O que é serigrafia, como funciona e porque é indicada para fazer camisetas personalizadas?

Você sabia que a serigrafia é uma das técnicas mais utilizadas para fazer roupas personalizadas?

O que é serigrafia

É surpreendente que uma das técnicas de estampagem mais utilizadas hoje, com máquinas de última geração e altamente complexas, tenha uma origem milenar e que sua essência quase não tenha mudado com o tempo.

A serigrafia é uma técnica utilizada não apenas industrialmente, mas também por inúmeros artistas e estilistas de moda. Neste post vamos descobrir o que é, para que serve e porque a serigrafia é uma das técnicas mais exigidas para personalização de camisetas e demais peças do vestuário.

 

O que é serigrafia?

Deseja saber o que é serigrafia? É a técnica de impressão de tela, a qual consiste no método que permite transferir imagens desenhadas em uma tela com tinta, para uma superfície. Essa técnica tem centenas de anos de história.

Embora não seja atribuído a nenhum autor específico, como impressão ou litografia, seu uso pelos egípcios e chineses é reconhecido, a qual ficou famosa mundialmente, além de ser utilizada em diversos países, como no Brasil para confecção de peças personalizadas.

A serigrafia é uma das técnicas de estampagem mais populares do mundo graças à sua simplicidade e economia.

 

Como a serigrafia funciona?

Apesar dos avanços e da otimização da tecnologia, a técnica de serigrafia atual permanece a mesma. A técnica pode ser aplicada tanto na versão manual quanto na automatizada, portanto, não é incomum que seja utilizada profissionalmente e até de forma amadora, pelos próprios projetistas.

Para usar essa técnica de impressão, precisamos fazer uma tela que atua como um modelo para um design específico. Essa tela consiste em uma malha de seda esticada sobre uma moldura revestida com uma emulsão sensível aos raios UV.

Em seguida, uma iluminação especial é usada para solidificar os produtos químicos em torno do design. A luz atinge o design e os produtos químicos em torno do gráfico começam a se decompor.

Agora a vestimenta entra em jogo. Imagine que você está imprimindo em uma camiseta, você tem que colocar a camiseta na tela e a tinta é transferida da tela para a roupa por meio de um rolo de borracha. Para terminar, a tela é removida com cuidado para que sua camisa personalizada esteja finalmente pronta.

 

Por que usar a serigrafia como um método de impressão têxtil?

Para quem está pensando em criar suas próprias roupas sob medida, o mais importante é conhecer as principais vantagens desse tipo de impressão têxtil. Nesta parte da postagem, queríamos listar as diferentes vantagens:

 

1. Qualidade de impressão

Uma das características mais importantes da impressão da tela é o fato de que ela pode ser usada para criar designs de alta qualidade.

A técnica permite cores extremamente vibrantes e altamente precisas, o que significa que é uma ótima maneira de fazer seu logotipo se destacar da multidão. Essa qualidade é difícil de replicar com outras técnicas de impressão.

Por exemplo, outras técnicas como a impressão digital, usam 4 tipos de tinta colorida em pequenos pontos para criar uma imagem particular, sugerindo que sua qualidade não será a mesma. Enquanto com a impressão de tela, qualquer tipo de gráfico ou imagem pode ser efetivamente detalhado, até mesmo usando fotografias.

 

2. Prazo de validade

A serigrafia também é vencedora nesse quesito, pois proporciona impressões de longa duração. A composição da tinta utilizada permite uma forte fixação ao material. Isso significa que a qualidade do design impresso perdura por muito tempo entre as lavagens. É uma ótima opção para empresas que desejam camisas com logotipo ou uniformes de trabalho.

 

3. Versatilidade

A T-shirt é uma das peças de vestuário mais populares, mas não a única. Um dos aspectos mais impressionantes da impressão da tela é o fato de que ela permite imprimir em quase tudo.

Plástico, algodão, metal, vidro, madeira e até mesmo em produtos tridimensionais, a serigrafia pode ser usada em todos esses materiais. Não importa se você deseja imprimir seu logotipo em uma camiseta preta ou em um boné branco, a impressão da tela pode alcançar resultados de alta qualidade em uma ampla variedade de materiais de diferentes formas e tamanhos.

 

4. Custos

Infelizmente para pedidos individuais ou pequenos, a impressão da tela pode ser um pouco mais cara do que outras técnicas de impressão. Isso se deve à necessidade de preparação antes da impressão.

Deve ser criado um display para cada cor incluída no design, o que significa mais tempo de preparação. Porém, para empresas que preferem fazer pedidos em grandes quantidades, é a melhor opção.

Quanto mais produtos você precisar, mais barato será o pedido. Sempre tenha em mente que, uma vez que o custo das telas seja coberto, as grandes tiragens têm um preço muito bom.