Quais são seus direitos ao cair com o carro no buraco em uma via pública

Todo motorista em algum momento já ouviu a fatídica frase “Cuidado com o buraco!”, e então um tranco no carro por ter passado no buraco, certo?

Apesar de ser péssimo, é algo que acontece com frequência e pode causar diversos prejuízos ao proprietário do carro.

A verdade é que esses buracos na rua deveriam ser responsabilidade do município, ou seja, não deveriam nem existir já que fazem parte da manutenção urbana.

Por isso fica aquela dúvida: o que fazer quando o carro cai no buraco? A conta e a indenização vai para quem?

Mas antes disso, saiba por que não passar em buracos.

Malefícios dos buracos para o carro

Apesar de saber que não se pode passar em buracos, poucas pessoas sabem por que isso não pode ser feito.

Primeiramente, causa danos na suspensão do carro, a parte responsável por absorver os impactos.

Assim como causa desgaste nas rodas e pneus, elas desgastam normalmente, mas vai acabar fazendo com que você precise trocá-los mais vezes, sendo que não deveria ser necessário.

Outra coisa que pode acontecer é o desalinhamento da direção, o seu carro pode começar a tender para os lados enquanto você estiver dirigindo, ou seja, ele não vai mais andar em linha reta.

Podem surgir outros problemas ignorando esse pequeno fator, além de acabar causando um acidente em uma via escorregadia, já que irá perder a direção.

Como evitar estragar o carro em buracos?

Para evitar você deve ter paciência, pode ser que não seja possível desviar do buraco, mas sempre que você puder, comece a diminuir a velocidade para diminuir os impactos causados ao seu veículo.

Frear bruscamente também não é uma boa ideia, já que o choque repentino pode estragar ainda mais o seu carro.

O seguro auto cobre se eu cair com o carro no buraco?

Se mesmo seguindo as dicas acima, você caiu em um buraco, então precisa ver o que fazer se tiver um seguro auto.

Dependendo do seu seguro automóvel, a resposta pode ser sim. E sendo o nosso país um dos que possui mais buracos, você pode combinar com o seu corretor de seguros uma cobertura para esse tipo de acidente.

Mas para isso é necessário ter a cobertura compreensiva, que garante uma proteção mais completa e que abrange diversos tipos de situações.

Esse tipo de cobertura irá classificar esse ocorrido como um acidente comum, mas fique sempre atento a sua apólice e confira ela sempre que possível.

Além disso, você deve verificar se vale a pena ou não acionar o seguro do carro, uma vez que terá que pagar uma franquia nesse caso. Então se o valor do conserto for menor que a franquia, melhor nem acioná-lo.

Mas quem paga a indenização?

O ocorrido não vai ser culpa nem do motorista e nem da seguradora, mas sim do governo por se tratar de uma via pública. Caso essa situação ocorra dentro de um município, o responsável é a Prefeitura.

Caso esse tipo de acidente ocorra, quem terá que pagar a indenização será o responsável pelo buraco. Entre na justiça e, se ocorrer um processo, você terá que juntar documentos para comprovar o ocorrido.

Você precisará registrar um boletim de ocorrência, ter provas que podem ser fotos do buraco ou do veículo, além de precisar de testemunhas.

Para que a indenização seja feita corretamente, você terá que fazer alguns orçamentos para o conserto, juntar todas as notas e recibos referentes aos gastos e despesas médicas caso o acidente tenha sido mais grave.

Mas o que recomendamos é evitar a dor de cabeça em qualquer tipo de situação.

Se você notar que alguma via pública ou rua do seu município está com buracos, entre em contato com o responsável e solicite que o problema seja resolvido.

Por portais de atendimento, seja telefone ou e-mail da sua cidade ou do governo, você consegue entrar em contato e fazer a solicitação de recapeamento do problema em questão.

Agora que você sabe sobre os seus direitos em relação ao perigo dos buracos e prejuízos que podem causar no seu carro, não precisa se desesperar quando algo acontecer, mas evite isso com as dicas que demos acima.

Lembre-se de que assim que ocorrer, se tiver seguro, entre em contato com a seguradora. Tendo ou não a cobertura que você precisa, eles podem te auxiliar a buscar o melhor caminho nesse momento.

E busque fazer a solicitação ao órgão responsável sempre seguindo os padrões exigidos.

Texto: Jeniffer Elaina

Quais são seus direitos ao cair com o carro no buraco em uma via pública