O que é uma coroa de flores: saiba quando usar

Para aqueles que ainda tem dúvidas sobre o que é uma coroa de flores, aqui neste artigo vamos esclarecer algumas dúvidas sobre esse assunto. E já de início podemos adiantar que a coroa de flores é uma maneira de prestar carinho e respeito pela família do falecido.

Elas são geralmente uma mistura de flores, galhos, folhas, entre várias outras coisas sendo montadas em formato de anel (círculo) e para finalizar é colocado uma faixa com alguns dizeres e com o nome de quem enviou para o velório a coroa. As coroas podem ser montadas de diferentes tamanhos, mas o seu principal objetivo é sempre transmitir carinho e importância para aqueles que ficaram. 

Em outros países de língua inglesa, as coroas de flores são normalmente usadas para servir como enfeite doméstico, principalmente em datas especiais como o Natal para comemorar o nascimento de Jesus.

Ao longo deste artigo você vai aprender muitas coisas sobre a coroa de flores e ainda descobrir que você pode até mesmo encaminhá-las pela internet. Isso mesmo hoje em dia com tanta tecnologia ao nosso favor, você consegue prestar condolências mesmo estando de longe, pois é possível comprar coroa de flores online.

Você ter essa praticidade com apenas um clique, em algum momento você pode estar longe da sua cidade e receber uma triste notícia, dessa forma você consegue transmitir seu carinho e respeito aos familiares do ente que não está mais entre nós.

As coroas de flores, são sempre usadas em velórios e podem ser enterradas junto ao falecido. E você sabia que é possível montar as coroas de acordo com cada significado das flores.

Isso mesmo, existem muitas flores que tem um significado diferente e são comumente usados em coroas, algumas dessas flores são:

  • Rosas-brancas, amarelas e vermelhas;
  • Crisântemos brancos e amarelos;
  • Lírio da paz;
  • Copo-de-leite;
  • Cravos.

Essas são as flores usadas tradicionalmente em um velório, mas abaixo vamos explicar qual é o significado de cada uma delas. Mas, também as coroas podem ser montadas com vários outros tipos de flores, sempre de acordo com que cada uma delas representa e também com o tipo de relação que você tinha com o falecido.

Durante o velório as coroas têm a finalidade de trazer frescor, beleza e cores provando o ciclo da vida através da sua simplicidade no decorrer do velório. As flores conseguem despertar as emoções sociais positivas nas pessoas. 

Origem da coroa de flores

O ato de enviar uma coroa de flores para demonstrar carinho pela família do falecido vem de muitos anos atrás e que teve sua origem em culturas bem antigas do mundo, com significados diferentes.

Como, por exemplo, as coroas para os egípcios eram utilizadas para homenagear os mortos. Já para os romenos e gregos elas significavam o ciclo da vida eterna. O tradicional formato de anel que muito de vê nos velórios hoje em dia, teve sua origem na Grécia Antiga.

Isso se deve, pois o círculo representa a infinidade e no velório quer dizer que a memória do falecido viverá para todo o sempre. Muitas pessoas ainda dizem que em tempos mais antigos as coroas de flores eram usadas para disfarçar o cheiro do corpo que já estava em decomposição. 

Hoje em dia com técnicas como a tanatopraxia e embalsamamento, isso já não é mais necessário, porém a tradição das flores continua. Não sabemos ao certo qual é o motivo do uso das coroas de flores antigamente, mas seja ele qual for esse com certeza é um gesto de muito carinho e muito sincero para prestar uma homenagem aqueles que já se foram. 

E para aqueles que não conseguiram comparecer no velório, enviar uma coroa de flores mesmo que de longe simboliza o seu respeito pela família e com certeza vai fazer muito diferença.

Significado das flores da coroa

Como já dissemos lá no começo do artigo, a coroa pode ser enfeitada com várias espécies de flores e plantas, isso varia de acordo com cada significado dela e qual a ligação que você tinha com o falecido. Então agora veja abaixo qual o significado das flores tradicionalmente usadas em coroas. 

Crisântemo

O crisântemo em ocasiões como o velório são geralmente usados nas cores amarelas e brancas, que significa a vida completa, perfeição simplicidade e a sinceridade;

Rosas

As rosas na cor branca representam a paz, pureza, harmonia, amor eterno e inocência. Enquanto as amarelas simboliza a amizade e as vermelhas quer dizer amor profundo e paixão;

Lírio da paz

Essa é uma flor também muito utilizada em cerimônias religiosas, ela representa harmonia, paz, calmaria e também pureza depois da morte;

Copo-de-leite

Sendo uma espécie de perfume suave e beleza diferenciada. Ela tem o significado da paz, inocência e calmaria. É visto como uma ligação com a iluminação espiritual a parte da flor que tem uma coloração amarelada;

Cravos

Eles podem ser colocados na coroa em qualquer cor, como, por exemplo, o vermelho. Os cravos em tons de vermelho significa carinho e já os brancos representam a inocência. 

O que é uma coroa de flores