cartão por aproximação

Por que você precisa de um cartão por aproximação?

A modernização das ferramentas e o desenvolvimento de novas tecnologias afetam todos os ramos da sociedade, inclusive o financeiro, e algumas inovações como a tecnologia por aproximação. Mas, o cartão por aproximação é seguro?

Ele, diferentemente de outros tipos de cartões de crédito, não precisa ser inserido em uma máquina. Aliás, sequer precisam passar às mãos de outra pessoa para realizar a transação, sendo que o cartão fica sempre com o proprietário.

Para saber como o cartão por aproximação funciona e qual é a vantagem de fazer uso de cartões que tenham essa função, continue lendo e confira tudo sobre o assunto abaixo!

 

O que é um cartão por aproximação?

O pagamento com cartões de crédito geralmente ocorre pela inserção dele em uma maquininha de leitura. A partir disso, há o reconhecimento das informações e a sinalização da existência de saldo e confirmação ou não do pagamento.

Por outro lado, o cartão que faz pagamento por aproximação não tem inserção na maquininha. Conforme o seu nome já indica, ele paga sem ter contato com a máquina, mas a partir da sua simples aproximação.

O cartão por aproximação também leva o nome de contactless, ou seja, sem contato. Afinal, é exatamente isso que ele oferta: pagamentos mais rápidos, sem necessidade de que o cartão saia das mãos do seu proprietário e com menos contato entre as pessoas.

 

Como funciona o pagamento do cartão por aproximação?

É bastante simples fazer qualquer pagamento por aproximação. Ele é, também, rápido e muito prático. Basta que o vendedor ou cobrador digite na maquininha ou sistema o valor que você está pagando, seja à vista ou em parcelas.

Depois, basta que o pagador confira o valor, as condições de pagamento e aproxime o cartão da tela da maquininha. Assim, haverá o reconhecimento do contactless e de sinal e haverá o pagamento.

Um dos seus principais diferenciais, também, é o fato de que ele não exige que o proprietário do cartão por aproximação digite a senha. Ou seja, basta aproximar a ferramenta da maquininha e ela fará o pagamento.

É essa uma das questões que mais levanta desconfiança contra o uso desse tipo de cartão. As pessoas ainda têm medo de fazer uso do pagamento sem senha e, assim, tornar-se vítimas de golpes. Contudo, isso não é exatamente uma realidade.

 

É seguro fazer pagamento com cartão por aproximação?

Sim, é seguro fazer pagamento de contas e compras com o uso da ferramenta de aproximação. Contudo, para isso ser verdade é indispensável que alguns cuidados estejam presentes.

Primeiramente, uma vez que não há necessidade de informação da senha, é imprescindível que você veja o valor que está na máquina antes de aproximar seu cartão.

Igualmente, jamais permita que outra pessoa pegue o seu cartão, tirando-o de sua vista e sem a apresentação da tela da máquina para sua ciência do valor que está ali. É essencial que você faça uso do pagamento por aproximação sem soltar o seu cartão em momento algum.

Outro ponto muito interessante é sempre que fizer uso do cartão por aproximação é ter em mãos o celular com o aplicativo bancário. Hoje, a grande maioria dos bancos e instituições bancárias têm apps que notificam movimentações em tempo real.

Com isso, você pode conferir na hora, na tela do seu celular, qual é o valor que foi pago e outros detalhes, como em relação à aprovação, por exemplo.

 

Quais são as vantagens em fazer uso do cartão por aproximação?

São inúmeros os benefícios em fazer uso dos pagamentos por aproximação. Eles ganham ainda mais destaque em tempos de pandemia, uma vez que há indicação de que se evite usar dinheiro em espécie ou compartilhamento de objetos com terceiros que não residam conjuntamente.

Por isso, ao usar o cartão por aproximação é preciso evitar que outra pessoa tenha em mãos a sua ferramenta de pagamentos. Isso, por sua vez, respeita o distanciamento social, algo tão caro nesse momento delicado.

Outras das vantagens do cartão por aproximação é que ele é rápido e prático. Evita senhas sem perder a segurança e, ainda, torna a sua vida muito mais ágil. Por isso, essa é uma ferramenta que surgiu para ficar e saber usá-la é essencial.

 

O que fazer para garantir a segurança ao usar o cartão por aproximação?

Ao usar o seu cartão que faz pagamentos por aproximação, não deixe de sempre ter em mãos o seu celular com o aplicativo bancário devidamente instalado. Quanto a isto, lembre-se de verificar se há conexão com a internet para que haja a notificação.

O segundo ponto de segurança é sempre que você faça a aproximação, não permitindo que outra pessoa o faça. O cartão não deve sair de suas mãos. Por fim, é claro, não deixe de verificar o valor e as condições de pagamento na tela da máquina.