SEO - Backlinks

Você sabe como fazer backlink? Descubra agora!

Saiba como fazer o uso de links internos e externos e aumentar ainda mais o posicionamento do seu site no Google!

Se você ainda não sabe como fazer um backlink, continue lendo o artigo! Hoje ensinaremos como fazer um backlink e o que é preciso para adicioná-lo a uma estratégia de sucesso.

Em primeiro lugar, caso você ainda não saiba do que se trata esse termo, o backlink é uma técnica que, se utilizada da maneira adequada, pode gerar resultados muito positivos no que diz respeito ao maior ranqueamento e aumento de tráfego orgânico para o seu site.

Trata-se, basicamente, de links externos, ou seja, é o ato de fazer com que outras páginas façam links para a sua. Esse tipo de ação favorece a sua página não apenas diante do Google, mas também do leitor, que passa a enxergar autoridade na sua página, já que serviu como referência para outras.

O fato é que, muitos podem entender o que é backlink, mas ainda não sabem como fazer backlink. Neste artigo, selecionamos algumas dicas para ajudar você nesse processo. Vamos lá?

Produza um bom conteúdo

O primeiro passo, e o mais importante ao pensar na utilização de backlinks é a produção de um bom conteúdo.

Afinal, por que outras páginas fariam backlinks para a sua, se você não for referência em algum segmento?

Por isso, antes de aprender como fazer um bom backlink, você precisa garantir a percepção de outras técnicas básicas para blogposts e sites, como uma boa escrita gramatical, coesão e coerência, e um entendimento mínimo de marketing de conteúdo e SEO.

Posteriormente, você pode começar a gerar conteúdo de qualidade e com frequência, a fim de ter algo para oferecer ao seu público, como informação, conhecimento e, principalmente, a solução para os seus problemas e necessidades.

O mais importante é que, se você tem isso, os backlinks cumprirão a próxima etapa: a de dar visibilidade a um bom conteúdo. Isso porque, como foi dito acima, esse fator favorece o crescimento nas posições do Google, já que quanto mais referenciado, mais o algoritmo vai entender que as suas publicações são relevantes.

Por fim, lembre-se sempre de agregar valor e demonstrar que você possui um alto nível de conhecimento e capacitação na área em questão.

Lembre-se dos links internos

Os backlinks internos são aqueles em que você compartilha conteúdos da sua própria página para outras páginas do seu site.

É uma boa estratégia, e que deve sim ser combinada à linkagem externa. Isso é importante para que o usuário continue conferindo os seus conteúdos, permaneça mais tempo na página e comece a construir uma relação maior com a sua marca.

Por exemplo, da próxima vez que essa pessoa for buscar um conteúdo do mesmo segmento e aparecer na sua página, ela já terá uma experiência positiva, então a tendência é que ela acesse o seu artigo.

Portanto, lembre-se que os backlinks SEO também podem ser usados internamente e explore isso da melhor maneira, pois pode ocasionar inúmeros benefícios para o seu site.

Não utilize em excesso

Uma outra dica de como fazer backlink de uma forma positiva é moderar no uso.

Claro, não podemos deixar de fazer um bom uso desse recurso e com frequência, em toda a produção de conteúdo que fizermos. No entanto, tudo em excesso é ruim.

O Google pode ver como uma estratégia com o intuito apenas de rankear melhor e não o seu uso saudável, para oferecer uma boa experiência ao usuário, por exemplo.

Sendo assim, lembre-se de utilizar os seo backlinks internos e externos com cautela e dessa forma, o conteúdo ficará ainda mais otimizado para os mecanismos de busca.

Associe com as Redes Sociais

Outra técnica que pode auxiliar no marketing de redes sociais e no seu site ou blog é fazer links com as redes sociais.

Em primeiro lugar, é uma boa dica porque leva as pessoas a acompanharem outros formatos de conteúdo produzidos por você. Em segundo lugar, isso pode te ajudar a criar um maior relacionamento e engajamento com esse público-alvo.

Isso porque, você pode convidar as pessoas a tirarem dúvidas, usar CTA ‘s para conferir conteúdos exclusivos e diários e muito mais. É basicamente uma forma de unir o útil ao agradável e aproveitar as oportunidades.

Faça uma pesquisa de mercado

Estudar os concorrentes e fazer um monitoramento de resultados também é importante para você ter uma ideia do que pode ser feito.

Por isso, fazer uma pesquisa de mercado é uma boa dica para favorecer o seu empreendimento digital. Sendo assim, você pode recorrer a algumas ferramentas que auxiliam nesse tipo de métrica.

Afinal, o monitoramento dos backlinks não precisa ser apenas na sua página, mas a concorrência também é objeto de estudo.

Construa parcerias de backlinks

Alguns sites oferecem serviços de parcerias com o intuito de melhorar a geração de tráfego orgânico nas pesquisas do Google. Um deles é a plataforma Guest Posts.

Os Guests Posts são uma boa estratégia para troca de backlinks qualificados. Afinal, tratam-se de textos produzidos por outros autores.

Sendo assim, em todo esse  processo, auxiliamos você a construir parcerias relevantes para o seu negócio, a depender do nicho de atuação e dos objetivos finais.

O fato é que essa troca pode ajudar a potencializar seus conteúdos e construir uma autoridade no seu segmento.

Desse modo, você pode utilizar essa estratégia ao seu favor, principalmente se você deseja aprender na prática como fazer backlink de forma qualificada.

Conclusão

E então, agora você sabe como fazer backlink?

Esperamos ter ajudado você a dar os primeiros passos para o uso de backlinks. Afinal, é uma ferramenta muito importante para fazer o seu site alcançar o topo das posições do Google e gerar maior visibilidade para o mesmo.

No mais, é uma honra para nós da Guest Posts poder ajudar você a melhorar ainda mais o seu conhecimento sobre SEO e sobre como fazer backlink para proporcionar resultados ainda mais positivos.

Acesse nossa página e confira outros conteúdos completos e exclusivos como esse!