Qual é a altura ideal do salto alto para não causar problemas de saúde?

Compor um look com um sapato de salto é a maneira ideal para conseguir ainda mais elegância. Porém, muitas pessoas acabam exagerando no tamanho do salto e, mais tarde, acabam sofrendo com os problemas relacionados à saúde.

Pensando nisso, separamos aqui em nosso artigo alguns tópicos relacionados ao tamanho de salto ideal e a algumas outras questões relacionadas ao salto, que com certeza farão com que você se policie em relação ao uso constante do salto. Para ficar por dentro e não sofrer com nenhum problema de saúde, continue a leitura. 

Usar salto pode causar problemas à saúde?

De início, é interessante falarmos sobre os possíveis problemas que o salto pode causar em nossa saúde, para que na sequência, possamos falar sobre as alturas ideais para um sapato de salto. 

De forma resumida, o que acontece é que, ao usar salto, a maneira das mulheres andarem acaba sendo alterada: os ombros vão para trás e a cabeça vai para a frente, fazendo com que a angulação da coluna seja modificada, fator que pode prejudicar a lombar e o pescoço, além de tudo, pode aumentar de forma significativa as chances de alteração postural. 

Além disso, existem mais alguns problemas que podem ser ocasionados pelo uso de salto, como, por exemplo: joanete, dedos em formato de garra, formação de calos, problemas na unha, dores na planta do pé, tendinites, fratura do metatarso, dentre muitos outros. 

A altura ideal do salto

Tendo em mente, então, que o salto pode, sim, causar problemas associados à saúde, é interessante falarmos sobre as alturas mais adequadas de sapato de salto, que além de proporcionarem elegância, farão com que você se sinta confortável. 

Apesar do salto 15 ser o grande aliado de muitas mulheres, seja para deixar o look de trabalho mais elegante, ou para causar em uma festa de aniversário, de acordo com especialistas, o tamanho ideal para um sapato de salto é de até 5 centímetros. Saltos acima dessa altura, no entanto, como o próprio salto 15, podem aumentar de maneira significativa as chances de desenvolvimento de determinados problemas na saúde física. Além disso, usar o salto três vezes na semana, por exemplo, por até 7 horas por dia, também pode ser um fator de risco. 

Além disso, ainda de acordo com especialistas, a falta do salto também pode acabar trazendo problemas relacionados à saúde, uma vez que sapatos baixos, como as rasteirinhas, não são capazes de absorver o impacto da caminhada, fazendo com que o joelho e o tornozelo fiquem sobrecarregados. 

Os modelos de salto de até 5 centímetros

Agora que você já sabe que o tamanho de salto mais adequado para ser usado é o de 5 centímetros, separamos aqui uma lista com os principais modelos, que com certeza farão com que seu visual fique ainda mais moderno e elegante, mesmo sem a presença do famoso salto 15. Continue a leitura e confira as principais dicas para que você possa ficar na moda e, ao mesmo tempo, não sofrer com nenhum problema relacionado à saúde física. 

Scarpin

O primeiro e mais clássico modelo de salto que pode ser encontrado em até 5 centímetros são os scarpins. São sapatos femininos que podem ser usados por diferentes tipos de pessoas, com os mais variados gostos, e que prometem deixar o look ainda mais elegante, sem causar nenhum tipo de problema associado à saúde. Além disso, vale destacar que são modelos de salto que podem ser usados em diferentes ocasiões, desde uma reunião de trabalho, até uma festa de casamento, por exemplo. Outro ponto que vale destacar quando pensamos no scarpin, é que ele pode ser encontrado tanto no modelo de salto fino, quanto no modelo de salto grosso, a depender da preferência da mulher. 

Salto quadrado

Mais um modelo clássico de salto, que com certeza faz parte do guarda roupa de muitas mulheres, é o salto quadrado. Normalmente, não são muito altos, podendo ser encontrados em até 5 centímetros, e além de tudo, são saltos confortáveis, que permitem que as mulheres fiquem por horas com ele no pé, sem causar nenhum problema. Assim como os scarpins, são modelos de saltos que podem ser usados em diferentes ocasiões, com propostas diferentes, a depender do visual escolhido. 

Anabela

Mais um modelo de salto que também é comum em muitos guarda roupas, e que além de tudo é um modelo mega confortável, é a anabela. São sapatos que podem ser encontrados em até 5 centímetros, e assim como os dois modelos mencionados acima, pode ser usado em diferentes ocasiões, desde ocasiões de trabalho, até ocasiões festivas, como, por exemplo, aniversário e outras datas comemorativas. 

Assim, agora que você já sabe que o salto pode, sim, causar problemas na saúde, e sabe que o tamanho mais indicado são os de 5 centímetros, invista nos modelos que mais combinam com você e faça com que seu look fique ainda mais deslumbrante.

Qual é a altura ideal do salto alto para não causar problemas de saúde