Saiba como usar o WhatsApp para vendas e gerenciamento de clientes 

O WhatsApp para vendas é uma alternativa que está em alta para aumentar conversões e sair das formas tradicionais de fazer marketing personalizado. Esse aplicativo baixado no mundo todo tem a capacidade de automatizar atendimentos e aproximar a empresa do cliente.

A ferramenta é uma poderosa oportunidade de negócios por atrair o interesse dos usuários e alcançar mais pessoas integrando plataformas e outras tecnologias. No entanto, para explorar todo o potencial das aquisições pelo mensageiro é preciso ter um WhatsApp API. 

Assim, leia este artigo até o final e entenda como usar esse recurso para impulsionar seu negócio e se comunicar com sua audiência por meio das melhores abordagens.

Saiba mais!

Por que o WhatsApp para vendas é importante?

O WhatsApp é o app mais usado por brasileiros e está na tela inicial dos smartphones de 54% da população.

Ainda mais, a troca de mensagens com o intuito comercial ultrapassou a marca de 251% em 2021 em comparação com o ano anterior. Portanto, investir nesse recurso em sua empresa é um modo inteligente de usar essa ferramenta e não desperdiçar oportunidades para encantar seus clientes.

Logo, o WhatsApp para vendas acelera seus negócios e sua versão Business melhora a forma de se comunicar com os usuários.

Engaje seu público e descubra como utilizar essa ferramenta com a versão para empresas e o serviço de WhatsApp Business API.

O que é preciso para usar o WhatsApp para vendas?

O WhatsApp Business API é uma versão evoluída do WhatsApp Business voltada para empresas de médio e grande porte.

A intenção desse serviço disponibilizado pelo aplicativo é atender altos volumes de atendimento e ajudar a aumentar as vendas de negócios que já tenham o app empresarial.

Assim, o WhatsApp API é o recurso mais completo, pois possibilita integração com chatbots para automatizar conversas e outros tipos de softwares de gestão.

Implementá-lo na sua empresa é uma ótima estratégia para gerir com qualidade o atendimento de seu negócio. Além de otimizar o tempo dos colaboradores com acesso a estatísticas e a escalabilidade com o envio de mensagens automáticas.

Veja as melhores maneiras de usar o WhatsApp Business a seguir.

Como usar o WhatsApp Business?

Não sabe como atrair novos clientes e se comunicar da melhor forma com eles?

Separamos 4 dicas para facilitar seu uso e se aproximar dos usuários com as estratégias certas para vender todos os dias pelo WhatsApp.

Transforme essa ferramenta em um canal de vendas em sua empresa com sucesso aplicando passos práticos e importantes de como utilizar o aplicativo mais baixado no país.

Assim, incorpore cada estratégia em seu atendimento, marketing e processo de vendas. 

1. Use listas de transmissão

Aproveite a praticidade de usar o WhatsApp para vendas e utilize as listas de transmissão para enviar mensagens a diversos contatos.

Essas listas facilitam o compartilhamento de informações, mandando uma única mensagem aos usuários com a sensação de uma conversa um para um.

Ou seja, é uma alternativa melhor do que criar grupos, normalmente mais incômodo para as pessoas e também mais impessoal.

A mensagem deve ser criada de acordo com seu funil de vendas para atingir o objetivo esperado e realmente aumentar as conversões em seu processo de atendimento.

Adapte as listas de transmissão para que elas sejam cada vez mais úteis como uma alternativa no WhatsApp.

2. Aproveite a função catálogo

A função catálogo na conta WhatsApp Business foi liberada para facilitar a exposição de produtos.

Ela merece destaque, pois foi criada para disponibilizar o produto ou serviço por meio de fotos, com o valor e descrição.

É possível ter um link para redirecionamento e tornar o processo de vendas mais rápido, além de dinâmico.

Portanto, faça o upload de cada item no WhatsApp pelas configurações de sua conta e acrescente praticidade clicando em ‘catálogo’.

É fácil e em seguida basta colocar as informações junto a imagem de uma forma acessível aos consumidores.

Assim, mostre o seu negócio como uma vitrine pelo aplicativo.

3. Envie conteúdos de valor

O marketing de conteúdo é relevante para qualquer empresa que pretende mostrar seu valor indo além da divulgação dos produtos e serviços.

Logo, envie mensagens que estreitam o relacionamento com prospects e clientes. 

Para isso, atraia e engaje o consumidor com textos, áudios ou vídeos voltados para sua audiência que sejam materiais valiosos.

Por exemplo, gere interesse enviando dicas práticas e ganhando a confiança do consumidor. Aproveite também o WhatsApp para vendas nesse formato que vai além do envio de promoções e ofertas diretas, cativando o cliente e se aproximando dele.

Assim, suas mensagens agregam maior valor no contato com o usuário.

4 – Automatize tarefas

Implemente um atendimento automatizado ao mesmo tempo que personalizado pelo WhatsApp.

O uso de chatbots facilita a rotina, melhora a satisfação do cliente e aumenta a produtividade da equipe.

Além disso, permite múltiplos atendimentos respondendo solicitações e dúvidas frequentes, uma evolução na prática do processo de suporte da empresa.

E o melhor, encantando clientes que recebem suas respostas rapidamente e com conversas qualificadas, já que o assistente virtual inteligente explora as integrações para ser cada vez mais assertivo.

Ou seja, automatizar as tarefas pelo WhatsApp é mais uma grande vantagem disponível com a API do aplicativo nas estratégias de aumento das vendas, profissionalizando o atendimento.

Tenha a API do WhatsApp

Agora, entenda como implementar o WhatsApp Business API e usar o WhatsApp para vendas da melhor forma.

Essa solução para evoluir seu atendimento está disponível após a aprovação da plataforma.

Mas como consegui-la? A sua empresa precisa fazer uma parceria com um provedor autorizado de soluções globais (Solution Partner ou Solution Provider) para que seja possível desenvolver o serviço.

Essa empresa faz parte do diretório de parceiros do Facebook e conecta um sistema de comunicação inteligente ao WhatsApp.

Assim, o WhatsApp para vendas fica disponível como uma experiência de alto nível para aumentar suas conversões e gerenciar os leads com qualidade. E então, quando a sua empresa vai aplicar todos esses benefícios e escalar seus ganhos?

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