Manutenção de ar condicionado

Manutenção de ar condicionado: entenda quando fazer!

Fazer manutenção preventiva de ar condicionado é essencial para mantê-lo funcionando bem por mais tempo. Entenda como e quando fazer!

Quantas vezes por ano preciso fazer manutenções no meu ar condicionado? Entenda!

Você sabia que para o ar condicionado funcionar bem e durar muitos anos, é preciso ter alguns cuidados frequentes?

Muitas pessoas não sabem, mas fazer essas manutenções no ar condicionado é fundamental. Ao contrário do que imaginam, este aparelho exige mais do que uma boa instalação.

Ou seja, não é só comprar e colocá-lo na parede. Os cuidados básicos e técnicos são essenciais para evitar gastos desnecessários e problemas de saúde em quem usufrui do aparelho.

É isso mesmo! O uso incorreto dessa máquina pode ocasionar problemas de saúde respiratória, principalmente em crianças e idosos. Também pode agravar alguns quadros clínicos, como a asma.

Então, para unir as vantagens de ter um ar condicionado – que são muitas – com a segurança e economia que deseja, é preciso fazer os cuidados necessários com frequência. Alguns deles são chamados de manutenção preventiva.

Afinal, o que é essa manutenção? É isso que entenderá ao longo do conteúdo. O ar condicionado já faz parte da rotina de milhares de pessoas no Brasil. Está se popularizando e ganhando espaço nos ambientes pessoais e profissionais.

Além de casas, esse equipamento é aliado de muitas empresas e escritórios. De fato, este aparelho proporciona bem estar e maior qualidade de vida às pessoas. Principalmente, em dias quentes.

Entenda, então, como ter todos estes benefícios sem maiores preocupações e dores de cabeça. Os cuidados são simples, alguns podem ser feitos em casa rapidamente.

Não deixe a manutenção de lado, tome os cuidados e estará garantindo a segurança, qualidade de vida e economia que você e sua família merecem. Acompanhe.

O que é manutenção preventiva de ar condicionado?

Manutenção preventiva de ar condicionado é um conjunto de medidas que visam eliminar as pequenas falhas do aparelho para que não se tornem problemas maiores no futuro.

Ou seja, são cuidados que visam a conservação do aparelho. O que é feito durante este procedimento? São diversas medidas, como a limpeza do ar condicionado e da mangueira de drenagem e a higienização da bandeja de drenagem.

A verificação do encaixe das aletas, revisão da situação dos cabos elétricos no compressor e do sensor de temperatura (caso exista) também são cuidados importantes que devem ser tomados periodicamente.

No momento da manutenção preventiva, também é feito o ajuste dos parafusos do gabinete e identificação de falhas nas bobinas e compressores. Todas essas medidas são importantes para evitar uma série de problemas.

Entre eles, o mau cheiro, baixa climatização, barulhos inconvenientes, vazamento de água, consumo excessivo de energia elétrica, desgastes das peças, acúmulo de sujeiras, quebras de peças importantes, entre outros diversos transtornos.

Com tudo isso dito, fica evidente o quão importante e urgente é fazer essas manutenções regularmente. Profissionais indicam que o custo com uma falha mais grave do ar condicionado é 10 vezes maior do que o com a manutenção da máquina.

A questão é: qual a frequência mais indicada para esses cuidados? Como verá a seguir, algumas medidas são tão simples, que podem ser feitas por você mesmo quantas vezes forem necessárias.

Afinal, quantas vezes ao ano é preciso colocar essas medidas em prática?

O tempo necessário para a manutenção de ar condicionado é relativo. Se atente às descrições e recomendações do fabricante – geralmente esta informação está no manual. No geral, é recomendado que esses cuidados sejam feitos periodicamente.

Em ambientes que usam pouco do ar condicionado, como casas e apartamentos, deve fazer este procedimento pelo menos uma vez ao ano. Se puder fazer mais vezes, melhor ainda. Principalmente a limpeza do aparelho.

Medida que pode ser feita por você mesmo, com um pano úmido. A limpeza do filtro é mais complexa, mas com muito cuidado, também pode ser realizada em casa, já que precisará remover a peça e depois colocá-la novamente.

Consulte o manual. Em escritórios e locais que usam mais essa máquina e tem maior fluxo de pessoas, recomenda-se que faça a manutenção preventiva a cada seis meses.

Lembrando que não precisa fazer todas as medidas de uma só vez e os cuidados mais técnicos precisam ser feitos por profissionais. A higienização e limpeza do ar condicionado podem ser feitas quantas vezes forem necessárias.

A qualquer sinal de falha, chame os profissionais e evitará muitas dores de cabeça.