Trabalho remoto: aproveitar espaço em casa é fundamental 

Em tempos de trabalho remoto, qualquer lugar vira home office – pode ser o quarto, a sala, a cozinha, a varanda… Não importa, pois o que todo mundo busca é um cantinho para trabalhar com o mínimo de interrupção possível. O trabalho home office realmente chegou para ficar, mas com os apartamentos cada vez mais reduzidos, às vezes, fica um pouco complicado ter um espaço adequado e confortável para passar horas de trabalho, sem sentir dores ou ser importunado no meio do expediente. Algumas dicas vão te ajudar a aproveitar o espaço dentro de casa, para que o ambiente seja organizado, ergonômico e confortável.

O cantinho ideal para o trabalho remoto

Para que um home office seja agradável, precisa ser um local que não tenha muito fluxo de moradores, com privacidade para reuniões e ligações, sem muitas interrupções. Então, para quem mora sozinho, o corredor ou o cantinho da sala são válidos, mas para quem tem criança em casa, é melhor que seja em um cômodo com porta, para garantir privacidade, quando for necessário.

Aproveitamento de espaço é tudo

Não é necessário uma mesa imensa para trabalhar, pois até uma prateleira presa na parede com mãos francesas cumpre o papel de mesa com muita eficiência para um espaço de trabalho remoto. Basta que caiba o computador, com algum espaço para colocar um caderno de anotações e um copo d’água. O que sua mesa de home office precisa ter, principalmente, é uma altura adequada, nem muito alta nem muito baixa, para que você fique confortável.

Ergonomia

O que causa muita dor nas costas das pessoas é a falta de ergonomia do home office. A cadeira da sala pode ser muito bonita, mas será que é confortável se manter nela por uma média de oito horas? A cadeira é um investimento que não é luxo, pois precisa ser confortável, oferecer apoio às costas e ser ajustável, para ficar em uma altura adequada. Assim, nenhuma parte do corpo vai ficar sobrecarregada.

Aposte na verticalidade

Se precisa de telefone e impressora ao seu alcance, ou simplesmente falta espaço para a televisão e o home office no quarto, por exemplo, uma solução eficiente é apostar na verticalidade. Gaveteiros, armários e prateleiras vão aproveitar o espaço e deixar tudo mais organizado. Para algumas pessoas, só o que restou de espaço na casa foi um cantinho na varanda – aproveitar o espaço vertical, nesse caso, será a melhor opção. Não precisa gastar muito com móveis planejados, pois existem várias soluções criativas no mercado.

Iluminação

É importante, para o conforto de quem vai utilizar o espaço, que o espaço destinado ao trabalho remoto  seja um local arejado e bem iluminado. Além disso, para quem o trabalho se estende noite adentro, é fundamental escolher uma lâmpada que tenha uma iluminação confortável, nem forte nem fraca, que não esquente muito e seja também econômica. A melhor pedida são lâmpadas de luz branca, em vez das amarelas, além de luminárias pendentes, que criam um ponto de destaque em cima da mesa de trabalho.

Pode parecer muito desafiador montar um home office confortável em apartamentos pequenos, mas com um pouco de criatividade é possível criar um ambiente organizado e acolhedor. Os tempos são de adaptação e resiliência.

Imagem: (Créditos: iStock)

Trabalho remoto: aproveitar espaço em casa é fundamental