Como saber se você está tendo uma noite de sono adequada?

Hoje em dia muitas pessoas vêm sofrendo com o sono, ou seja, está tendo uma noite mal dormida. Isso está aumentando cada dia mais, devido ao estresse do dia a dia das pessoas.

Grande parte das pessoas está muito estressada com a rotina e sofrem de ansiedade e não conseguem ter uma boa noite de sono. Se você está sofrendo deste mal, fique até o final desta leitura para saber o que você pode fazer para ter uma boa noite de sono. 

É de extrema importância que as pessoas tenham uma boa noite de sono, pois é dormindo que o corpo exerce as principais funções regeneradoras do corpo, como, por exemplo, o reparo dos tecidos, crescimento muscular e também a síntese de proteínas. E neste momento de sono é possível repor as energias e fazer a regulação do metabolismo, que são os principais fatores para manter a mente e corpo saudáveis. 

Então é muito importante que você tenha o hábito de dormir bem, inclua isso na sua rotina. Já foi comprovado pelos especialistas, que o corpo precisa de no mínimo 8 horas de sono por dia, sem que seja interrompido. Porém, esse número pode variar conforme a idade e as necessidades de desenvolvimento de cada pessoa. 

  • Adultos

Necessitam ter entre 7 e 8 horas de sono de qualidade por dia;

  • Adolescentes

Os adolescentes precisam dormir entre 8 e 10 horas diariamente;

  • Crianças

Elas precisam ter por dia cerca de 8 a 13 horas de sono por dia;

  • Bebê

Os bebês necessitam ter entre 12 e 16 horas todos os dias.

Viu só como cada fase da nossa vida requer um tempo de sono necessário, sem contar que faz bem para nossa saúde que tenhamos boas noites de sono ininterruptas. Agora vamos ver quais são os benefícios de ter noites de sono tranquilas. 

Benefícios de ter uma boa noite de sono

Ter um bom tempo de sono sem que seja interrompido é muito bom, relaxa o corpo e pode trazer grandes benefícios para a saúde do seu organismo falando de uma forma geral. 

Além disso, ter uma boa noite de sono vai ajudar a fortalecer o seu sistema imunológico e ainda libera a produção de alguns tipos de hormônios e fortalece a memória. Veja abaixo mais alguns dos benefícios de dormir bem.

  • Ajuda a manter o peso certo;
  • Tem menos chances de desenvolver problemas cardiovasculares e diabete;
  • Adoeça com menos frequência;
  • Tem bastante melhora na sociabilidade; e no humor;
  • Consegue ter uma melhor concentração;
  • Ajuda evitar acidentes decorrentes de muito cansaço.

Quando o indivíduo tem uma boa noite de sono ele não se sente melhor, mas também consegue ter uma melhor qualidade de vida e ainda é mais produtivo no seu dia a dia. 

Outra dica muito importante e que pode ser associado a uma boa noite de sono é começar a praticar exercícios físicos, comece devagar, faça uma caminha, com a ajuda de um smartwatch, você ainda consegue ver quilometragem percorrida, quantos quilos perdeu e seus batimentos cardíacos, são perfeitos para quem deseja ou já pratica esportes.

Quais são os riscos de não ter uma boa noite de sono?

Quando a pessoa dorme menos de oito horas por dia, ela pode desencadear uma série de problemas à sua saúde. Como, por exemplo.

  • Obesidade;
  • Diabete;
  • Hipertensão e outras doenças cardiovasculares;
  • Variações da imunidade;
  • Tem resfriados constantemente;
  • Transtornos mentais.

Como você pode ver ter péssimas noites de sono pode causar vários problemas para sua saúde. Além disso, ainda pode baixar sua expectativa de vida e ainda ter uma grande influência sobre seu bem-estar do dia a dia.

Como ter uma boa noite de sono?

Ao contrário do que muitos pensam, para se ter uma boa noite de sono, não depende só da hora que você vai dormir ou se acordou várias vezes à noite. Alguns hábitos que você tem durante o dia podem interferir diretamente no seu sono a noite.

Ou seja, se você conseguir ter algumas atitudes diferentes durante o seu dia, pode ajudar e muito na hora de dormir. Acompanhe abaixo. 

  • Você deve ter um ambiente ideal para o sono, você deve manter seu quarto tranquilo, em silêncio e escuro. E o principal, tenha uma cama confortável 
  • Se possível encerre seu dia algumas horas de se deitar para dormir. Para isso, você precisa terminar seu dia de trabalho e retornar para casa 2 ou 3 horas antes de dormir;
  • Dispense os alimentos que estimulam antes de dormir, como, por exemplo, o café, pimenta, canela e alguns alimentos com açúcar em excesso. Esses tipos de alimentos podem não colaborar para que tenha uma boa noite de sono;
  • Evite também aquelas atividades mais estimulantes um pouco antes de se deitar, não faça atividades físicas com muita intensidade e não fique ligado a celulares e televisão antes de adormecer;
  • Tente criar uma rotina, com horários certos para dormir e se levantar, isso vai fazer com que você tenha uma boa noite de sono e com as horas necessárias que seu corpo precisa para descansar;
  • Procure não ingerir bebidas alcoólicas e nem fumar, essas coisas podem interferir diretamente em seu sono;
  • Não tire muitos cochilos ao decorrer do dia, isso vai atrapalhar seu sono a noite.

 Agora que você sabe qual é a importância de dormir bem, seus benefícios, riscos e o que fazer para ter uma boa noite de sono, você está pronto para criar novos hábitos e começar a ter tranquilas noites de sono.

Como saber se você está tendo uma noite de sono adequada