Peças usinadas em poliacetal

Uma alternativa mais viável para projetos que contam com características específicas e que necessitam de equipamentos mais resistentes e de alta qualidade, são as peças usinadas de poliacetal. Estas são em geral buscadas em situações onde há a necessidade de um desempenho maior, que não pode ser obtido através de outros tipos de peças usinadas.

Entretanto, ao contrário de outros materiais utilizados nas peças usinadas, o poliacetal não é um material muito comum, e, portanto, há pouco conhecimento a respeito de suas vantagens e aplicações por parte da maioria das pessoas. E por consequência, existem também poucas empresas que possuem uma especialização neste tipo de material.

Desta forma, ainda existem muitas dúvidas a serem sanadas a respeito deste tipo de peça usinada, e vamos falar um pouco mais do tema a seguir para abordar as principais informações a respeito deste material.

O que é uma peça usinada em poliacetal?

As peças usinadas que são produzidas com o material poliacetal possuem características únicas, pois este é um polímero cristalino que surge da polimerização do formol aldeído e outros grupos terminais que fazem parte dos acetatos.

A técnica é bastante antiga, e surgiu ainda em 1922, mas somente se tornou popular por volta da década de 50. Desde então tem passado por mudanças e avanços, que a tornaram uma opção muito viável atualmente.

Qualidade das peças usinadas em poliacetal

Com a conclusão do processo de polimerização é possível contar com uma peça com uma estabilidade dimensional acima da média em vários sentidos, além da absorção mínima de umidade que oferece. Estes são aspectos, inclusive, que fazem com que a peça seja mais resistente e tenha uma duração maior.

Este tipo de peça se destaca, pois são extremamente úteis para projetos mais audaciosos, e que necessitam de uma resistência a alguns fatores, como temperatura e também pela sua baixa absorção de umidade. O material ainda conta com uma boa isolação elétrica e alta resistência a hidrólise.

Este tipo de peça em geral acaba sendo mais utilizada em peças que podem sofrer com atritos constantes, como engrenagens, guias de barramento, buchas e outros.

Peças usinadas em poliacetal