Como fazer o seu bebê arrotar: dicas e cuidados

Colocar o neném para arrotar após a amamentação é um ato super importante e que não deve ser esquecido por nenhuma mamãe, afinal, é um processo que tem como objetivo eliminar os gases do estômago para que o bebê se sinta mais confortável. 

Apesar de ser uma ação super importante, assim como o momento da organização do enxoval infantil na Dorotéia Baby, por exemplo, algumas mamães acabam sofrendo com o momento de colocar o neném para arrotar, ou acabam realizando o processo de forma errada.

E se você é uma dessas mamães, esse artigo é especialmente para você. Isso porque, hoje iremos falar justamente sobre o ato de colocar o neném para arrotar e quais são os cuidados que devem ser levados em consideração nesse momento. 

Importância de colocar o bebê para arrotar

A princípio, vamos começar falando sobre a importância de colocar o bebê para arrotar após a amamentação, para que, na sequência, possamos conferir quais são as principais dicas e cuidados relacionados a esse momento tão delicado. Veja.

Evita problemas relacionados a refluxo

A primeira importância de colocar o bebê para arrotar após a amamentação está totalmente com a questão de evitar que lá na frente o neném desenvolva algum problema relacionado ao refluxo. 

Isso porque, ao mamar, o neném não engole somente o leite, na maioria das vezes ele acaba, também, engolindo ar, e é justamente essa questão que pode fazer com que lá no futuro a criança desenvolva algum tipo de problema com refluxo. 

Além disso, após a amamentação, o bebê acumula mais gases, e o ato de colocá-lo para arrotar pode acabar causando uma sensação bem grande de incômodo e desconforto. 

Não cria a falsa sensação de saciedade

Em segundo e último lugar, outra importância relacionada ao ato de colocar o bebê para arrotar após a amamentação está associada ao fato de não gerar uma falsa sensação de saciedade. 

Nesse caso, o problema é o mesmo que mencionamos acima, o bebê acaba engolindo ar, e isso faz com que o estômago acabe ficando cheio mais rápido, gerando uma sensação falsa de saciedade. 

Apesar da falsa sensação, isso não quer dizer que a criança está com fome, porém, o espaço que era para ser preenchido com leite, acabou sendo preenchido com ar, e colocá-lo para arrotar pode gerar conforto. 

Dicas e cuidados para colocar o bebê para arrotar

Agora que você já sabe qual é a importância de colocar o neném para arrotar, separamos a seguir algumas dicas que podem facilitar o momento, tornando-o muito mais especial e único. Continue a leitura e confira.

Coloque o bebê sentadinho no seu colo

A primeira dica que com certeza fará com que você tenha muito mais facilidade na hora de colocar o bebê para arrotar é colocá-lo sentadinho em seu colo, independente se de costas ou de frente.

Nesse caso, você deverá incliná-lo para frente, enquanto as perninhas dele estiverem flexionadas, apoiando-o com o braço, dando leves tapinhas para ele conseguir arrotar mais rapidamente. 

Além disso, conversar com o bebê enquanto ele está sentado no seu colo também é uma estratégia válida, afinal, isso fará com que ele se sinta ainda mais relaxado. 

Por fim, caso você não queira colocar o neném sentado em seu colo, você pode optar por segurá-lo em pé, de forma que ele fique com o corpinho esticado, para que consiga estimular o arroto. 

Faça uma massagem nas costas da criança

Em segundo lugar, outra dica bastante relevante que separamos para o momento de colocar o neném para arrotar é a de fazer uma massagem na criança, afinal, assim como os leves tapinhas, as massagens também farão com que ele consiga arrotar de forma rápida, e em seguida, descansar. 

Para isso, você deve apoiar a cabecinha da criança em seu ombro, e com a ajuda de um creme hidratante de aroma leve, massagear as costas do neném. 

Essa dica, além de estimulá-lo a arrotar, fará com que ele aproveite ainda mais o momento do sono. 

Não deixe o bebê deitar

Não deixar o bebê deitar também é outra dica que vale ouro. Como mencionamos, o ato de colocar o neném para arrotar evita que ele desenvolva problemas de refluxo, sendo assim, após a amamentação, é de extrema importância que você não deixe ele ficar deitado. 

Para isso, você deve sempre priorizar pelas posições em que o bebê consiga ficar com a cabeça inclinada, que além de evitar problemas, fará com que ele consiga arrotar ainda mais rapidamente. 

Fique atenta aos sinais e as caretas da criança 

Em último lugar, ficar atento aos sinais e as caretas da criança é um dos cuidados mais importantes na hora da amamentação. Nesse caso, por exemplo, seu filho pode parar de tomar o leite e começar a chorar, o que pode ser um indício de que ele precisa arrotar, mas não está conseguindo. 

Assim, agora que você já sabe quais são os cuidados e as dicas para o momento da amamentação, tome cuidado e garanta que seu filho fique confortável e saudável.

Como fazer o seu bebê arrotar