Os lavadores de gases e suas funções na indústria

Os lavadores de gases e suas funções na indústria

Como purificadores de gases poluentes que são liberados durante processos como o de queima, os lavadores de gases são parte essencial de uma indústria que quer se manter adequada às regras de segurança e bem estar.

Esse processo é extremamente importante para que não haja mais poluição ao meio ambiente, o que deixaria seu negócio em situação totalmente irregular gerando multas e até proibição de produção.

O lavador de gases é exigido por lei e você não vai arriscar ficar no prejuízo por falta dele, certo?

Durante o processo de limpeza, os gases são sugados para dentro do aparelho e lá, em contato com o jato pulverizador, tem as impurezas retiradas, para que em seguida sejam liberados no meio ambiente já limpo.

Por ser um equipamento cheio de benefícios para a qualidade do ar do local em que está instalado, é muito solicitado por diversas áreas industriais. Na verdade, por todos aqueles em que há liberação de gases tóxicos ou extremamente contaminados. 

A instalação

Como já foi dito, os lavadores de gases são essenciais para os setores industriais, pois reduzem os poluentes básicos e os ácidos, controla os cheiros e tira a poluição de tanques.

Como exemplos de componentes que podem ser limados com o uso desses equipamentos estão: a fuligem, o pó de carvão, talcos e os vapores de gordura. Também já vimos que eles são capazes de purificar os gases e devolvê-los à atmosfera de forma correta, assim como determina a lei.

No entanto, ainda não sabemos como acontece o processo de fabricação e instalação desses equipamentos e esse pode ser um assunto que te interesse, certo?

Na verdade esse é um processo simples. Talvez a maior complexidade esteja em saber qual é exatamente o tamanho do Lavador de Gases que atenderá com mais eficiência o seu trabalho.

Os lavadores da Fillkplas estão a pronta entrega e são extremamente simples de instalar. Acompanham o material técnico e funcional, além, é claro, de um manual bem explicado e simples de entender.

Também fabricamos sob medida dependendo da necessidade de sua empresa.

Quais os benefícios?

Indústrias que precisam controlar os gases que surgem de seu processo de atividades necessitam instalar esse equipamento. Os lavadores modernos são utilizados em várias atividades e ramos, cabendo a cada empresa identificar o ideal para o seu tipo de trabalho.

É possível comentar alguns benefícios, mas, entre os principais, estão um ambiente limpo e seguro para todos que necessitam ficar horas no mesmo lugar e, também, a redução de gases e poluição que a produção industrial causa. 

Esse maquinário trabalha com uma fonte de energia e borrifa o meio, tendo vários formatos que vão ser utilizados dependendo de cada ambiente. 

As vantagens para sua indústria é que eles tratam todos os tipos de poluentes (sólidos, gasosos e líquidos), operam de forma eficiente em condições diferentes, não há restrições para as temperaturas e nem para a umidade dos gases, controla os combustíveis, são compactas e podem ser personalizadas.

Ficou em dúvida em qual tipo de indústria pode utilizar. Vamos comentar alguns dos ramos por aqui: metais, laboratórios, papel, siderurgia, mineração, têxtil, fibra ótica, painéis solares, tratamento de água e esgoto, galvanização, eletroeletrônica, química, petroquímica; alimentícia, baterias, cogeração e farmacêutico. 

A sua está entre alguma dessas? Então corre para regularizar imediatamente seu negócio e evitar multas e problemas legais.

Impactos ambientais

É de conhecimento da maioria das pessoas que a produção das indústrias ainda gera muitos resíduos, de todos os tipos, que são extremamente prejudiciais ao meio ambiente.

Existem multas que são aplicadas para o caso de descumprimento da legislação, mas você sabe quais são as consequências que esse tipo de ação pode gerar para a nossa atmosfera?

O primeiro deles é o impacto direto na saúde das pessoas. Inalar o ar poluído de diversas partículas nocivas ao corpo pode, a longo ou curto prazo, dependendo do material tóxico, envenenar quem teve contato com essas produções, seja de forma direta ou indireta.

Um dos exemplos que podemos citar é o monóxido de carbono, que reduz a capacidade do corpo em transportar oxigênio. Enquanto isso, o ozônio causa irritação nos olhos e acaba com a capacidade pulmonar.

E não podemos esquecer do dióxido de enxofre que atinge as vias aéreas e também pode prejudicar o pulmão de quem o inala.

Tendo a Lei de número 12.187, de 2009, a liberação de poluentes tóxicos sem nenhum tipo de tratamento pode gerar multas que vão de 1.000,00 a 10.000.000,00 (podendo ser até mais alta), dependendo do estrago que foi causado.

Não vale a pena arriscar todo o seu trabalho por causa disso, né?

Quer saber mais sobre esses equipamentos?

Entre em contato conosco para encontrar a melhor estratégia para o seu negócio. Temos certeza que podemos ajudá-lo com essas questões e muitas outras mais.
Aproveite que a Fillkplas instala e entrega em todo o Brasil.