Quanto custa um lavador de gases?

Os lavadores de gases são equipamentos fundamentais nas indústrias por ajudarem a evitar questões de poluição atmosférica. Assim, trazem benefícios para a saúde coletiva e ajudam a preservar o meio ambiente, de modo que são importantes para a coleta e para a limpeza das emissões de indústrias.

Segundo a Lei 6938/81, no seu terceiro artigo e inciso III, qualquer tipo de poluição representa uma queda na qualidade do ar. Isso tem como resultado, seja direto ou indireto, os prejuízos à saúde da comunidade ao redor da indústria. Desse modo, é muito importante conhecer mais sobre o lavador de gás.

Veja mais sobre isso ao longo do artigo!

O que é um lavador de gás? E detalhes do lavador de gases preço

O lavador de gás funciona através da aspersão de gotas. Elas colidem com um material particulado, que está aglomerado nas partículas. Isso torna a sua coleta mais fácil, quer se fale sobre a gravitacional ou a inercial. Assim, alguns lavadores requerem coletores para melhor funcionamento e estes precisam ser conectados em série, de modo que as partículas sejam retidas.

O equipamento em questão é voltado para o controle da emissão e ajuda as indústrias a estarem de acordo com a lei. O seu preço pode ser considerado bastante razoável diante dos benefícios que traz para as empresas.

Quais são as leis brasileiras que falam sobre a emissão de gases?

Existem quatro leis brasileiras que falam especificamente sobre a emissão de gases. Desse modo, elas serão brevemente comentadas a seguir com o objetivo de ampliar o conhecimento nesse sentido.

Resolução Conama nº 008/90

Esta lei serve para estabelecer o limite máximo da emissão de poluentes nas fontes fixas de poluição.

Resolução Conama nº 18/86

Serviu para estabelecer a criação do Programa de Controle do Ar por Veículos Automotores, também conhecido como PROCONVE.

Resolução Conama nº 005/89

Responsável por instituir o Programa Nacional de Controle da Qualidade do Ar, também conhecido através da sigla PRONAR.

Constituição Brasileira de 1988

A Constituição estabelece o direito da população brasileira de viver em um ambiente equilibrado do ponto de vista ecológico. Desse modo, ela prevê como um crime todo tipo de lesão ao meio ambiente. Devido a isso, é exigido pela lei que todos os estados de Federação possuam uma reserva biológica e as indústrias com potencial poluente devem apresentar regularmente estudos sobre os danos causados pelas suas atividades no meio ambiente. Além disso, vale citar que ainda é preciso elaborar uma série de leis capazes de regulamentar estes dispositivos.

Quanto custa um lavador de gases