Lavador de gases para amônia, como funciona?

A emissão de gases causa efeitos negativos no meio ambiente. Desse modo, é necessário ter um controle eficiente para garantir que os danos não sejam extensos e equipamentos com o lavador de gases para amônia se mostram muito importantes na rotina de empresas que lidam com este tipo de produto poluente.

Além disso, é necessário adotar um bom sistema de lavagem de gás para assegurar que a indústria esteja de acordo com a lei. Ao longo do artigo, essas questões serão comentadas em maiores detalhes. Se você deseja saber mais sobre isso, basta continuar a leitura.

O que é um sistema de lavagem de gás?

Antes de saber mais especificamente sobre o lavador de gases para amônia, é preciso compreender o que é um sistema de lavagem de gás. Eles podem ser descritos como dispositivos que auxiliam no controle da poluição do ar, visto que são usados para a remoção das matérias tóxicas industriais.

Assim, estes sistemas usam líquido, em geral a água, para conseguir arrastar as partículas e os demais agentes contaminantes, possibilitando que eles sejam devidamente lavados e removidos. Os sistemas de purificação em questão também servem para o tratamento de gases inflamáveis e voláteis, oferecendo a segurança necessária para que estes processos sejam desempenhados.

Sistema de lavagem de gás úmido

A lavagem do gás também pode ser realizada através de um processo de pulverização. Ele é feito através de um líquido, que pode ser tanto a água quanto outra substância com esta característica, como é o caso da amônia, selecionada de acordo com a estrutura dos agentes contaminantes dos gases.

Sistema de lavagem de gás seco

A lavagem de gás seca é essencial para quando se lida com gases mais ácidos, especialmente aqueles originados a partir dos processos de combustão e incineração. Assim, ele funciona por meio do polvilhamento de cal ou de calcário no forno. Então, as altas temperaturas fazem com que os grãos se tornem mais quebradiços, o que faz com que a sua capacidade de absorção aumente significativamente.

Sistema de lavagem de gás semi-seco

Os sistemas semi-secos, em geral, funcionam com a ajuda de um líquido e também da cal, o que justifica o seu nome. O pó é injetado no gás de combustão por meio de um bico de pulverização. Vale ressaltar que este sistema pode contar com mais de um bico caso seja necessário.

Saco de filtragem

Os sacos de filtragem consistem em bolsas que não queimam efetivamente, mas carbonizam de forma leve. Assim, possuem uma ação ampla nesse sentido e é uma solução bastante oferecida por empresas especializadas na atualidade.

Lavador de gases para amônia, como funciona