Quanto tempo demora para aprender a desenhar

Quanto tempo demora para aprender a desenhar

Aprender a desenhar pode levar muito tempo para alguns e ser um processo rápido para outros.

Mas, existem algumas técnicas que funcionam bem para qualquer pessoa que coloque em prática e tenha disciplina.

Assim, hoje vamos falar um pouco sobre quanto tempo leva para desenvolver habilidade e como praticar de forma a melhorar seu aprendizado no desenho.

Por onde começar a desenhar

  Antes de qualquer coisa, você deve se educar a respeito do assunto.

Ou seja, leia tudo o que puder sobre desenho, assista a vídeos e procure por um bom curso de desenho para desenvolver algumas técnicas de desenho iniciais.

Dessa forma, você vai criar uma base para criar sua personalidade como desenhista.

De início, pode ser que não seja algo fácil. Mas, não desista diante da dificuldade e não interrompa seu processo de aprendizagem. Aliás, muito depende também do quanto você já sabe sobre desenhar.

Pode ser que você esteja partindo do zero, por isso, precisa de ajuda para aprender a desenhar o básico.

Ou então, você já tem noções, mas lhe falta prática. De qualquer forma, vamos ver como podemos aprender a desenhar.

Quais as formas de aprendizado?

  Na verdade, se você ainda é iniciante, verá seu progresso mais rápido. Afinal, quanto mais habilidade se tem, menor o progresso que se faz.

Sendo assim, se você puder fazer um curso intensivo de desenho por uma ou duas semanas, já verá um grande progresso.

Geralmente, os melhores materiais são bem caros e estão disponíveis em livros, vídeos, oficinas de desenho e aulas particulares.

Mas, se não tiver muito dinheiro para investir nessa etapa, procure por tudo o que você puder conseguir de graça: aulas de demonstração, livros usados, tutoriais na internet e materiais de desenho com avarias, que as lojas não podem vender.

E aqui vai um dica extra, comece estudando pelos fundamentos do desenho, pois eles serão a base de todos os seus desenhos, sem eles você nunca desenhará bem.

Quanto tempo vou levar para aprender a desenhar?

  Inicialmente, existia uma teoria de que uma pessoa precisa de 10 mil horas de prática para dominar completamente uma atividade. Porém, o autor do livro “As Primeiras 20 Horas: como aprender qualquer coisa…rápido” pensa diferente.

De fato, como o título entrega, ele defende uma teoria baseada em estudos científicos de que 20 horas são suficientes para que você aprenda a fazer algo, e bem.

No entanto, isso não significa que você será um desenhista profissional em 20 horas, ok?! Quer dizer que você pode aprender a desenhar, basicamente, nesse período de tempo.

E claro. Pra atingir as 20 horas você vai precisar ter disciplina nos desenhos, sem ela você vai desistir no meio do caminho.

Mas, qual o segredo? Vamos entender melhor a seguir, analisando as quatro etapas do método das 20 horas.

  • Remova as barreiras

Atualmente, é quase impossível focar a atenção em uma atividade só.

Afinal, temos a TV ligada o tempo todo, anúncios pipocando na tela do computador enquanto estudamos e notificações 30 horas por dia nos smartphones, isso mesmo, 30 horas!

De modo que, se você quer mesmo aprender a desenhar, entenda a necessidade de retirar essas distrações durante o seu aprendizado.

Desligue a TV, feche aplicativos de mensagens e baixe as aulas para assistir offline.

Dessa forma, você vai tirar mais proveito do tempo de estudo, mesmo que ele seja curto.

  • Pesquise as ferramentas para comparar seu progresso

Também conhecidas como ferramentas de autocorreção, os livros, vídeos e cursos sobre os quais falamos vão te dar os padrões para que se guie e corrija seus erros.

Como dito, as melhores ferramentas nesse sentido, são os livros.

  • Aprenda por etapas

Obviamente, é impossível aprender a desenhar tudo de uma única vez. Sendo assim, separe por categorias ou áreas como o rosto, por exemplo.

Nesse caso, você vai precisar subdividir, em olhos, nariz, boca, orelha, cabelos etc. Em seguida, passe para a próxima etapa.

Dessa forma, aprender a desenhar se torna um alvo alcançável e satisfatório.

  • Pratique cada atividade por 20 horas

Agora, já que eliminou as distrações, pesquisou por ferramentas para te orientar e definiu o que você quer aprender primeiro, você está pronto para começar as suas 20 horas de treinamento.

Lembre-se de que essas 20 horas devem ser cumpridas de acordo com sua condição.

Ou seja, divida-as em intervalos menores de tempo, para que o método seja produtivo.

Ao fim das primeiras 20 horas, você será capaz de realizar desenhos básicos do seu alvo escolhido, ou seja, se você decidiu começar pelos olhos, vai ter alcançado certo grau de habilidade.

Assim, estará pronto para partir para a próxima etapa do rosto.

  • Conclusão

Hoje vimos que é possível aprender a desenhar usando livros, vídeos e aulas de demonstração se, em seguida, você der os passos necessários para treinar por 20 horas em seu objetivo.

Aprender a desenhar deve ser algo divertido e que te dê prazer em realizar.

Sendo assim, esperamos que essas sugestões sejam de ajuda para que você consiga aprender as técnicas iniciais e, com o tempo, aprimorar suas habilidades.

Assim, vai poder se tornar um bom desenhista no seu tempo.