Dicas simples sobre segurança doméstica

Você sabia que acontece um assalto a cada 15 segundos em residências no Brasil? Muitos desses assaltos ocorrem em bairros de classe média e baixa, e quase meio milhão deles ocorrem à luz do dia.

Apesar destas estatísticas, a maioria dos proprietários tomam medidas mínimas (ou não tem mesmo nenhum plano de segurança) para proteger suas casas contra intrusos, algo que você nunca ia querer deixar para fazer depois de uma tragédia.

Felizmente, há muitos passos rápidos e fáceis que você pode dar para tornar sua casa mais segura. Neste artigo, vamos cobrir diversas dicas simples de segurança residencial que você pode usar e que vão tornar sua casa mais segura para você e seus entes queridos.

Dicas rápidas para Segurança Residencial

Medidas simples e óbvias, tais como trancar portas e janelas e instalar um sistema de monitoramento doméstico, estão entre os maiores impedimentos à assaltos residenciais.

Muita gente nem tem ideia, mas três quartos dos assaltantes utilizam as redes sociais para identificar alvos potenciais. Então, cuidado com o que você deixa público sobre o interior do seu imóvel.

Você também pode proteger seus bens mais valiosos escondendo esses produtos em caixas comuns que você coloca em locais pouco prováveis e até mesmo usando um cofre escondido.

O importante é você dificultar ao máximo a vida do assaltante. Vamos ver as dicas?

Mantenha portas e janelas bem trancadas

Pode parecer ridículo, mas um terço dos assaltantes consegue entrar na residência através de portas e janelas destrancadas.

Temos a tendência de nos sentir confortáveis nas comunidades que conhecemos e amamos, mas é importante sempre ter cautela e assegurar que todas as entradas possíveis da sua casa estejam sempre bem trancadas.

Aqui, vale lembrar que as janelas e sacadas não podem ser perigosas apenas para quem vai invadir seu imóvel. Existe também o risco de uma queda acidental de um morador ou até mesmo de um pet de estimação.

Por isso, é recomendado que você tenha sempre uma tela de proteção instalada para evitar quedas e dificultar o acesso ao imóvel.

Instale um sistema de alarme doméstico

As casas com sistema de alarme têm 300% menos probabilidade de serem assaltadas do que aquelas sem sistema.

Mesmo uma placa na janela ou no quintal anunciando seu sistema de segurança doméstico é suficiente para afugentar muitos intrusos.

Alguns proprietários de casas podem ser dissuadidos pelos altos custos ou manutenção técnica de um sistema de alarme. Entretanto, a realidade é que existem muitas opções acessíveis e a tecnologia de smartphone tornou mais fácil do que nunca gerenciar seu sistema de alarme a partir de qualquer lugar.

Instale um detector de movimento

A iluminação nem sempre pode deter os assaltantes. Afinal, muitos assaltos ocorrem durante o dia, quando uma luz de presença não seria sequer um fator de desafio para eles.

No entanto, algumas pesquisas mostraram que os detectores de movimento podem fazer com que os meliantes mudem de ideia por conta da capacidade de alertar os vizinhos sobre atividades suspeitas, especialmente quando esses vizinhos sabem que você está fora e não ativariam as luzes você mesmo.

Os detectores de movimento são fáceis de instalar e tem preços muito acessíveis, por isso achamos que vale a pena instalá-los para adicionar uma camada extra de segurança às áreas externas de sua casa.

Que tal uma fechadura tecnológica?

A maioria dos assaltantes sabe como abrir fechaduras convencionais, mesmo as que parecem à prova de arrombamento, como as chaves tetras.

Uma maneira de dar segurança extra às portas da frente é pensar na instalação de fechaduras tecnológicas, com senhas ou até mesmo biometria.

Isso com certeza vai dificultar a vida do assaltante.

Reforçar as portas de correr

As portas deslizantes nos pátios e decks são mais vulneráveis do que a porta da frente. As fechaduras são mais fáceis de serem arrombadas, e até mesmo um puxão mais forte pode quebrar muitas delas.

