Casa de temporada: vale mais a pena comprar ou alugar?

Quando procuramos por uma propriedade para tirarmos nossas tão sonhadas férias, esta não é uma escolha tão simples quanto possa parecer. Casa de temporada é realmente um investimento válido?

Alguns diriam que sim, por certos fatores que vêm acompanhados a esta, enquanto outros discordam totalmente desta opinião, visto que existem contras para tal a aquisição destas.

Portanto, no artigo de hoje, apresentaremos a você, nosso caro leitor, pontos que demonstram que comprar uma casa de temporada pode ser útil, ao mesmo tempo que pode ser um problema.

Aproveite e boa leitura!

Casa de temporada nem sempre é a melhor decisão

Talvez um dos sonhos mais cobiçados pelas pessoas, depois da casa própria, ter uma casa de temporada em algum lugar relaxante acaba por ser extremamente interessante, ao ponto de virar um objetivo.

Não que esta não possa ser o sonho de alguém, mas, é necessário pesar os prós e contras antes de simplesmente adquirir uma destas. Ainda que muitas vantagens as acompanhem, as desvantagens também vem inclusas.

Por mais que este seja um local para relaxarmos, o mesmo também exige certa atenção a alguns detalhes. A seguir, apresentaremos alguns fatores que as tornam interessantes, assim como alguns contrapontos. Começando por:

Vantagens de uma casa de temporada

Nem de todo o mal são feitas as casas de temporadas. Afinal, estas possuem muito mais benefícios além de se tornarem um local para descanso e retiro desta rotina absurda em que vivemos dentro de uma cidade grande.

Dois destes benefícios são:

Sem necessidade de espera

Afinal, aqui estamos falando de uma propriedade que se encontra em seu nome. Ou seja, ela é sua para vir quando bem quiser e entender, sem precisar de buscas prolongadas, filas ou reservas para conseguir um espaço para aproveitar o descanso.

Além disso, esta não precisa de agenda. Quando a vontade de ir para tal vier, a única necessidade verdadeira é arrumar as malas e encher o tanque do carro, se aprontando para pegar a estrada.

Logo, a mesma se trata de um retiro pessoal de fácil acesso, que não depende das nuances de preço, dificuldades em acesso, problemas com proprietários, ou qualquer outra preocupação que possa afetar sua viagem.

Alugueis são bons lucros

Independente do local em que sua propriedade se encontra, em alta temporada esta poderá ser muito rentável para seu bolso. Claro que isto irá variar de acordo com o tamanho e a localidade, tendo um preço flutuante.

Isto significa que a mesma não se torna um prejuízo caso decida deixá-la de lado durante o feriado prolongado ou as festas. Os preços são atrativos tanto para os interessados, quanto para os donos.

Sendo assim, a mesma não perde o seu valor. Claro que, quanto mais investir nessa, tal como colocar uma piscina, um campo de futebol, entre outras coisas, seu preço apenas aumentará.

Para aqueles que desejam investir na casa de temporada, a CashMe oferece as melhores vantagens de empréstimo home equity.

Vale, e muito, a pena investir em infraestrutura não apenas para o seu lazer, mas para o benefício tanto de proprietário quanto de investidor, tornando o local rentável, principalmente em épocas movimentadas.

Desvantagens de uma casa de temporada

Assim como dito anteriormente, não apenas de vantagens estas são feitas. Existem alguns contras que devemos levar em consideração antes de comprar uma, fazendo com que o aluguel se torne uma opção agradável.

Duas destas são:

Cuidados com o local

Toda propriedade deste tipo precisa de um caseiro, além de alguém que vá fazer a faxina neste, e também outra pessoa para poder limpar exclusividades tal como a própria piscina.

Logo, uma pequena equipe é necessária, o que, por si só, acaba gerando custos que, dependendo, podem se tornar prejuízos para o dono do local.

E este é um serviço que acaba por se tornar necessário. Afinal, você não estará lá para cuidar do mesmo, fazendo com que, caso haja a ausência de tais profissionais, este fique com uma aparência abandonada, tornando-se inóspito tanto para suas férias quanto para aqueles que alugarem seu bem.

Desuso

É muito comum que diversos proprietários acabam parando de ir ao local, não o colocam para alugar, não contratam alguém para limpar, enfim, deixam o imóvel cair em esquecimento e desuso.

Logo, este apenas irá acumular diversos prejuízos, o tornando ruim para vender, visto que será necessária manutenção e reaver as obrigações fiscais, irá perder o valor devido ao desgaste temporal, entre outras consequências.

Diversas são as razões para que isto aconteça. Logo, se não possui mais interesse neste, o mais recomendável é vendê-lo, evitando uma série de problemas futuros.

Casa de temporada é uma decisão a se pensar

Ainda que possua de seus problemas, para aqueles que usufruem destas, diversas são as vantagens, além das aqui citadas. Logo, se pretende adquirir uma, pense muito bem no local, para que não se arrependa e sofra com os contras desta decisão.

Casa de temporada