8 alimentos para melhorar a sua imunidade

Ter uma alimentação saudável e balanceada é ideal para manter a saúde do corpo e mente em dia. Com alimentos saudáveis você pode promover o bom funcionamento de atividades vitais do organismo. O sistema imunológico é uma parte do nosso organismo que depende muito de uma boa alimentação para funcionar bem. Diante disso, é importante sempre consumir alimentos para melhorar a sua imunidade.

Além de melhorar a sua imunidade, ter uma alimentação saudável pode te ajudar a manter o peso em dia. Muitos dos alimentos que proporcionam benefícios para o sistema imunológico também ajudam na perda de peso.

Diante disso, preparamos esse artigo que vai mostrar alguns alimentos para melhorar a sua imunidade que você pode consumir no seu dia a dia.

Fique com a gente e saiba como se alimentar de forma saudável, para manter o seu sistema imunológico ainda mais forte e resistente.

Por que é importante consumir alimentos para melhorar a sua imunidade

Nunca foi tão importante manter o sistema imunológico fortalecido. A cada dia que passa surgem novas doenças que podem afetar a nossa saúde, principalmente se tivermos com o sistema imunológico fraco.

Mas como você pode saber se o seu sistema imunológico está fraco? A melhor forma de fazer isso é por um exame de sangue. Você deve ir em um laboratório confiável, que tenha um bom software para laboratório e realizar um exame de sangue.

Depois disso, você deve levar o exame para o seu médico, para que ele possa verificar os resultados e te informar como anda o seu sistema imunológico.

Com o sistema imunológico enfraquecido você pode ficar vulnerável a gripes, resfriados e outras doenças que são transmitidas por vírus e bactérias. Isso porque o sistema de defesa do seu corpo vai estar abalado, e vai acabar deixando esses organismos se desenvolverem.

Conheça alimentos que podem ajudar a melhorar a imunidade

Embora manter uma dieta equilibrada possa ajudar o seu organismo de várias formas. Alguns alimentos específicos podem ajudar de forma mais intensa as funções de defesa do corpo. Veja a seguir alguns alimentos para melhorar a imunidade.

Sabugueiro

O sabugueiro é uma planta muito utilizada para fazer chá. Geralmente, são as flores da planta que possuem propriedades medicinais, a depender do tipo de sabugueiro.

As pessoas costumam consumir chá de sabugueiro para combater sintomas da gripe e do resfriado, isso porque o sabugueiro ajuda a combater os vírus causadores da gripe e do resfriado.

Por conta de suas funções anti-inflamatórias, o sabugueiro também pode ser uma ótima opção para aliviar dores causadas por hematomas, reumatismo e hemorróidas.

Açaí

O açaí, fruta tipicamente brasileira, pode ajudar também a fortalecer o sistema imunológico. A fruta é rica em antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres do corpo. Alimentos com antioxidantes são grandes aliados do sistema imunológico.

Sendo assim, ao saborear uma tigela de açaí, você também estará auxiliando o seu sistema imunológico. Mas vale uma palavra de cautela, em relação ao que você vai adicionar a sua porção de açaí, visto que o excesso de açúcar pode aumentar os radicais livres, anulando o efeito benéfico da fruta.

Ostras

Os frutos do mar, em geral, possuem nutrientes que ajudam a fortalecer as defesas do corpo, mas no caso das ostras, esses nutrientes podem ser ainda melhores.

Em apenas 80 gramas de ostras você pode obter a quantidade diária recomendada de selênio, ferro e vitamina C, que são nutrientes ideais para fortalecer o sistema imunológico.

Melancia

Além de ser um alimento de baixa caloria, a melancia ajuda a promover a hidratação do corpo, por ser rica em água e também apoia as funções imunológicas devido a quantidade de nutrientes que o alimento possui.

A vitamina C está presente na melancia, além de potássio, vitamina B6 e glutationa.

Espinafre

O Popeye não comia espinafre à toa. O espinafre é considerado pelos especialistas um superalimento, devido ao seu alto teor de diversos nutrientes importantes.

O espinafre é rico em vitamina C, vitamina A folato e outros. Todos esses nutrientes ajudam nas funções de defesa do corpo.

Batata-doce

Além de ser um ótimo alimento para ajudar no emagrecimento, a batata-doce, principalmente a de cor laranja, possui níveis consideráveis de vitamina A, além de vitamina C e outros nutrientes que apoiam o sistema imunológico.

Alho

O alho é um alimento usado há várias gerações para fortalecer o sistema imunológico. Sua mãe ou sua avó já devem ter preparado um chazinho com alho para melhorar a sua gripe ou resfriado.

O alho é um ótimo alimento, visto que ele possui propriedades anti-inflamatórias, antivirais e antifúngicas, fortalecendo ainda mais o seu sistema imunológico.

Gengibre

Essa raiz também é muito utilizada para afastar doenças virais. Isso porque, o gengibre é um alimento rico em antioxidantes que agem como anti-inflamatório, fortalecendo as defesas do organismo.

Agora que você já conhece alguns alimentos para melhorar a sua imunidade, tente incluí-los em sua dieta, para fortalecer as defesas naturais do seu corpo.

alimentos para melhorar a sua imunidade