Hospedagem cloud grátis

Se você está criando agora a sua loja virtual, com certeza pode buscar a ajuda em dicas para hospedagem de uma loja virtual de sucesso.
 Hospedagem de uma loja virtual

Afinal, é um assunto complexo que muitas pessoas não conhecem e acabam achando ser mais difícil do que realmente é.

Hoje em dia temos soluções para pessoas que não entendem nada de programação, tornando fácil o processo de criar uma loja virtual.

Então, continue lendo o artigo até o final para saber o que é uma loja virtual e mais dicas para uma hospedagem eficiente.

O que é uma loja virtual e dicas para hospedagem?


Se você está pensando em abrir uma loja virtual, então primeiro é preciso entender o que é uma loja virtual.

Pois bem, é um tipo de site, mas com um objetivo bem específico de vender os seus produtos e serviços.

Ou seja, quando você faz um site da empresa, não necessariamente é uma loja virtual, pois pode ser apenas institucional.

Nesse caso, é um site para mostrar a cara da empresa, a sua história, seus valores, seus produtos e serviços, mas não para vender.

Já a loja virtual tem como principal objetivo otimizar a venda dos produtos ou serviços, fazendo com que seja possível a venda diretamente por lá.

Portanto, a loja virtual deve ser bem-feita, para que tenha uma boa navegabilidade e possibilite aos clientes que encontrem os produtos que tanto procuram.

Além disso, deve ter diferentes páginas e, de preferência, os produtos divididos em categorias para facilitar a busca.

Afinal, quando você entra em uma loja virtual que não tem uma busca fácil, você até desiste de procurar o que deseja.

Então é importante que uma loja virtual tenha:

  • Imagem dos produtos;
  • Descrição dos produtos;
  • Preços;
  • Formas de pagamento;
  • Opções de entrega;
  • Cálculo de Frete;
  • Área de atendimento ao cliente;
  • Etc.
 

O que é a hospedagem de uma loja virtual?


Então, sabendo o que é uma loja virtual, agora é preciso saber o que você deve fazer para criar a sua de maneira rápida e fácil.

Para isso você precisa hospedar a sua loja em algum lugar. Ou seja, a hospedagem é onde os seus dados e informações ficarão armazenados.

Na hora de criar uma loja virtual, ela fica disponível na rede e para isso você deve colocar ela em uma hospedagem que irá armazenar os dados, as informações e garantir a segurança e disponibilidade da sua loja.

Você, na verdade, possui mais de uma opção de hospedagem para loja virtual, e a sua escolha irá depender do seu objetivo.

Você pode optar por um servidor dedicado, que é uma hospedagem exclusiva para você, construído especialmente para as suas necessidades, o que faz com que tenha um alto custo.

Existe também a opção de hospedagem compartilhada, que é também a mais comum. Um vez que é possível encontrar uma hospedagem barata e profissional
 

Dicas para hospedagem de uma loja virtual


Então, para escolher bem a hospedagem e tomar as decisões certas, separamos 5 dicas para hospedagem de uma loja virtual.
 

1. Pesquise quanto você irá precisar de espaço


Na hora de escolher uma hospedagem, você escolhe o espaço de armazenamento que a hospedagem terá.

Esse espaço irá depender do tamanho do seu site, e é muito importante que você escolha um tamanho adequado para não sobrecarregar a loja e prejudicar a sua performance.

Em geral, lojas de pequeno ou médio porte precisam de cerca de 10 GB, o que pode ser atendido por um servidor compartilhado com tranquilidade.

Mas, se você está buscando montar uma loja virtual grande, com várias mídias e conteúdo, então você deve buscar um servidor dedicado ou Cloud Server, porque irá precisar de mais de 10 GB.
 

2. Faça uma estimativa do tráfego do seu site

 
Outra dica na hora de escolher uma hospedagem é tentar fazer uma estimativa de quantas visitas você espera na sua página, ou seja, o volume de tráfego.
 
Pois, quanto mais pessoas visitando a sua loja, maior a transferência de dados e maior as chances de lentidão.
 
Portanto, a dica é calcular através de uma estimativa, comparando com sites concorrentes ao seu.
 
Se a estimativa for de até 20 mil visitantes mensais, você pode escolher um servidor compartilhado sem problemas, caso contrário, é melhor optar por algo mais personalizado.
 

3. Pense bem no seu domínio


O seu domínio é o endereço do seu site. Ou seja, o que as pessoas irão digitar para poder acessar o seu site.
 
Por isso, é muito importante que seja um nome original e, ao mesmo tempo, fácil de memorizar.

Além disso, o ideal é que tenha uma palavra-chave no seu domínio, para que o seu site apareça em uma boa posição nas ferramentas de busca.
 

4. Na hora de escolher, veja a estimativa de disponibilidade


Disponibilidade é o tempo que o site fica no ar, o seu uptime. Quando você contrata uma hospedagem eles geralmente têm uma porcentagem de uptime.

E isso é muito importante, pois você deve escolher uma hospedagem que tenha um uptime eficiente, para não perder possíveis compras e clientes pelo site estar fora do ar.
 

5. Se quiser criar um site rápido, opte por uma plataforma de criação de loja


Uma opção muito procurada por quem não sabe criar sites é utilizar plataformas que são prontas para a criação de uma loja virtual.

São muitas as que existem no mercado, como por exemplo:

  • Shopify;
  • Wix;
  • LojaVirtUOL;
  • Webnode;
  • E muito mais.
 

Conclusão


Então, agora você já conhece as principais dicas que precisa saber para hospedagem de uma loja virtual de sucesso.

Tudo deve ser pensado de acordo com as suas necessidades, para que o seu sistema funcione de maneira eficiente e você não saia prejudicado.

Portanto, escolher uma hospedagem com boa disponibilidade, desempenho e um bom suporte técnico é essencial.

Se esse artigo lhe ajudou a tirar algumas dúvidas, deixe aqui o seu comentário.
Postagem Anterior Próxima Postagem