Sublimação para a estamparia

Sublimação para a estamparia: entenda essa técnica e comece a lucrar!

Sublimação é uma técnica rápida e versátil para a estamparia. É possível estampar diversos ítens em casa, com apenas alguns equipamentos. Saiba mais!

Dicas para quem está começando a técnica de sublimação

Você sabe o que é sublimação? Basicamente, é uma reação química na qual uma substância passa do estado sólido para o gasoso sem precisar se transformar em estado líquido.

É, de fato, um processo muito interessante para a química. Mas o que muitos não sabem é que essa reação é bastante usada no mercado de estamparia. Ou seja, para colocar estampas na sua camiseta, canecas, acessórios de decoração e muito mais.

A técnica de sublimação para estamparia é um sucesso entre os profissionais da área. Praticidade e rapidez são atributos das máquinas de sublimar e por isso, estão sendo cada vez mais usadas.

Tanta tecnologia aliada a uma necessidade do ser humano de mostrar seus gostos e preferências pelas roupas que usam e demonstrar carinho ao outro por meio de presentes personalizados, a estamparia é uma área em crescimento no país.

Se você está começando nessa área, pode parecer difícil. Mas, na realidade, a sublimação é fácil, precisa apenas de 4 equipamentos e muita dedicação – afinal, a demanda está alta!

Para te ajudar a começar com a sublimação, vamos te dar algumas dicas importantes. Caso já trabalhe com outra técnica de estamparia e quer saber mais sobre sublimação, vai se surpreender e começar a usá-la o mais rápido possível.

Acompanhe as dicas e comece seu próprio negócio lucrativo em casa: é possível e está mais perto de acontecer do que imagina!

Como é o processo de sublimação?

Como dissemos, sublimação é uma reação química. Mas não se preocupe, essa técnica de estamparia não exige seus conhecimentos nessa área ou experimentos malucos de química.

O processo da sublimação na estamparia é simples: basicamente, o desenho é impresso em um papel específico e será colocado sob a peça na qual será colorida. Com a ajuda do calor, essa estampa se transformará em uma substância gasosa e pigmentará o produto final.

Simples, certo? Basta os equipamentos corretos e fará esse passo a passo rapidamente, sem maiores dificuldades. Com a sublimação, é possível estampar uma grande variedade de itens, o processo é o mesmo para todos os produtos.

Ou seja, rapidamente conseguirá produzir uma camiseta estampada, uma caneca personalizada, um acessório e outros itens. Sua produção será alta e com isso, os lucros também.

O que é preciso para estampar com sublimação?

O melhor da sublimação é que é um processo simples. Pode ser feito até mesmo em casa, basta reservar um espaço para o equipamento – que é compacto, como verá a seguir – e pronto, tem sua própria estamparia.

Não faz barulho, nem precisa de silêncio ou qualquer outro requisito que pode dificultar abrir seu próprio negócio em casa. A estamparia precisa de 4 ferramentas ao todo para funcionar, além do seu esforço, claro. São eles:

O principal equipamento é a impressora sublimática. Esta máquina é essencial para essa técnica, sem ela, não será possível realizar o restante do procedimento. Tem um tamanho normal, igual as impressoras comuns.

Ou seja, cabe em qualquer lugar. O diferencial é que essas máquinas aceitam os produtos ideias para sublimação, como a tinta sublimática e o papel sublimático. Tem como substituir esses equipamentos? Não.

Se optar pela folha de papel sulfite, por exemplo, a estampa sairá fraca, sem vida. Este material sugará toda a tinta e não conseguirá entregar um bom resultado final. Então, são peças chaves nessa produção.

Outro equipamento fundamental é a prensa térmica, responsável por dar o calor necessário para que a reação química aconteça – como já explicamos anteriormente. Também é um produto compacto, não ocupa muito espaço e é prático.

Principalmente, não é perigoso. Então, para começar na estamparia com sublimação, a primeira dica é: compre os equipamentos e coloque a mão na massa!

Equipamentos de qualidade

Uma das dicas mais valiosas: não economize nos equipamentos. Procure sempre boas opções que caibam no bolso. A marca EPSON é conhecida por oferecer ótimas impressoras sublimáticas, por um preço justo.

São alternativas excelentes. Se optar por máquinas ruins, o barato vai sair caro. O produto final não fica bom e seus clientes perceberão a qualidade. As tintas sublimáticas são muito importantes, também compre de marcas confiáveis.

A EPSON também oferece essas tintas, além de outras marcas. Compre todos os equipamentos de qualidade e verá seu diferencial no produto final. Este fator impacta também na produtividade da sua estamparia, então, não economize!

Varie os produtos

A máquina permite uma grande variedade de produtos. Então, aproveite! Alcance mais pessoas vendendo mais ítens interessantes. Recomendamos as canecas, brindes, relógios de parede, calendário, azulejos, eco bags, matais, body de bebê, chaveiro, entre outros produtos.

Personalização é o grande diferencial e não o produto em si. Então, aproveite essa oportunidade do mercado e lucre muito.

Cuidado com o tecido ao sublimar

Alguns tecidos não pigmentam tão bem quanto outros. Por isso, para manter a qualidade e durabilidade da sua estampa nas roupas, opte por peças que tenham poliéster em sua composição – esse tecido segura mais a pigmentação por sublimação.

Quanto maior for a porcentagem de poliéster no produto, mais vivas serão as cores da estampa. Malha PP, malha PV e malha PA são alguns exemplos de bons tecidos. Outros que não têm poliéster na composição podem passar por um tratamento à base deste material.