É melhor acrescentar alguma segurança extra às suas portas de correr. Isto pode ser tão simples quanto colocar uma barra, cabo de vassoura ou pedaço de compensado no trilho da porta, mas muitos proprietários preferem um método mais sofisticado.

Nesse caso, você pode adquirir fechaduras próprias para esse tipo de porta, que cabem na parte inferior ou superior para acrescentar proteção extra.

Comprando uma câmera de segurança doméstica

Hoje você pode encontrar facilmente um sistema de segurança doméstico tudo em um que inclui câmeras e sensores, ou você pode comprá-las separadamente para complementar o sistema já em funcionamento.

As câmeras podem deter os assaltantes e ajudá-lo a obter justiça se sua casa for assaltada.

Você provavelmente já viu muitas imagens de câmeras de segurança doméstica compartilhadas nas mídias sociais – elas estão se tornando mais populares do que nunca à medida que as compras on-line crescem.

Que tal ter um cofre escondido?

Cópias das chaves do carro, jóias e documentos importantes devem ficar bem guardados, por motivos mais do que óbvios, não é mesmo? E se o local que você pretende guardar for um cofre, vai ser melhor ainda.

Existem diversas opções de cofres hoje em dia, que podem ficar totalmente camuflados e com isso, sua existência vai passar totalmente desapercebida pelos meliantes que invadiram sua residência.

Não compartilhe sua vida nas mídias sociais

Você pode até mesmo não perceber, mas a maneira como você faz fotos e vídeos pode estar tornando sua casa mais vulnerável a assaltos.

Postar fotos de sua casa com seu sistema de alarme à vista, compartilhar seu endereço através de convites para eventos online ou em comentários públicos ou compartilhar detalhes de suas próximas férias são todas formas de se expor a um risco maior de arrombamento de casa.

Na verdade, 78% dos assaltantes usam o Facebook, Twitter e outros sites e redes sociais para analisar um possível alvo.

Conclusão: mantenha seu endereço e detalhes internos do seu imóvel fora das mídias sociais. Verifique duas vezes as fotos que você publica, nunca escreva seu endereço em lugares públicos e mantenha seus detalhes de férias offline até que você volte para casa.

Proteja sua rede wifi com senha

Mesmo hackers amadores podem entrar em sua rede wifi e acessar suas informações particulares. Eles podem usar essas informações para monitorar sua casa e até mesmo controlar dispositivos de segurança conectados à rede sem fio, tais como câmeras e sistemas de alarme.

Manter sua rede wifi segura é uma parte importante da segurança de sua casa. Use sempre uma senha wifi forte e não a compartilhe com ninguém que não seja de sua confiança.

Não deixe suas compras visíveis

As caixas e sacos que você coloca na calçada no dia do lixo podem dizer muito aos potenciais ladrões sobre os objetos de valor que existem dentro de sua casa.

Tome medidas extras para evitar isso, quebrando as caixas e dobrando-as para que os nomes de marcas e produtos não sejam visíveis.

Quando for necessário, use sacos de lixo para cobri-los. Esse pequeno “esforço extra” vale a pena para evitar a angústia de ter seus bens duramente conquistados roubados logo após comprá-los.

Faça parecer que tem alguém em casa

Há algumas maneiras simples de fazer parecer que alguém está em casa, mesmo que não esteja. Uma tática óbvia é deixar uma luz acesa por dentro, embora isto seja feito com tanta freqüência que a maioria dos assaltantes não pensam duas vezes se a luz da sala de estar estiver acesa.

Outras formas eficazes de fazer parecer que sua casa está ocupada, especialmente quando você está fora por um longo período, é deixar um carro estacionado em frente, usar iluminação inteligente (dentro e fora do imóvel) que se acenda em horários diferentes ou através de dispositivos eletrônicos como uma alexa, por exemplo, que você pode até mesmo controlar via celular.

Você pode pedir a um amigo ou vizinho para recolher o correio ou deixar um rádio ou a televisão ligada dentro de casa durante um período que estiver fora.

Às vezes, não importa o que façamos, os assaltantes encontrarão um caminho para entrar em nossas casas. Mas, o que a gente puder dificultar, sempre será válido.

segurança doméstica