alta performance home office

Aprenda como Ter Alta Performance Trabalhando no Home Office

Como ter alta performance trabalhando home office

O avanço da tecnologia, transformou muitos aspectos da nossa vida, inclusive o modo de trabalhar .

Além da facilidade em manter contato com parceiros, fornecedores e consumidores, a tecnologia nos traz mais flexibilidade em relação ao trabalho, e um exemplo disso é o crescimento do trabalho em casa.

 O home office é um modelo de trabalho que gera muitos benefícios e vantagens, tanto para quem trabalha quanto para a empresa que solicita o serviço. Uma das vantagens de trabalhar home office é poder aproveitar melhor o seu tempo.

Com isso, nesse conteúdo trouxe para você uma lista com dicas para ter uma alta performance trabalhando home office.

E aí, quer aprender como ter alta performance trabalhando home office? Então continue comigo para descobrir.

Buscando uma alta performance trabalhando home office

Para alcançar uma alta performance trabalhando home office você vai precisar conciliar sua rotina pessoal com a profissional.

Logo a seguir fiz uma lista com algumas dicas que vão te ajudar a ter sucesso no seu trabalho remoto e assim ter alta performance trabalhando home office. Confira a seguir quais são essas dicas:

  • Invista em ferramentas colaborativas;
  • Tenha preparação de equipes remotas;
  • Sincronize os trabalhos com as equipes remotas diariamente;
  • Tenha cuidados para que o trabalho remoto não dê errado;
  • Busque melhorias contínuas.

DICA 1 – Invista em ferramentas colaborativas

Faça uso de  boas ferramentas colaborativas para fazer  a diferença. Existem várias dessas ferramentas inclusive gratuitas ou até mesmo de baixo custo.

Veja a seguir algumas dessas ferramentas e programas que poderiam potencializar seu home office e agilizar o processo em vários  contextos, confira:

  • Compartilhar arquivos → Onedrive, Google Drive;
  • Conversas rápidas → Whatsapp, Slack, Google Talk;
  • Ferramentas colaborativas visuais → Menti Meter, Fun Retro;
  • Gerenciamento de trabalho → Trello, MS Teams, Planner;
  • Vídeo conferência → Google Meet, Zoom, Webex.

DICA 2 – Tenha preparação de equipes remotas

Verifique se está tudo certo com a infraestrutura do seu home office.

  • Infraestrutura → Verifique se o computador está funcionando, se tem acesso a internet, se tem acesso a rede da empresa e se você está em um local tranquilo para trabalhar;
  • Rotina →  Estabeleça horário e se dedique para garantir bons resultados. Faça acordos com seus familiares para que todos possam se adaptar a sua rotina de home office;
  • Informações atualizadas → Esteja alinhado com a sua equipe. Mantenha sempre os dispositivos, softwares, aplicativos atualizados no dia a dia. Para isso, inclua a realização de checklists diários para sua equipe.

DICA 3 – Sincronize os trabalhos com as equipes remotas diariamente

Faça checkpoint diários, de no mínimo quinze minutos, por exemplo,  no início do dia cada membro da equipe faz comentários sobre o que realizou desde o checkpoint anterior.

DICA 4 – Tenha cuidados para que o trabalho remoto não dê errado

É importante estar atento e manter devidos cuidados e distrações no ambiente onde está trabalhando home office.

Tenha atenção a:

  • Possíveis distrações do ambiente como a televisão e outras questões domésticas;
  • Parar muito e não ter uma rotina disciplinada;
  • Problemas com indisponibilidade de espaço físico e silencioso;
  • Pensar que o trabalho remoto é sinônimo de trabalhar a horar que quiser;
  • Não atualizar as informações e ferramentas virtuais;

Busque fugir dessas distrações  ou manias para ser sempre produtivo em seu trabalho home office.

