Qual médico trata ansiedade e depressão?

A vida nos expõe a problemas ou experiências que são, às vezes, inevitáveis.

Nessas situações, nós podemos sentir tristeza, desmotivação ou frustração, e esses momentos geralmente não duram muito tempo, e você consegue lidar com tudo isso e ter de volta seu bem-estar emocional.

No entanto, se esses sintomas de ansiedade ou depressão se tornarem persistentes, é importante consultar um médico.

Mas qual médico trata ansiedade e depressão?

Nesse artigo, vamos mostrar não apenas qual médico procurar em caso de ansiedade e depressão, mas também explicar um pouco mais o que é ansiedade e depressão, e quais os tratamentos indicados.

O que é ansiedade?

A ansiedade é um fenômeno fisiológico natural, que praticamente todas as pessoas sentem.

Você pode sentir uma inquietude ou mesmo medo em razão de pressões profissionais, com receio de falar em público, antes de uma entrevista de emprego…

A pessoa pode sentir os batimentos cardíacos mais acelerados, problemas de sono, maior transpiração e, às vezes, dificuldades para respirar.

Geralmente, essas alterações desaparecem rapidamente.

A ansiedade pode até representar um papel positivo, fazendo com que você aprenda a reagir diante de um perigo, por exemplo. 

No entanto, a ansiedade pode se tornar uma doença que associa diferentes sintomas (psicológicos, físicos e comportamentais) e causa um sofrimento e impactos importantes na vida cotidiana.

Nesse caso, estamos falando de transtorno de ansiedade, e na realidade, existem vários tipos, por exemplo, ansiedade generalizada, fobias, transtorno de pânico, entre outros.

Em determinados tipos de transtornos, saiba que contar com o auxílio de um terapeuta é essencial, até para te ajudar a descobrir o que está por trás dessa ansiedade.

E a depressão?

O fato de se sentir triste, um pouco deprimido ou com dificuldades para dormir, não significa obrigatoriamente que se trata de um quadro de depressão.

Isso tudo faz parte da vida, e todos experimentamos esses sentimentos, alguns momentos mais tristes e outros mais otimistas.

Lembrando, mais uma vez, essas variações de humor não devem ser confundidas com o que sente uma pessoa depressiva.

Para poder falar de depressão, é necessário:

  • Que essas variações de humor sejam múltiplas e bem caracterizadas;
  • Que elas se manifestem de maneira quase que permanente, durante um período superior a duas semanas;
  • Que elas afetem sua vida cotidiana, como dificuldade ou incapacidade de se levantar da cama, ir ao trabalho, sair para fazer uma caminhada, etc.

A depressão é uma doença que, por razões diversas, está associada a uma alteração do funcionamento do cérebro: ela afeta o corpo como um todo, assim como a personalidade.

Por fim, apenas ter vontade para sair dessa situação não é suficiente. Daí a importância de buscar um profissional capacitado e iniciar o quanto antes o tratamento.

Qual médico trata ansiedade e depressão?

Em um primeiro momento, você deve procurar um médico psiquiatra para fazer o diagnóstico correto.

Isso porque, é necessário levar em conta um conjunto de sintomas e o estado da pessoa, seus antecedentes, sua personalidade, etc. E somente um profissional habilitado é capaz de diagnosticar.

Vale mencionar que a depressão e os transtornos de ansiedade são duas doenças psíquicas diferentes, mesmo se elas possam ter sintomas parecidos e se certos sintomas de ansiedade possam estar presentes em caso de depressão.

Essa distinção é muito importante, particularmente no que diz respeito ao tratamento, e em um primeiro momento, o psiquiatra é o profissional que você deve procurar.

No caso de ansiedade e depressão, os pacientes respondem bem a dois tipos de tratamento: a terapia e o uso de medicamentos, que podem ser administrados isoladamente ou juntos.

No caso da terapia, muitas pessoas têm optado por buscar psicólogos online, muito em razão da praticidade, já que podem fazer as sessões no conforto de suas casas.

Quanto aos medicamentos, apenas um médico psiquiatra pode receitar, que normalmente são os ansiolíticos e antidepressivos.

Seja para tratar a ansiedade ou depressão, tenha em mente que é essencial iniciar o tratamento o quanto antes, e assim, ter sua vida de volta!

qual-medico-trata-ansiedade-depressao