Óculos de sol perfeito

Óculos de sol perfeito? guia para tirar dúvidas sobre óculos de sol

Um par de óculos de sol é um acessório indispensável para o seu dia a dia. Além de compor seu look, ele também é essencial para proteger seus olhos e diminuir o risco de eventuais doenças oculares, como a catarata. Entretanto, sempre alinhe beleza com funcionalidade e garanta que seu par de óculos novos tenha as devidas proteções contra os raios ultravioletas.

Nesse artigo você vai saber como escolher essa peça que pode elevar instantaneamente a sua aparência – mesmo se você estiver vestindo apenas jeans e uma camiseta. Duas coisas para anotar na hora da escolha:

 

  1. Tente misturar o formato do seu rosto com o da armação. A regra geral é escolher um formato de óculos de sol oposto ao formato do seu rosto, exemplo: se o seu rosto for quadrado escolha uma armação redonda.
  2. Uma dica sem erro é optar por armações mais clássicas que podem ser usadas por muito tempo, porque nunca saem de moda. Um modelo estilo John Lennon ou aquele coringa conhecido como: óculos aviador.

 

Truques que você precisa saber

Os óculos escuros com formato retangular darão a ilusão de um rosto mais angular, eles irão dar uma ideia de rosto alongado e para quem tem pele e cabelo mais escuro essa é a escolha certa.

Óculos marrons e amarelados que possuem uma ligeira curva, modelos mais arredondados, são uma excelente escolha para quem tem pele e cabelo de cores mais claras. Vão dar mais elegância ressaltando o seu rosto.

Se você procura amenizar a largura e comprimento de seu rosto, indicamos armações que não ultrapassem a largura do seu rosto- assim vai dar a ilusão de que você tem um rosto mais afinado. A dica é manter os quadros de proporção entre largura e comprimento 1:1, exemplo, armações modernas arredondadas.

Para as pessoas que possuem um queixo mais definido ou pontiagudo, o ideal é optar por armações retangulares com as lentes mais escuras para equilibrar as proporções de queixo e testa. Caso você tenha barba, uma lente maior irá ressaltar suas características. Lentes menores são mais indicadas para rostos mais delicados.

 

Guia

Para não errar na escolha considere três itens, essas características vão nortear a sua escolha:

 

  1. Largura do rosto
  2. Comprimento do rosto
  3. Características faciais

 

1. Largura do rosto

O maior erro das pessoas é optar por armações maiores que o formato do rosto, o que pode dar a impressão de inseto. Escolha formatos que conversem com seu rosto, a simetria é o nome chave na hora da compra.

Esteticamente falando a largura do seu rosto é o que vai determinar o tamanho escolhido, se tiver um rosto mais estreito e afilado não escolha armações largas que ultrapassem a linha da sua face.

A mesma coisa na hora de escolher as lentes, repare no tamanho dos seus olhos e busque algo semelhante para não ficar com o famoso “olho de besouro”.

 

2. Comprimento do rosto

A distância da testa (linha do cabelo) ao queixo (parte inferior) é o que determina o comprimento do seu rosto. Rostos mais largos que compridos se caracterizam como um rosto curto, agora se for mais longo do que largo então você tem um rosto comprido.

Esse é um detalhe importante para equilibrar entre o formato do óculos de sol e o formato do seu rosto. Exemplo, um rosto denominado curto procure armações mais estreitas e para rostos compridos armações mais longas para suavizar suas características, caso contrário vai dar a impressão de que seu rosto é mais curto ou mais longo que o normal.

Lembre-se, é super importante o uso de óculos de sol para proteger seus olhos. E consequentemente diminuir o risco de fazer uma cirurgia de catarata.

 

3. Características faciais

As características faciais vão muito além de rostos redondos ou quadrados, sua face é cheia de traços, linhas e contornos que definem quem você é. Fatores como estrutura óssea e gordura corporal moldam essas características que podem ser mais suaves, curvas, retas ou angulares.

Mais uma vez busque o equilíbrio nos formatos, por exemplo, se você tem um rosto com traços arredondados indicamos um modelo de óculos mais reto, agora se você tem um rosto com traços mais quadrados indicamos um modelo mais angular. Isso causará uma simetria maior ao seu rosto, tornando-o mais atraente.

 

Conclusão

Na hora de comprar um novo par de óculos de sol, experimente diferentes modelos e escolha a partir de nossas dicas alinhado com o que você se sentir melhor. Ouse e crie conceitos com base no que aprendeu aqui junto com o seu estilo.