Como cuidar de suculentas

As suculentas são espécies de clima quente muito fáceis de cuidar, mas, qualquer erro pode matar sua planta. Confira abaixo as dicas que a equipe do GPA Brasil têm para você.

A classe das suculentas se divide em diversas espécies que armazenam água no caule ou nas folhas, como a babosa e o cacto, por exemplo.

Apesar de fáceis de cuidar, podem ser deixadas de lado pela fama de serem resistentes, mas existem passos para cuidar adequadamente dessas plantas.

Confira abaixo dicas de como cuidar de suculentas.

Como cuidar das Suculentas

Como regar sua suculenta

A rega da suculenta é muito simples de ser feita, principalmente sabendo que essas plantinhas, assim como os cactos, são originais de países quentes e com muita incidência solar.

Para molhá-la recomendamos que você use um borrifador, pois, será mais fácil controlar a quantidade de água que cairá na planta sem encharcar o solo.

O importante é não encharcar o substrato, já que as suculentas não são espécies que vivem bem em terra úmida e sim, em solos bem drenados.

O ideal é que você molhe 1 vez por semana, observando bem os sinais que as folhas da planta dão com a quantidade de água que você aplica.

Nas estações mais frias como inverno e outono, diminua a frequência e adote um intervalo de 15 dias entre as regas, pois, são estações em que a água evapora lentamente.

Como deve ser o solo

O solo para uma suculenta deve ter boa drenagem, ou seja, permitir que a água escoe sem problemas por dentro do vaso.

As plantas que compramos geralmente são colocadas em terras mais compactas, o ideal é que você troque por um solo melhor e mais solto, assim, sua planta viverá muito mais.

O vaso ou os vasos devem ser com furos embaixo para que a água tenha por onde sair e não acumule nas raízes apodrecendo a planta e matando-a.

A melhor opção é um composto 10-10-10 por possuir uma boa concentração de NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio), são fáceis de encontrar em lojas da sua cidade ou através da internet.

Você poderá escolher um vaso de plástico pequeno, são baratos e fáceis de encontrar ou, um recipiente decorado para trazer mais alegria ou elegância ao ambiente. Talvez essa seja uma das dicas mais importantes do texto sobre como cuidar de suculentas.

Qual o melhor ambiente

Por serem de clima quente, as suculentas gostam de locais com temperaturas mais altas, o ideal é que você a coloque na área externa da casa.

Mas, se você mora em apartamento sem quintal, deixe-a próxima da janela ou, em qualquer lugar da casa que entre luz do sol.

As suculentas precisam de no mínimo 3 horas de sol diariamente, sim, elas precisam ser expostas ao sol todos os dias para se desenvolverem fortes e bonitas.

Mas, não exagere, as folhas são tão delicadas que podem queimar.

Prefira os primeiros horários da manhã ou os últimos da tarde, quando o sol está mais fraco.

Se você quer colocar sua suculenta no jardim, por exemplo, nossa dica é acostumar com o sol aos poucos. Na primeira semana, 3 horas de sol, na segunda, 4 horas e assim por diante.

Nenhuma espécie dessa planta gosta de sombra ou escuro, se você usar para decorar um cômodo que não entre muita luz solar, precisará tirá-la em algum momento do dia.

Como podar

A poda é muito simples, mas, nem todas as situações pedem a poda, esteja atento (a).

Para podá-la, basta remover as folhas murchas e secas, as pétalas podem deixar de serem lisas e ficarem enrugadas quando apodrecem ou secam.

Entretanto, antes de arrancar a folha, você deve observar quais os fatores que influenciaram esse comportamento da planta e tentar resolvê-lo e, recuperar a folha murcha.

Quando molhadas em excesso, as suculentas podem apresentar folhas murchas amarronzadas ou amareladas, diminua a quantidade de água na rega como teste.

Outro problema frequente é oferecer pouca água, é comum as pessoas pensarem que essa espécie quase não gostam de água.

Outro fator que pode influenciar as folhas é a falta de nutrientes necessários para o bom desenvolvimento da planta.

Lidando com pragas

As principais pragas nas suculentas são os pulgões e as famosas cochonilhas. Essa dica não poderia faltar em um texto sobre como cuidar de suculentas.

Esses seres são presentes quando as plantas estão no jardim, principalmente próximas às outras.

Se você notar o enrugamento repentino das folhas e brotos novos, pode ser o pulgão. Para removê-lo, faça uma solução caseira com detergente, fumo e água. Aplique e espere.

As cochonilhas podem ser notadas pelas teias que deixam, é fácil confundir com a presença de aranhas.

Para tirá-las, passe nas folhas uma bucha ou pano embebido em água ensaboada.

Como fazer o replantio

Recomendamos que você replante logo ao levar a planta para casa, pois, o solo pode ser compacto demais e fazer com que a água acumule no vaso, apodrecendo as raízes.

Mas, outra forma de replantar, caso você queira novas suculentas em casa é arrancando uma das pétalas e colocando suavemente a terra.

A parte que estava grudada na planta deverá ficar sempre pra baixo. Logo mais você terá novos brotos.

Viu como é fácil? Siga nossas dicas e terá sua suculenta por muitos anos em casa e saberá como cuidar de suculentas da melhor forma.

como cuidar de suculentas