Como desentupir ralo do banheiro?

Será que tem como desentupir ralo do banheiro sem ter que chamar uma desentupidora de ralo para fazer o serviço? Se você está com esse problema e gostaria de economizar um pouco, continue lendo.

Ter o ralo do banheiro entupido é uma das piores coisas que podem acontecer na sua rotina. Mas, infelizmente, isso é muito comum. Principalmente, porque nem todas as pessoas cuidam dos ralos da forma correta.

No entanto, até mesmo as pessoas mais cuidadosas podem ter problemas com o ralo do banheiro. Já que esse é um dos locais onde mais facilmente ocorrem problemas com a tubulação.  

Pensando nisso, no artigo de hoje preparamos algumas dicas que você pode fazer em casa para desentupir o ralo. Confira a seguir.

1. Como desentupir ralo do banheiro usando vinagre e bicarbonato 

Se o seu problema é simples, e foi causado por resíduos orgânicos, um pouco de vinagre e bicarbonato de sódio vão ajudar. O que é uma boa notícia, afinal esses são ingredientes que normalmente todos temos em casa. 

Para realizar o procedimento, primeiro misture a mesma quantidade de vinagre e bicarbonato de sódio em uma vasilha. Então, despeje toda a mistura no ralo do seu banheiro, tampe a abertura e espere 20 minutos.

É importante que o ralo esteja seco. Já para tapar a abertura você pode usar um pano. Além disso, é importante respeitar o tempo de espera, para que a reação química possa acontecer.

Para finalizar, despeje um litro de água quente no ralo de uma só vez. Pois, a reação química provocada causa a desintegração dos resíduos orgânicos e libera a passagem da água.

2. Como desentupir ralo do banheiro com um arame

Se o seu problema é um pouco mais difícil de solucionar, uma alternativa que você possui é utilizar um arame. Essa é uma medida especialmente eficaz se a obstrução do encanamento for causada por fios de cabelo.

Porque, é muito comum que o ralo do banheiro fique obstruído por esse motivo. Já que sempre que tomamos banho e lavamos o cabelo, alguns fios caem e acabam presos no ralo.

Para realizar esse processo, primeiro pegue um pedaço de arame e então entorte a ponta no formato de um anzol. Depois, insira o arame no cano e tente puxar os cabelos e pelos que estão presos. Entretanto, se estiver com dificuldade de enxergar, você pode utilizar uma lanterna.

Quando sentir que encontrou alguma coisa, puxe o arame e jogue os resíduos fora no lixo. Repita o processo, caso ache necessário. Então, é só tampar o ralo novamente.

3. Como desentupir ralo do banheiro com um desentupidor

Apesar de ser uma ferramenta um pouco subestimada, o desentupidor é eficaz e alguns procedimentos simples para desentupir. Portanto, ele é uma ótima alternativa para o ralo do banheiro sempre que você precisar.

Se o seu ralo estiver com água em volta, por exemplo, essa é a melhor alternativa. Já que você não vai conseguir aplicar os métodos anteriores.

Então, primeiro pegue o seu desentupidor e em seguida faça uma série de 5 a 10 repetições, aplicando pressão para cima e para baixo. Repita o procedimento quantas vezes for necessário até desentupir o ralo.

4. Dicas para evitar que o ralo do banheiro fique obstruído

Sempre que tomar banho, retire os fios de cabelo que tenham caído no ralo e joga fora. Essa é uma ação simples, mas que evita muitos problemas futuros. Uma dica estratégica para quem pergunta como desentupir ralo do banheiro.

Além disso, sempre que você limpar o banheiro, se possível retire a grade do ralo e faça uma limpeza mais profunda. Para isso, remova todos os resíduos como pelos e cabelos.

Dicas finais 

Manter o ralo do banheiro limpo é a melhor forma de evitar problemas com entupimento. No entanto, se isso acontecer, não se desespere e tente uma das soluções assim

Além disso, se você não conseguir solucionar o problema, saiba que você sempre pode chamar uma desentupidora 24 horas. Pois, mesmo que você não queira ter um gasto a mais, algumas vezes é melhor contar com um profissional.

Quer mais dicas sobre como desentupir ralo do banheiro? Comente!

Post anterior: Desentupidora 24 horas, como funciona? Vale a pena?

como desentupir ralo do banheiro