Saiba como limpar a tela da TV e veja tudo nitidamente!

Saber como limpar a tela da TV é muito importante, afinal, quando assistimos a um filme na televisão, queremos que a experiência seja agradável e prazerosa, contudo, a poeira e algumas manchas podem facilmente afetar a imagem da série. Pensando nas dúvidas que todo mundo tem de como limpar a tela de TV corretamente, afinal um simples produto errado pode danificar por ser sensível, separamos especialmente este artigo com as melhores dicas.

Apresentaremos durante a matéria, informações sobre os diferentes tipos de tela, assim como os produtos de limpeza adequados para não riscar a tela e formas de higienização para remover a poeira e as manchas acumuladas com o uso constante do televisor com suavidade. Então se você se interessou pelo assunto e não quer perder nenhuma dica de limpeza, fique com a gente, leia o artigo até o final e descubra como limpar a tela da TV.

Saiba como limpar a tela do seu tipo de TV

As televisões são fabricadas em diferentes materiais que variam de acordo com a marca, então para não cometer nenhum erro ao tentar limpar a tela de TV que você tem na sua casa, veja abaixo algumas informações relacionadas aos variados tipos do aparelho de TV:

TV de plasma

Se você possui uma televisão mais antiga, como a de plasma, a forma como limpar a tela de TV não demanda grandes esforços. Esse tipo de aparelho normalmente é fabricado com partes de vidro e costumam ser menos flexíveis.

Independente do tipo de televisão, é importante sempre evitar utilizar um pano que solta fiapos para realizar a limpeza do equipamento, já que isso só vai contribuir para o aumento da poeira acumulada na tela. Para retirar as manchas das TVs de plasma, você pode borrifar um simples limpa vidros em uma flanela e limpar a tela com movimentos suaves, de forma que retire toda a sujeira da sua superfície.

TV OLED

A tela da televisão OLED costuma ser mais sensível em comparação aos outros tipos, por isso a limpeza desse aparelho deve ser feita com muito mais cuidado. Se você só precisa retirar a poeira acumulada na tela, basta limpar suavemente o ecrã ou o exterior com um pano macio e seco, realizando movimentos leves.

Agora, se você possui crianças em casa e a tela da sua TV está manchada de gordura, a limpeza pode ser realizada com uma flanela ou um pano de microfibra embebido em líquido de limpeza sem sabão diluído em água. É importante que o excesso do produto de limpeza seja retirado antes de tocar com o pano no ecrã.

TV de LED

A maneira como limpar tela de TV de LED deve ser feita com os devidos cuidados, pois este tipo de televisor costuma ser fabricado em materiais mais sensíveis e qualquer material de limpeza utilizado em excesso pode reagir com os componentes do aparelho e acabar riscando e até danificando de forma permanente. Materiais químicos presentes nos produtos químicos como a amônia, o álcool etílico e a acetona podem acabar corroendo a tela, então evite utilizar esses líquidos para a limpeza.

A água destilada é a substância mais recomendada para limpar a tela de TV LED, já que, não possui minérios em sua composição e é considerada a água mais pura.

Como limpar a tela da TV LCD

As TVs de LCD possuem alguns componentes fabricados em vidro e podem ser riscados com facilidade, então precisam ser limpas também com cuidado, para que as telas não fiquem danificadas. Na produção deste tipo de televisão, os seus fabricantes costumam aplicar um revestimento anti-reflexo sensível, por isso o uso de produtos químicos para realizar a sua limpeza deve ser evitado para não correr o risco de corroer o material.

Para retirar o pó da tela, você pode usar um pano antiestático ou flanela. Um cotonete umedecido também pode ser utilizado para retirar a sujeira acumulada nos cantos do ecrã.

Métodos para limpar tela de televisão

Como já falamos sobre os diferentes materiais e tipos de fabricação das telas de TV, veja agora dicas para realizar a limpeza do ecrã com alguns produtos domésticos como o detergente, aspirador e muito mais.

Com detergente

O uso do detergente para limpar a tela de TV deve ser feito somente para retirar a sujeira mais pesada. Caso você perceba que há manchas de gordura ou dedos no ecrã que não podem ser retirados somente com o pano seco, uma mistura com água e um pouco de detergente pode ser utilizada para realizar a limpeza.

Após preparada a solução, você pode transferir o líquido a um borrifador e aplicar somente o suficiente no pano para em seguida passar na tela da TV em movimentos circulares e leves. Caso você não tenha um borrifador, é necessário que torça o pano muito bem após umedecê-lo com a solução antes de começar a limpar a televisão.

Com álcool

O uso do álcool em televisões com telas mais resistentes ajudam não só a retirar a sujeira mais leve como os resquícios de poeira, mas também algumas manchas engorduradas. Para preparar uma solução e fazer a limpeza da tela da sua
TV, separe em um borrifador partes iguais de álcool isopropílico e água desmineralizada.

Primeiro, você vai precisar retirar a poeira da tela com um pano seco e em seguida aplicar um pouco da mistura em uma flanela para passar na tela de TV e limpar o ecrã. Assim que higienizado toda a superfície, você vai se surpreender com o resultado brilhante que terá a sua televisão.

Com aspirador

Se o problema encontrado é a sujeira acumulada principalmente nos cantos da tela da sua TV, o uso do aspirador pode ser muito eficiente. Com a televisão desligada, coloque o seu aparelho para limpar em potência baixa e utilize a ponta fina para aspirar pela tela toda.

