Como aprender inglês sozinha

Como aprender inglês sozinha: 10 dicas certas para você

Você já pensou em como aprender inglês sozinha, mas não sabe por onde começar ou se realmente é possível?

A língua inglesa cada vez mais requisitada, tanto no mundo profissional, quanto para os estudos e até mesmo para viajar. Portanto, se você ainda não fala inglês pode estar perdendo boas oportunidades.

Comparecer a um curso periodicamente tem suas vantagens, afinal coloca você no ritmo dos estudos. Há ainda a cobrança e o incentivo para que você se aprimore, vinda de professores e até colegas.

Sem falar na possibilidade de fazer exercícios práticos de fala com outras pessoas que estão aprendendo com você.

Sim, tudo isso é ótima. Porém, com a recente pandemia de Coronavírus e suas restrições de convívio social, e até mesmo pela falta de tempo para um compromisso fixo como esse, nem todo mundo tem essa possibilidade.

A solução pode estar em saber como aprender inglês sozinha. E para ajudar você a alcançar esse sonho preparei 10 dicas que vão colocar você no caminho certo.

1. Como aprender inglês sozinha: a disciplina é a chave

O principal fator para ter sucesso em aprender inglês sozinha disciplina para estudar e praticar. Pois, aprender inglês sem supervisão de um professor requer dedicação e força de vontade.

Considere que:

  1. Você terá que fazer seu próprio horário de estudos;
  2. É preciso encontrar tempo na sua rotina para estudar;
  3. Você terá que lidar com as distrações do ambiente ao redor.

É importante dizer que sempre estudar em casa é mais fácil do que fazer um curso presencial. Afinal, estudar em casa tem seus próprios desafios.

Quais são os desafios de aprender inglês sozinha em casa?

Por um lado, você terá mais comodidade, assim como maior flexibilidade para decidir quando e como estudar. Porém, você vai precisar conciliar, seus afazeres domésticos e até mesmo a presença de outras pessoas com seus estudos.

Então, o segredo está em ter disciplina e manter o foco e a motivação.

Além disso, você vai precisar encontrar seus próprios materiais de estudo. O que nos leva a dica a seguir.

2. Encontre um curso online gratuito

Hoje em dia existem de cursos online. Mas, o melhor de tudo é que existe em duas opções gratuitas.

Inclusive alguns cursos gratuitos de inglês oferecem até materiais didáticos. E para quem está preso já que não pode estudar sempre na mesma hora, saiba que existem cursos com aulas gravadas que você assiste quando quiser.

Por exemplo, com uma simples pesquisa no Google, você encontra um curso online de inglês gratuito, e que ainda conta com certificado válido em todo Brasil.

Mas, esse é apenas um exemplo. Com uma pesquisa você encontra outras boas opções.

3. Como aprender inglês sozinha: filmes e séries

Essa é uma forma divertida de aprender inglês sozinha. Pois, tudo que você precisa fazer é ativar as legendas daquela série o filme que você gosta.

Com as legendas ativas você pode treinar tanto a pronúncia quanto a escrita do idioma.

E fazer isso é bem simples: você assistir filmes online em inglês com a legenda em português, ou pode fazer o inverso, assistir em português com legendas em inglês.

Em ambos os casos é só verificar a correspondência entre as palavras.

4. Como aprender inglês sozinha: pratique a leitura no dia a dia

Se você gosta de algum assunto, e costuma ler sobre ele, que tal procurar por um blog estrangeiro que trate do tema?

Essa é uma ótima forma o inglês no seu dia a dia, sem deixar de fazer o que você gosta. E ainda encontrar coisas novas.

Outra boa forma de fazer isso é deixar suas redes sociais em inglês, assim você pode treinar o básico e se acostumar com várias palavras que você pode precisar no futuro.

5. Tenha um caderno de estudos e anote palavras novas

Ter um caderno de estudos é fundamental para quem quer saber como aprender inglês sozinha. Pois, com ele você pode:

  • Fazer exercícios para testar seus conhecimentos;
  • Praticar sua escrita;
  • Anotar palavras novas que você quer aprender em inglês.

Além disso, se você decidir fazer um curso online de inglês, ter um caderno de estudos pode ser muito útil para acompanhar suas aulas.

Afinal, escrever a mão é uma forma muito eficiente de memorizar palavras, expressões e traduções. Mas, também é uma boa forma para trabalhar os verbos.

Divida seu caderno em matérias ou áreas de estudos

O estudo da língua inglesa implica em aprender diferentes matérias, exatamente como quando você frequentou a escola. Pois, você vai precisar aprender:

  • Verbos e suas conjugações;
  • Pronomes;
  • Uso de advérbios e artigos;
  • Estrutura das frases;
  • Gramática da língua inglesa;
  • Pronúncia;
  • Significado das palavras em português, etc.

