Cantinho dos brinquedos: como montar o seu?

Depois de encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária, é hora de se preocupar com a decoração e organização dos espaços. Mas, principalmente quando se tem criança em casa, é importante que os pertences fiquem bem arrumados, pois além de contribuir com o senso de organização, também facilita na hora de encontrar o brinquedo desejado. Nesse sentido, montar o cantinho dos brinquedos é uma ótima forma de unir o útil e o agradável. Mas, se você não sabe como criar o seu, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim e veja algumas dicas. 

Por que ter um cantinho de brinquedos em casa?

Como falamos, o cantinho de brinquedos em casa promove diversas vantagens no dia a dia, sendo que a principal é poder oferecer aos pequenos um ambiente propício para usarem a imaginação e criatividade a todo vapor, além de se distraírem em vez de passarem horas no celular. Afinal, ao ter todos os brinquedos em um mesmo local, elas podem aproveitar ainda mais seu tempo de lazer, tendo muitos elementos para trabalhar a imaginação. 

Além disso, com um espaço já definido para guardar os brinquedos, fica mais fácil manter a organização do restante da casa. Isso porque, desde o início, as crianças irão entender que é aqui o cantinho dos brinquedos, criando consciência de que os itens precisam ficar nesse local. 

É válido lembrar também que elas irão desenvolver o senso de organização, pois deverão manter o espaço arrumado para ser mais fácil encontrar o que precisam, além de contribuir com a vida adulta também. 

Como montar o cantinho de brinquedos?

Agora que você entendeu a importância e os benefícios do cantinho de brinquedos, é hora de montar o seu. Confira abaixo algumas dicas:  

1. Escolha o espaço ideal

A primeira dica é que o cantinho de brinquedos precisa ser um espaço relativamente amplo para que a criança não se sinta sufocada e não goste de ficar ali. Portanto, a área precisa ser suficiente para ela poder se movimentar à vontade e usar a imaginação com seus brinquedos. 

Além disso, é importante considerar que as brincadeiras podem ser barulhentas, devendo evitar dividir o espaço com lugares como escritório ou sala de estar. 

2. Priorize o conforto e a segurança

Para que possa realmente aproveitar o cantinho dos brinquedos, o pequeno precisa se sentir confortável no local. Ou seja, não basta ele ter acesso a todos os brinquedos, mas também poder se movimentar e sentir-se bem no espaço.

Sendo assim, pense no que pode fazer para que o espaço fique confortável, incluindo almofadas, por exemplo, para que ele fique brincando à vontade por quanto tempo desejar. Além disso, o local também precisa ser seguro, sendo importante considerar a posição dos móveis ao redor, proteger janelas, etc. 

3. Invista em uma boa iluminação

Vale lembrar ainda que a iluminação é responsável pelo conforto da criança no ambiente. Por isso, ela precisa ser bem planejada e adequada para que evitar que ela force a vista e tenha problemas no futuro. Nesse sentido, é importante deixar a luz natural entrar, mas sem que deixe o ambiente extremamente quente. Além disso, invista em lâmpadas amarelas, pois são mais confortáveis aos olhos. 

4. Piso de EVA é um grande aliado

O piso de EVA é um dos grandes aliados e muito utilizados em quartos e espaços infantis. Isso porque, além de ser considerado seguro e extremamente confortável, o EVA também pode servir como brinquedo. Afinal, suas peças podem ser desmontadas e montadas com facilidade, deixando o ambiente da maneira que a criança mais gostar. 

5. Tenha um bom planejamento 

Para quem quer economizar, mas sem deixar de lado o conforto e segurança dos pequenos, é importante ter um bom planejamento antes de sair às compras. Faça uma lista do que realmente precisa e se adequa e siga ela à risca. 

6. Móveis adequados

Por fim, se desejar incluir móveis no cantinho de brinquedos, é importante que eles sejam funcionais, mas que também causem certa curiosidade e interesse para as brincadeiras. Afinal, de nada adianta incluir peças que a criança não irá utilizar. Nesse sentido, instale prateleiras e nichos bem coloridos e na altura dos pequenos. Eles podem ser usados para guardar livros e brinquedos, incentivando que a própria criança arrume o local. Além disso, mesinhas e cadeiras dobráveis e caixas organizadoras também são excelentes. 

Então, agora que você sabe como montar seu cantinho de brinquedos, já pode colocar nossas dicas em prática. Como você viu, esse espaço pode ser muito benéfico para os pequenos e também para manter os ambientes organizados no dia a dia. No entanto, é fundamental ter um bom planejamento, além de procurar manter a arrumação em dia. Além disso, se possível, ter um profissional como o arquiteto ou designer de interiores ao seu lado será excelente para um projeto personalizado e adequado para suas necessidades e preferências.

Cantinho dos brinquedos