muscular;
  3. Nutrição: a ingestão de mais calorias obtidas de proteínas favorece o ganho de massa muscular;
  4. Atividade física: treinos que promovam a adaptação neuromuscular, ou seja, estimula o crescimento dos músculos, através de maior esforço físico favorece muito a hipertrofia muscular.

Ou seja, se você quer aumentar a sua hipertrofia muscular precisa elaborar um planejamento estratégico para seus treinos, uma dieta adequada e considerar também o seu metabolismo (taxa metabólica basal).

Dicas para aumentar a hipertrofia muscular

Para aumentar a hipertrofia muscular a prática regular de atividade física com bom nível de força de trabalho como a musculação, é fundamental.

E aqui há diferentes treinos que você pode executar, vou citar dois dos mais conhecidos:

  • Treino pirâmide: você deve aumentar a carga dos exercícios, mas diminuir o número de repetições proporcionalmente;
  • Drop Set: treino com pesos, muito utilizado no fisiculturismo.

Mas, se você é um iniciante o mais recomendado é que você comece com o treino pirâmide, ou outro exercício leve indicado pelo seu personal trainer.

Pois, o ganho de hipertrofia muscular é um processo que necessita do acompanhamento de um profissional da educação física.

Além disso, há outras dicas para você.

Alimentação adequada

Com certeza você já ouviu falar que uma dieta para promover o aumento dos músculos precisa ser rica em proteínas. E isso é verdade.

Além disso, é preciso consumir mais calorias do que o seu corpo gasta. Portanto, é preciso redobrar o cuidado com a alimentação.

Não apenas porque você corre o risco de engordar em vez de ganhar massa magra. Mas, porque, se você mantiver uma dieta incorreta, mesmo que consuma bastantes calorias pode perder conteúdo proteico dos músculos.

Afinal, é a proteína é o nutriente responsável por suprir a perda energética que os músculos sofrem pelo desgaste da atividade física.

Também é preciso incluir na sua dieta gorduras saudáveis, como os ácidos graxos, ômega 3 e ômega 6.

Por fim carboidratos de baixo índice glicêmico também são uma boa opção para consumir antes e durante o treino. Pois, não liberam glicose tão rapidamente e não estimulam muito o aumento dos níveis de insulina.

Em outras palavras, o mais recomendado é que você procure um nutricionista para orientar a sua dieta.

Suplementação alimentar

Fazer suplementação alimentar também é uma boa escolha para quem quer aumentar a hipertrofia. Um dos suplementos mais recomendados para a nutrição esportiva e suplementação alimentar é o Whey Protein.

Feito à base de proteína de leite, uma das mais ricas em aminoácidos essenciais, essa é a escolha da maior parte dos praticantes de atividade física intensa.

E, se você não pode tomar leite por ter intolerância à lactose, saiba que existem opções de Whey Protein sem lactose.

Outras boas opções incluem:

  • Suplementos ricos na cadeia de aminoácidos essenciais BCAA’s;
  • Suplementação alimentar a base de creatina, substância que aumenta naturalmente o volume celular e o tamanho dos músculos.

Dicas finais para melhorar a sua hipertrofia muscular

Ter um sono regular e de boa qualidade também é fundamental para aumentar a hipertrofia. Pois, é quando seu corpo dorme que o tecido muscular se regenera para crescer.

Mas, isso não é tudo. Respeitar os intervalos entre os treinos e descansar é tão necessário quanto pegar pesado na hora de treinar.

Outro fator importante é não te cuidar da dieta. Dessa forma, coma bem e prefira alimentos saudáveis diariamente, não apenas na hora de treinar.

E se você toma suplemento alimentar ou pretende tomar, saiba que, é muito importante também seguir as recomendações de uso. Isso porque, esquecer de tomar o suplemento ou não tomar regularmente afeta os resultados que você vai obter.

Portanto, mantenha hábitos saudáveis, descanse regularmente e aumente a intensidade dos treinos de forma gradual. Isso é especialmente válido para quem está começando agora.

Espero ter ajudado você a entender melhor como funciona a hipertrofia muscular. Aproveite e deixe seu comentário, apreciamos muito ler os comentários de nossos leitores!

E compartilhar o conhecimento é muito importante, que tal ajudar a difundir o conhecimento compartilhando este texto com sua rede de contatos, além de nos ajudar, ajudarás outra pessoa.