Alisadora de concreto: O que é, modelos e como usar

Uma alisadora de concreto é usada para criar um acabamento nivelado e alisamento em uma grande área plana de piso de concreto. Exemplos de lugares como um piso interno de galpões logísticos, shoppings ou uma laje de pátio vazada para um deck.

Dependendo do modelo, alisadoras podem medir entre 24 a 48 polegadas de comprimento e vêm em três tipos: flutuante, final e combinado que vamos ver com mais detalhes a seguir.

Além disso, esses equipamentos usam lâminas simples ou múltiplas que giram em uma gaiola de segurança para facilitar os trabalhos e ganhar mais eficiência durante as obras em pisos industriais.

Então hoje vamos descobrir como usar uma alisadora de concreto e conhecer alguns aspectos desse equipamento incrível.

Para que serve uma alisadora de concreto

Uma das maiores vantagens de se usar uma alisadora de concreto é a otimização do trabalho. Isso porque sua principal função é alisar uma superfície depois de despejar o concreto, promovendo um melhor nivelamento do material.

É importante escolher o tamanho certo da alisadora para o tipo de trabalho que será realizado. Para trabalhos menores, as lâminas normalmente precisam ter entre 24 e 36 polegadas.

Também é importante ressaltar que existem diferentes tipos de lâmina a ser utilizada. Hoje no mercado existem dois tipos que são os mais conhecidos: as lâminas flutuantes e de acabamento. Há também um tipo híbrido, conhecido também como lâmina combinada. Ela pode suavizar o concreto em apenas uma passagem.

Em trabalhos maiores, suas lâminas devem ter entre 36 e 48 polegadas, exceto nos cantos, onde você precisará mudar para uma lâmina de 24 polegadas.

Tipos de alisadora de concreto

Uma boa alisadora de concreto deve apresentar proteção em sua rotação e com isso fazer com que haja um distanciamento dos pés do operador do equipamento para reduzir os riscos de acidentes em obras, além de proporcionar maior segurança.

Os dois tipos de modelos mais conhecidos no mercado são as alisadoras elétricas e de gasolina. Ambas possuem a mesma eficiência e custo bem parecidos. Os tipos de lâminas mais mais comuns são:

Acabamento: As lâminas de acabamento são usadas para concluir o trabalho. Mas, as lâminas não precisam ser mantidas planas. Em vez disso, elas precisam correr a todo o passo, bem como a toda velocidade. Se o trabalho desejado for no concreto poroso, você precisará da pressão máxima possível.

Flutuante e nivelador: A flutuação é feita para distribuir uniformemente a carga da máquina sobre o concreto, a fim de obter um nivelamento uniforme. Também para que as lâminas funcionem bem, a velocidade da colher de pedreiro não deve ser maior ou menor que 3/4.

Como usar uma alisadora de concreto

Algumas medidas básicas devem ser tomadas antes de começar a operar o equipamento, como verificar se há gasolina suficiente no motor(caso não seja um modelo elétrico), o óleo do motor e da caixa de engrenagens.

Apesar de uma alisadora ser de fácil manuseio, é importante conhecer o equipamento antes de usar.

Alguns componentes que fazem parte do equipamento são:

  • Alça: é um dispositivo de direção para o operador orientar a espátula.
  • Caixa de engrenagens: é a conexão entre o motor e o conjunto de aranha que tem o trabalho de fornecer energia.
  • Motor: é a força que impulsiona a espátula.
  • Lâminas: Estão localizadas como parte da montagem e se movem continuamente, utilizando a energia do motor.
  • Montagem: é bem conhecida como montagem de aranha.
  • Anel de segurança: garante proteção às lâminas.

A alisadora de concreto é um equipamento indispensável para melhorar o acabamento, a planicidade e também para poupar tempo em trabalhos de nivelamento em pisos de concreto. Afinal, toda obra de piso deve ter como objetivo buscar mais eficiência, produtividade, melhor acabamento e rapidez na conclusão.

Alisadora de concreto