DICA 5 – Busque melhorias contínuas

Esteja sempre em busca de melhorar em seu ambiente remoto. Em intervalos curtos a equipe deve usar ferramentas colaborativas para verificar o que vem dando certo ou não no processo de trabalho remoto home office, dessa forma o seu desempenho pode melhorar a partir de decisões tomadas e aplicadas.

Dicas para ter qualidade de vida no home office

Para trabalhar home office você também precisa aumentar sua qualidade de vida, para manter um equilíbrio  entre as suas metas de trabalho e de seu bem estar.

A seguir fiz mais uma lista com algumas dicas bônus para além de potencializar o seu crescimento profissional você também possa manter sua saúde mental em dia. Veja a seguir:

  • Tenha organização e planejamento;
  • Beba água;
  • Mantenha uma alimentação balanceada;
  • Pratique atividade física;
  • Tenha um descanso necessário;
  • Lazer e família;
  • Cuide da sua saúde mental.

DICA BÔNUS 1 – Tenha organização e planejamento → A primeira dica para ter qualidade de vida em seu home office é manter o planejamento e organização, principalmente referente aos seus horários e no seu ambiente de trabalho.

É necessário ter horários regrados, para fazer pausas  e descansos. É importante também manter o controle na sua organização de rotina, para que seu home office não vire uma bagunça.

Cuide do seu espaço de trabalho, mantendo limpo, iluminado, organizado e sem muitas interferências. Esteja sempre em uma posição confortável.

Invista em uma boa cadeira e uma boa mesa de trabalho, dessa maneira você vai ser bem mais produtivo e ter um desempenho melhor.

DICA BÔNUS 2 – Beba água → Mantenha-se hidratado para melhorar sua qualidade de vida, beber água é importante para saúde e bem estar. Uma dica é deixar uma garrafinha na sua mesa de trabalho, onde você faz seu home office.

DICA BÔNUS 3 – Mantenha uma alimentação balanceada → Ficando mais tempo em casa, você pode preparar suas refeições. Ao sair para trabalhar, muitas das vezes a refeição não é muito adequada, porém trabalhando home office você pode cuidar melhor da sua alimentação.

DICA BÔNUS 4 – Pratique atividade física → Aproveite no mínimo trinta minutos do seu dia para se mexer e praticar alguma atividade física, não fique parado.

DICA BÔNUS 5 – Tenha um descanso necessário → Além de praticar uma atividade física, o descanso também é essencial.  Portanto tente dormir bem, em torno de 7 a 8 horas por dia, esse é o tempo ideal de acordo com os especialistas.

DICA BÔNUS 6 – Lazer e família → Antes do home office muitos profissionais, devido a correria dos compromissos e reuniões, muitas das vezes passavam uma grande parte do dia fora, e mal podiam passar um tempo com a família.

Com o home office, é possível aproveitar a família e ter momentos de lazer junto com a família que não vai atrapalhar seu rendimento nem tempo.

DICA BÔNUS 7 – Cuide da sua saúde mental → é importante manter um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e também corpo e mente.

Então para isso é importante investir na sua saúde mental, para isso você pode ler  um livro, meditar, cozinhar, fazer ioga, etc. Encontre algo que faça bem para sua mente, algo que te faça desconectar e relaxar.

Finalizando

 Home office é um modelo de trabalho que gera  muitos benefícios e vantagens.  Hoje neste conteúdo você aprendeu como ter alta performance trabalhando home office e algumas dicas  para potencializar o seu crescimento profissional  mantendo  também sua saúde mental em dia.

Ressaltando que para alcançar uma alta performance trabalhando home office  você deverá sempre buscar melhorias contínuas, sempre melhorando o seu desempenho a partir de decisões tomadas e aplicadas.   

Invista em ferramentas colaborativas para agilizar e potencializar seu home office lembre-se de sincronizar os seus trabalhos com as equipes remotas diariamente.

Espero que tenham gostado desse artigo e tenham compreendido todo o conteúdo. Se tiver alguma dúvida deixe nos comentários. Até a próxima.