Por quais motivos a pia da cozinha entope?

Pia entupida! O que fazer quando a pia da cozinha entope?

pia da cozinha entope

Nada mais chato do que constatar que sua pia está entupida, não é? Muitas vezes esses problemas acontecem quando estamos com mais pressa. Tornam nossa rotina complicada e mais do que tudo, podem ser evitados com facilidade. Isso mesmo, se a sua pia vive entupindo, existem práticas que podem te ajudar.

É por isso que hoje a Sampex Desentupidora vai explorar com você os principais motivos de entupimento da pia. E já vamos te adiantar que não são poucos hein!

Como saber se o problema é um entupimento?

Antes de tudo, você precisa identificar se o problema na sua pia é realmente um entupimento. Para isso vamos realizar alguns testes.

Observe se:

  • Em dias normais, “sem entupimento”, a água demora a descer na pia;
  • No ralo, a água precisa de uma “ajudinha” da pressão para descer completamente;

Esses são sinais claros de que algo está errado com seu encanamento. Mesmo que a água desça, não é normal que ela demore muito para escoar. Portanto, é necessário fazer reparos imediatos, para que a situação não se complique posteriormente.

Práticas que podem estar entupindo a sua pia

Pia do Banheiro entupida

A pia do banheiro acaba por receber dejetos que não são feitos para ela. Por ser constituída, geralmente, de um ralo menor, os entupimentos por lá são comuns. Para evitar isso, é importante realizar limpezas no ralo que evitam o entupimento dos canos. Por exemplo, adicione um pouco de água com bicarbonato de sódio ou água fervendo e despeje. Faça isso uma vez por mês.

Além disso, conscientize quem vive em casa com você a não deixar cabelos caírem na pia. Muitas vezes o entupimento é provocado por eles.

                                     Pia do Banheiro entupida

Principais motivos de pia do banheiro entupida:

  • Fios de cabelos;
  • Restos de creme dental solidificado;
  • Restos de sabonete solidificado;
  • Objetos indevidos que caem no ralo ( grampos, anéis e etc. )

Tanque entupido ( Pia da Lavanderia )

Outra pia que provoca muita dor de cabeça é o tanque. Localizado geralmente na lavanderia ou área externa, não é raro acharmos que podemos despejar qualquer coisa por ali. Isso não é verdade!

Assim como no banheiro, é necessário fazer limpezas gerais nos tanques para que eles não entupam. Além disso, é importante instalar uma proteção no ralo do tanque, para evitar que sujeiras mais grossas passem e entupam o cano.

Principais motivos de tanque entupido:

  • Fios de cabelos;
  • Restos solidificados de produtos de limpeza (sabão em pó, amaciante, sabão em pedra, etc.);
  • Pó ou sujeira proveniente da limpeza de panos ou roupas;
  • Fios provenientes da limpeza de panos ou roupas;
  • Óleo ou gordura de cozinha

Pia da cozinha entupida

E, por fim, a temida pia da cozinha entupida. De longe a ganhadora dos entupimentos nas casas brasileiras, a pia da cozinha é utilizada diariamente. Muitas vezes, da forma errada.

É, portanto, a campeã de entupimentos. Por conta disso, vamos explorar um pouco mais detalhadamente os motivos do entupimento e te oferecer soluções práticas para evitar que aconteçam.

Está pronto? Então, vamos lá!

Deixar a pia cheia por muito tempo

Erro praticado por muitos! Afinal, quem nunca teve aquela preguiça na hora de lavar a louça, não é? Pois saiba que deixar panelas e pratos sujos por muito tempo ajuda o entupimento do ralo. Isso porque ao deixarmos a sujeira por lá e utilizarmos a pia, deixando a água escorrer pelos pratos, acabamos por empurrar a sujeira até o cano. Com o tempo, ela irá se solidificar por lá e formar placas cada vez maiores de dejetos.

Para evitar que a pia fique entupida por isso você deve:

  • Terminou de usar a cozinha? Já lave os pratos e incentive a quem utilizar os utensílios a fazer o mesmo;
  • Retire os restos de comida dos pratos antes de colocá-los na pia;
  • Se for deixar algo de molho, deixe do lado de fora da pia.
evitar que a pia fique entupida

O clima também pode favorecer o entupimento

Sua pia entope mais quando faz frio? Isso é comum! Com as baixas temperaturas, a gordura líquida nos canos se solidifica. Com o tempo, ela acumula em mais e mais camadas, entupindo completamente o ralo e o encanamento.

Para evitar que a pia fique entupida no inverno você deve:

  • Despejar uma panela de água fervente diretamente no ralo, para derreter essas crostas de gordura;
  • Evitar despejar óleo ou gordura diretamente na pia, principalmente no inverno;

Restos de alimentos e borra de café

Por fim, os temidos restos de alimentos. O menor deles pode acumular no cano e impedir o bom funcionamento da pia. É por isso que até mesmo aqueles que são em pó (como, por exemplo, a borra de café) não devem ser descartados na pia.

Para evitar que a pia fique entupida por restos de alimentos você deve:

  • Instalar uma rede protetora no ralo, para evitar a passagem de alimentos;
  • Retirar o resto de alimentos dos pratos antes de colocá-los na pia;
  • Instalar uma lixeira próxima a pia, para facilitar a retirada de alimentos do pratos;
  • Não despeje óleo ou gorduras na pia. Guardar em garrafas plásticas e descartar de forma adequada;

Como resolver quando a pia está entupida?

E quanto as coisas já estiverem fora do controle? Quando a minha pia já estiver com a água descendo lentamente, o que eu posso fazer?

O primeiro passo é realizar uma boa limpeza nos canos. Portanto, despeje pelo menos 2 litros de água quente, devagar, no ralo da pia. Você também pode usar produtos como o bicarbonato de sódio para essa limpeza.

Se ainda assim o problema não for resolvido, o próximo passo é utilizar um desentupidor para forçar o que está bloqueando o cano a descer.

Essas soluções são paliativas e a sua pia pode voltar a entupir novamente. Tendo isso em mente, sempre chame uma desentupidora profissional para resolver o problema de ver.

                                     Como resolver quando a pia está entupida

E se não tiver jeito? Quem eu chamo?

Chama a Sampex! Somos referência em dedetização e desentupimento em todo o estado de São Paulo e vamos resolver o seu problema de forma rápida e eficaz! Nada mais de canos entupidos, pia transbordando ou outros problemas comuns no dia a dia. Clique aqui e entre em contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *