Vantagens de morar em bairro comercial e como calcular valor do imóvel

Nem sempre é fácil escolher entre morar em um bairro residencial ou comercial. Isso porque, os dois têm suas vantagens e nem sempre paramos para avaliar as opções.  

De um lado a calmaria dos bairros residenciais, de outros as comodidades dos locais mais próximos dos grandes centros comerciais. Está em dúvida quanto a essa escolha? 

Continue a leitura e confira as vantagens do bairro comercial e por que este pode ser mais interessante para você.

Residencial ou comercial: como escolher um bairro para morar

Antes de escolher entre um bairro comercial ou residencial, o ideal é pesar os prós e os contras de cada localidade e também avaliar suas prioridades em relação à moradia ideal. 

Leve em consideração que, enquanto em um bairro residencial os atrativos são a tranquilidade e o sossego, no seu contraponto, a praticidade é a palavra que domina, por estar localizado próximo aos serviços e comércios mais essenciais.

Os bairros residenciais também são mais procurados por aqueles que buscam uma maior sensação de segurança. Por outro lado, alguns podem enxergar nesses locais a falta de alternativas para lazer, compras e mesmo saídas noturnas.

Para alguns, essa falta de movimento pode então tornar a atmosfera do bairro um pouco mais sombria e pouco atrativa. 

Ao contrário do bairro comercial, que se caracteriza por ter movimento mais prolongado e comércios mais próximos, além de outras vantagens tais como: restaurantes, opções de lazer e cultura, assim como serviços essenciais.

Claro que os bairros comerciais também tem seus problemas. Talvez o maior seja o custo de vida, principalmente no que se refere a imóveis. Por isso, é importante saber como calcular valor do imóvel para venda, para escolher com segurança.  

No entanto, este fator também é variável, visto que em alguns bairros residenciais, a propriedade é mais cara do que próximo ao comércio.

O que tem de melhor?

Como já vimos, a escolha entre um bairro comercial e residencial depende das suas prioridades. Para te ajudar, separamos algumas vantagens dos locais mais próximos aos grandes centros. 

O primeiro ponto é a grande diversidade de serviços que os bairros comerciais oferecem. Ou seja, as facilidades oferecidas por este local serão grandes diferenciais.

Outra consideração é que nem sempre o bairro comercial está tão movimentado.  Esses locais também possuem seus momentos mais quietos, proporcionados os desejados momentos de tranquilidade. 

Mas, a principal vantagem quando se fala em morar em um bairro comercial, é estar perto de tudo que é útil no cotidiano:

  • Farmácias;
  • Hospitais;
  • Shoppings;
  • Hipermercados e outras grandes lojas de varejo;
  • Empresas de materiais de construção;
  • Mecânicas e borracharias;

Contudo, não se trata apenas de ter um shopping ou restaurante por perto, mas sim de ter acesso a diversas opções de serviços, dos mais variados que você poderia imaginar.

A busca por algo de qualidade e com o preço desejado também se torna muito mais simples. Isso porque, não é necessário que você se desloque para regiões distantes para obter um determinado produto ou serviço.

Tudo se torna mais cômodo e prático e pode, inclusive, representar uma redução de gastos, especialmente com transporte. 

Conclusão

Apesar dos preços em um bairro comercial serem um pouco mais elevados, ainda pode valer a pena optar por morar em um desses locais. Isso porque, os benefícios próximos compensam esse aditivo no preço.

Contudo, é sempre importante calcular o valor do imovel para venda, pois é sempre bom também fazer um comparativo financeiro. Para isso, o ideal é sempre contar com os profissionais qualificados ou ferramentas adequadas.  

Para aqueles que desejam apostar em bairros comerciais e investir em um imóvel neste, a CashMe oferece as melhores propostas de empréstimo home equity que o mercado pode ofertar a seus clientes. Aqui na CashMe, tudo é possível. Faça uma consulta conosco hoje mesmo e coloque seus sonhos para fora do papel!

Vantagens de morar em bairro comercial e como calcular valor do imóvel