É importante tomar cuidado com a pressão que você exerce ao limpar com o aspirador, pois se pressionar o bico muito forte, pode acabar arranhando a sua televisão. Quando acabar, passe um pano seco, limpo e macio.

Com pincel de maquiagem

O pincel de maquiagem é fabricado em cerdas macias, então é uma ótima opção para limpar a tela de TV. Podendo ser utilizada tanto molhada quanto em sua forma seca, é totalmente versátil e promete deixar o ecrã da sua televisão totalmente livre de poeira e manchas de gordura.

Para retirar o pó, você pode simplesmente passar o pincel seco sobre toda a superfície da tela. Agora, para limpar as manchas da televisão, você pode molhar as cerdas com água destilada e retirar a gordura grudada no ecrã, finalizando com um pano macio seco para retirar todo o excesso do produto.

Com água destilada

A água destilada é uma ótima opção a ser utilizada para limpar a tela de TV por não possuir nenhum minérios ou componentes químicos que podem corroer o material do ecrã.

Para realizar a higiene do aparelho, um simples pano macio do tipo flanela deve ser umedecido com um pouco da água destilada e você pode passar esse tecido por toda a superfície da tela com movimentos suaves. Não esqueça de limpar os cantos da televisão com a ponta do pano também.

Com produtos específicos

Quando vamos ao mercado, é possível encontrar produtos de limpeza específicos para retirar a poeira ou manchas de digitais de telas de TV. E essa é uma ótima opção para pessoas que não têm a certeza do tipo de televisão que possui ou que tenha mais receio de utilizar misturas domésticas para fazer a limpeza do ecrã.

Algumas dessas mercadorias são à base de álcool ou de água, e garantem um ótimo resultado para tornar a sua tela totalmente brilhante e livre de sujeira. Só é importante ressaltar que evite utilizar produtos como polidor de carros ou de móveis para limpar a tela de TV por conter químicos abrasivos como a cera ou benzina.

Dicas para limpar a tela da televisão

Agora que você já leu sobre as informações relevantes quanto ao tipo de televisão e produtos para limpar a tela de TV, veja ainda algumas dicas que devem ser seguidas para garantir um ótimo resultado na  higiene completa, além de macetes para evitar queimar o seu aparelho.

Qual é o melhor tipo de pano para limpar a TV?

Conforme já comentado nos textos anteriores, as telas de televisões são sensíveis e podem acabar riscadas com facilidade, por isso a escolha dos materiais corretos é indispensável para realizar a higienização do ecrã do aparelho sem o danificar. 

Para isso, comprar um pano de microfibra ou 100% algodão é muito interessante. Esses tecidos são extremamente macios e não soltam fiapos, contribuindo para a limpeza da poeira acumulada na sua televisão. Uma flanela ou panos antiestáticos também podem ser utilizados para evitar os arranhões na tela. Essa é uma das principais dicas de como limpar a tela da TV.

Não limpe a TV logo depois do uso

Assim como a higienização deve ser feita com a televisão desligada, passar um pano úmido na tela da TV logo após o uso precisa ser evitado, porque o aparelho ainda se encontra quente e com pode haver corrente passando em seus componentes eletrônicos. 

A dica de sempre utilizar água destilada serve principalmente para evitar que o líquido acabe conduzindo energia, caso haja infiltração e danifique as suas peças, mas isto pode ser facilmente evitado também ao escolher limpar a tela de TV depois de esperar que o aparelho esfrie.

Não esqueça de limpar o controle remoto e o corpo do aparelho

Para realizar uma higienização completa no seu televisor, não basta apenas limpar a tela de TV, é preciso que a poeira e manchas de digitais sejam retiradas do corpo do aparelho, assim como o controle remoto deve ser totalmente limpo e livre de sujeira.

Para higienizar o corpo externo da televisão, você pode simplesmente passar um espanador ou o mesmo pano utilizado para limpar a tela. Quanto ao controle remoto, o objeto não demanda de grandes cuidados, então um pano comum umedecido em produto de limpeza pode ser utilizado para retirar o pó e a gordura.

Dicas finais sobre como limpar a tela da TV!

Chegamos ao final deste artigo sobre como limpar a tela da TV e com a leitura da matéria, você viu as principais e mais importantes dicas de como limpar a tela de TV. Apresentamos as recomendações de materiais para se ter um resultado mais eficiente como o uso de panos macios e produtos que servem para deixar o ecrã brilhante e livre de digitais.

Falamos também sobre os produtos químicos que devem ser evitados para limpar a tela de TV, e outros que podem facilmente ser usados e que são encontrados na sua própria casa, ressaltando sempre que a solução preparada deve ser borrifada no pano antes de passar o tecido por toda a superfície do aparelho.

Concluindo o texto sobre como limpar a tela da TV, o ecrã do televisor é muito sensível e se não forem tomados os devidos cuidados para retirar as manchas que interferem na qualidade de imagem dos filmes, você pode riscar ou até danificar a tela de forma permanente. Então não cometa mais erros e siga as nossas dicas para deixar a sua TV sempre limpa e sem preocupações!

Não deixe de conferir as 10 melhores TVs de 2022!

como limpar a tela da TV