Como tirar pelo encravado no pescoço

Os pelos encravados são um problema para muita gente. Este incômodo é bastante presente nas pessoas que fazem a barba ou costumam se depilar com uma certa frequência. Ele ocorre no próprio fio de cabelo, a partir de um dobramento que ele faz para dentro da pele após não conseguir ultrapassar a camada superficial. Logo, isso faz com que se crie uma inflamação e consequentemente o incômodo de ter um pelo encravado. Eles podem surgir em qualquer lugar do corpo, inclusive no pescoço. Isso faz com que as pessoas que sofrem com o problema busquem soluções para como tirar pelo encravado no pescoço.

Algumas causas exteriores também podem contribuir para o surgimento do pelo encravado, como é o caso da utilização de roupas apertadas, feridas na pele, baixa imunidade e até mesmo as alterações hormonais. Nesse sentido, o ideal é tirar esse pelo da forma correta, para evitar novos problemas e sofrer com incômodo causado por ele. Para isso, você precisa aprender como tirar pelo encravado no pescoço e de outras áreas do corpo a partir de todas as informações que separamos. Logo, se você quer saber mais, continue lendo este texto e fique por dentro do nosso guia.

O que pode causar o pelo encravado?

Como já foi dito anteriormente, existem alguns fatores que podem contribuir para o aparecimento do pelo encravado. O primeiro desses fatores é o excesso de pele morta que a pessoa possui. Esse acesso é responsável por entupir o caminho que o pelo faz, de modo que ele enfrente dificuldades na hora de ultrapassar a pele e acabe se curvando e penetrando em outros lugares, fazendo com que se crie uma inflamação no local, como no pescoço. Logo, é interessante saber como tirar pelo encravado no pescoço.

O problema de pelo encravado é bastante comum nas pessoas que possuem o cabelo encaracolado e grosso, contudo, qualquer pessoa pode sofrer com esse tipo de incômodo em algum momento da sua vida, em qualquer parte do corpo. Em geral, os lugares onde mais são comuns de aparecer um pelo encravado são na nuca, virilha, barba e até o pescoço. Além do mais, aquelas pessoas com níveis maiores de hormônios costumam ter muito mais pelos em seu corpo, fazendo com que a probabilidade de algum deles encravar aumente, exigindo que a pessoa saiba como tirar pelo encravado no pescoço e nas outras áreas do corpo.

O que ocorre se um pelo encravado não for removido?

Quando ocorre o pelo encravado, o resultado geralmente não é muito prejudicial ao organismo, pois na maioria das vezes ele cai sozinho sem intervenção. Caso contrário, a infecção pode piorar, causando mais dor e desconforto. Além disso, muitas pessoas têm o hábito de cutucar a área afetada com as unhas, o que aumenta a gravidade da condição.

Nessa hora, o ideal é marcar uma consulta dermatológica, pois este profissional saberá como diminuir a inflamação e tirar os pelos da pele sem comprometer a saúde do paciente. 

Em casos extremos, pode ser necessária uma cirurgia, na qual o médico usa um bisturi para abrir a pele da área lesionada para que os pelos possam passar. É interessante optar por outros métodos de depilação alternativos, como, por exemplo, a depilação junto com a cera morna. Ela é uma boa opção, pois pode ser feita cerca de uma vez a cada mês. A depilação leve é ​​indicada para pessoas com pelos encravados, pois remove os fios pelo folículo piloso, resolvendo o problema em sua raiz. Além do mais, os pacientes também podem contar com o laser para depilação, pois ele ajuda no processo de remoção dos pelos encravados, tendo em vista que atua na raiz do problema e o remove sem dor.  Portanto, se você quer descobrir como tirar pelo encravado no pescoço, essa é uma alternativa.

Como tirar pelo encravado no pescoço?

Agora que você já sabe quais são as raízes do problema e o que acontecerá caso você não remova um pelo encravado, o próximo passo é descobrir como realizar este procedimento e se livrar de uma vez por todas deste incômodo. Abaixo, você confere como tirar pelo encravado no pescoço e nas demais áreas do corpo:

Compressa quente 

A compressa quente pode ser uma excelente opção de como tirar pelo encravado no pescoço e nas outras áreas do corpo. Nesse caso, você precisa de uma toalha limpa e de água quente. Em seguida, deixe a toalha encharcada com água quente e coloque na região onde se encontra com o pelo encravado. Ela deve permanecer no mesmo local de três a cinco minutos. Você deve repetir este procedimento até quatro vezes antes de tentar remover o pelo. Ele deixará a pele mais fina e fácil de retirar o pelo encravado.

Esfoliação 

A esfoliação também é uma excelente forma de como tirar pelo encravado no pescoço e nas outras áreas do corpo. Isso porque, além de ajudar a remover toda a pele morta, oleosidade e sujeira, ela também ajuda na remoção dos pelos encravados. Sendo assim, podemos dizer que esta técnica evita o aparecimento e, caso já exista, remove o pelo. 

Pinça e agulha

Com uma pinça e uma agulha esterilizada, assim como a água fervente, é possível puxar o pelo encravado e remover este incômodo do corpo, acabando de uma vez por todas com este problema. Antes de iniciar o procedimento, você precisa passar um algodão com álcool em toda a região afetada, de modo a evitar a contaminação. Em seguida, você deve puxar o fio utilizando a pinça ou agulha.

Se você tem medo de doer, saiba que pode usar um anestésico natural na pele, aplicando gelo no local por cerca de 10 minutos. Contudo, a aplicação de gelo pode dificultar a saída do pelo, tendo em vista que irá fechar os poros da pele. Desse modo, esta alternativa somente deve ser usada caso você seja muito sensível à dor. Caso este período não saia com facilidade com você não deve continuar cutucando a pele, pois isso pode fazer com que surjam cicatrizes no local.

Como tirar pelo encravado no pescoço