E para organizar melhor os seus estudos você pode dividir seu caderno em matérias ou áreas de estudos, conforme ficar melhor para o seu aprendizado.

Afinal, quando o assunto é estudar, cada pessoa tem uma forma de organizar melhor, suas anotações. Então, essa é uma dica para que seu caderno não fique confuso, e você acabe não encontrando o que quer quando precisar.

6. Use a música ao seu favor

Outra boa forma sobre como aprender inglês sozinha é usar a música ao seu favor. Afinal, aprendemos muito melhor através de algo lúdico.

E isso vale para praticamente tudo na vida.

Ouvir músicas em inglês que você goste e aprender a cantar a letra pode ser uma forma de praticar. Mas, para incrementar seus estudos faça também a tradução da letra.

Assim, você aprende palavras novas, e pode ficar ainda mais afiada.

Caso prefira, você também pode assistir a clipes legendados de suas músicas preferidas, e tornar tudo ainda mais divertido.

7. Tem um amigo que sabe um pouco de inglês? Peça ajuda!

A maioria das pessoas conhece alguém que sabe um pouco da língua inglesa. Pode ser alguém da sua família ou um amigo.

Então, que tal pedir para essa pessoa alguns conselhos e dicas? Ele ou ela pode dividir a experiência dele com você, tornando seu aprendizado mais fácil.

Estudar com alguém é uma experiência diferente, e que pode enriquecer seu aprendizado solitário de inglês. Então, aproveite sempre que tiver a chance de fazer isso.

8. Como aprender inglês sozinha: fale inglês no seu dia a dia

Que tal falar inglês sozinha em casa? Pode parecer meio estranho, mas essa é uma forma de acostumar seu cérebro a falar em inglês no dia a dia.

Você pode falar sobre aquilo que está fazendo, ou até mesmo falar sobre seus planos futuros em inglês.

Para incrementar ainda mais você pode ter uma agenda com seus principais compromissos em inglês.

O que mais posso fazer para aprender inglês no dia a dia?

Você também pode acostumar sua mente a pensar em inglês. Por exemplo: quando você estiver refletindo sobre algo tente repetir mentalmente as frases em inglês.

Outras ideias incluem:

  • Ler notícias em inglês;
  • Ouvir podcasts em inglês;
  • Conversar em língua inglesa em grupos e redes sociais.

Você não precisa fazer todas essas estratégias de uma só vez. Mas, pode praticar sempre que tiver vontade ou tempo.

Afinal, qualquer exercício que você faça para praticar vale a pena para melhorar o seu inglês.

9. Encontre uma pessoa para praticar inglês com você

Também é uma ótima ideia pedir para alguém praticar inglês com você. Por exemplo: um amigo ou até mesmo uma pessoa da sua família.

E para isso não é preciso convidar a pessoa até sua casa, principalmente nesses tempos de quarentena. Pois, você pode praticar pela internet, através de apps como Skype ou até com seu smartphone, via WhatsApp.

Essa também é outra forma divertida de aprender.

10. Como aprender inglês sozinha: participe de fóruns e grupos de estudo online

Ao optar por aprender inglês sozinha você não terá o suporte de um professor para fazer perguntas e tirar dúvidas. Portanto, você não terá ninguém para fazer perguntas.

Uma alternativa para contornar esse problema é participar de fóruns de discussão online e grupos de WhatsApp e também no Facebook.

Dessa forma, sempre que você tiver dúvidas é possível fazer suas perguntas e contar com a ajuda de outros usuários para sanar suas dúvidas.

Em muitos desses grupos podem haver até mesmo, professores de inglês, além de alunos mais adiantados, que podem compartilhar seus conhecimentos com você. Portanto, vale a pena participar e perguntar sempre.

Além disso, você pode participar das discussões colocadas por outros usuários e aproveitar assim as demais publicações.

Dicas finais

Não se esqueça de que aprender inglês sozinha é um processo que exige constante empenho. Portanto, pode ser que haja dias em que você não esteja muito a fim de estudar, e ninguém vai cobrar você por isso.

Portanto, defina uma rotina de estudos, com horários e atividades pré-determinadas, conforme seus objetivos de aprendizado.

Alias, ter objetivos e metas é fundamental para que seu processo de estudo tenha êxito e você consiga aprender.

Então, procure sempre inspiração para manter sua força de vontade e motivação. Uma boa forma de fazer isso é conversar com alunos mais avançados e pessoas fluentes, que inspirem você a chegar no mesmo nível deles.

Agora que você como aprender inglês sozinha, que tal deixar seu comentário? Conte para a gente qual a sua dica preferida!