Como encontrar o melhor pacote de TV por assinatura?

O Brasil é um dos maiores mercados consumidores de TV paga. O público é atraído pela oferta maciça de programação exclusiva, com filmes, séries, jornalismo, cobertura esportiva ao vivo e até os polêmicos reality shows.

Neste cenário repleto de opções, muita gente fica em dúvida sobre qual seria o plano ideal para sua condição. Neste caso, não custa pesquisar sobre as especificações de cada plano, envolvendo a tecnologia empregada, preço e grade de programação, em comparação aos gostos gerais do cliente e sua família e orçamento doméstico.

Parece confuso? Não se preocupe, pois trouxemos aqui algumas dicas que valem muito na hora de fechar seu pacote de TV por assinatura. Vem com a gente!

Pense nisso antes de escolher seu plano de TV Paga

  • Consulte a variedade e quantidade de canais disponíveis

O plano perfeito para cada pessoa só poderia ser um que contemple a família inteira. Pense no que você e as outras pessoas da casa gostam, depois compare com a grade de programação oferecida pela operadora.

Plano básico

Não há necessidade de ir além do básico, caso o consumo seja mais dos canais de TV aberta. Os pacotes básicos trazem mais alguns canais de cortesia, mas tem a vantagem de imagem e som melhores do que por uma recepção de TV comum.

Plano intermediário

Mirando em públicos que querem mais variedade na hora de ver TV, os intermediários saciam espectadores em busca de mais jornalismo, esportes, filmes e variedades. Trazem canais de música e várias opções em HD também.

Plano completo

Variedade é a palavra para os consumidores mais afoitos. Optando por um pacote completo da SKY TV, citando apenas uma entre várias, os assinantes têm absolutamente tudo à disposição, com conteúdo exclusivo, canais HBO e Telecine, rádio e programação adulta. Boa parte desse cardápio é em HD.

É importante o diálogo entre os membros da família, para que sejam identificados os melhores canais para cada um. Assim, é possível chegar em uma opção que agrade a todos.

  • Pesquise sobre a tecnologia envolvida

Existem hoje, basicamente, duas tecnologias de distribuição de sinal de sinal de TV por assinatura. A DTH, que necessita de antena, e cabo. É importante saber qual delas é utilizada pela operadora que você pensa em contratar.

DTH

Tecnologia via satélite. Para receber esse sinal, uma antena é instalada no domicílio. Esse sinal é repassado para um decodificador ligado à TV.

Esse sistema é bastante utilizado em nosso território, aumentando muito a cobertura e chegando a municípios mais distantes. O inconveniente é que a dependência de uma antena externa pode comprometer o sinal em dias de chuva, uma reclamação comum de vários consumidores.

A cabo

Divide-se nas opções de fibra óptica ou cabo coaxial. Vivo e Claro, por exemplo, investiram pesado na fibra óptica, pela estabilidade de sinal que ela proporciona. Por outro lado, esse sistema depende do cabeamento nas ruas.

O ponto negativo disso é que a vizinhança precisa ter esse cabeamento para que as residências recebam o sinal. Por conta desse detalhe, muitos municípios ainda não podem utilizar o serviço de certas operadoras, que trabalham para aumentar sua cobertura.

De fato, a fibra parece mais atraente de uma forma geral, mas a TV via satélite tem sido a solução para grande parte da população brasileira.

  • Quantos pontos de instalação?

A família é grande? Isso precisa ser levado em conta na hora de assinar uma TV paga, já que mais pontos de instalação podem ser necessários.

Normalmente, está previsto apenas um ponto na descrição dos pacotes. Quando é necessário um adicional, ou mais, são cobradas taxas pelo equipamento a mais envolvido no processo.

Esse é mais um assunto importante a ser levado em conta, para que não haja nada inesperado em sua cobrança após o fechamento do contrato.

  • Compare valores e encontre promoções

Feita toda essa pesquisa, como gostos pessoais, equipamento e sistema, mais a necessidade de pontos extras ou não para sua residência, só falta ver os valores. Ferramentas online, como o Melhor Plano, ajudam muito neste momento, garimpando o que existe disponível através do seu CEP.

Normalmente, existem opções atrativas e promoções quando é agregado algum serviçoa a mais na TV paga. Conexão à internet, por exemplo. Nesta hora, ao invés de agir por impulso, é bom avaliar a necessidade dos serviços a mais e se a contratação conjunta vale a pena.

Sempre fique de olho no seu contrato, que podem trazer condições que complicam sua vida mais à frente. Preste atenção em tópicos sobre reajuste, fidelidade, posse e devolução do equipamento e outros detalhes aparentemente menores.

Hora da festa!

Aproveite nossas recomendações e encontre o melhor pacote de TV por assinatura para o seu lazer, sozinho ou com a família.

Lembre-se de avaliar cuidadosamente a sua situação específica. Um pacote com mais de 200 canais pode não ser exatamente o melhor para as suas condições e perfil. Para encontrar a melhor opção, antes de tudo, é preciso uma auto-análise.

Como encontrar o melhor pacote de TV por assinatura