Que tipo de tratamento é feito com os gases de exaustão?

Durante suas atividades industriais, as empresas produzem vapores e gases nocivos que são prejudiciais para a saúde dos seus colaboradores e para o meio ambiente.

Por esse motivo, foram desenvolvidos alguns equipamentos que possuem a função de filtrar esses gases nocivos do ambiente industrial, com o objetivo de neutralizá-los.

Esse tratamento leva o nome de lavagem de gases e o equipamento responsável por essa tarefa é o lavador de gases industriais.

Tratamento feito com os gases de exaustão

Através das torres de lavagem de gases, os poluentes gasosos nocivos gerados pela atividade industrial são processados e neutralizados para evitar a poluição do meio ambiente e a degradação da saúde da população em geral.

Por essa razão, os tratamentos feitos com os gases de exaustão são considerados uma forma de proteção coletiva.

Existem torres de lavagem que realizam a coleta de poluentes sólidos e líquidos. Você também pode ter se deparado com os seguintes nomes, quando se trata desse equipamento, “lavador de fumaça” ou “lavador de cheiro”.

O tratamento dos gases ocorre da seguinte forma:

● Gotas de água são usadas para remover os poluentes;

● Em seguida, a força física de atração entre gotículas de lavagem e os poluentes é exercida;

● Através desse impacto, os poluentes são pressionados em uma superfície molhada;

● Agora, acontece o processo de absorção, onde os poluentes são removidos do fluxo de ar.

As torres de lavagem de gases eliminam gases provenientes de diversos processos industriais, como por exemplo: químicos, mecânicos e físico-químicos.

Saiba mais sobre o lavador de gases industrial

Voltado para a sustentabilidade, o lavador de gases é um equipamento que necessita de uma certa qualidade para evitar que haja vazamento desses gases nocivos que são tratados por ele.

Ou seja, um bom lavador de gases deve ser resistente a altas temperaturas e umidade, controlar substâncias nocivas ou explosivas e operar em condições de trabalho severas.

Apenas dessa forma os gases de exaustão serão tratados da forma correta, com a garantia de segurança para os colaboradores da empresa.

Que tipo de tratamento é feito com os gases de exaustão