Qual é o melhor tratamento para clarear manchas de pele?

Abusar do sol, tomar certos medicamentos, gravidez ou simplesmente a passagem do tempo são os fatores que causam o aparecimento de manchas na pele. Mas qual é o melhor tratamento para clarear manchas de pele?

Para ajudar você a entender mais sobre qual é o melhor tratamento para clarear manchas de pele, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Causas das manchas na pele

Há uma série de fatores que causam hiperpigmentação.

  • Alguns medicamentos.
  • Consequências de infecções.
  • Trauma.
  • Doenças inflamatórias, como acne.
  • Depilação ou barbear.
  • Depois que ocorreu uma alergia.
  • Predisposição genética.
  • Doenças autoimunes e endócrinas.
  • Abrasões ou peelings quando são realizados sem tomar as precauções necessárias.
  • Cosméticos, como perfumes. Isso é especialmente observado na área do pescoço.

As causas acima mencionadas são exacerbadas pela incidência do sol.

Quais são as manchas escuras ou hiperpigmentações?

Manchas escuras na pele, ou hiperpigmentações, são uma causa muito comum de consulta. Elas podem ser de dois tipos:

  • Manchas melânicas: Elas se devem a um aumento na produção de melanina. Este grupo inclui sardas, melasma e hiperpigmentações inflamatórias.
  • Manchas melanocíticas: são aquelas causadas por um aumento no número de melanócitos. Lentigos solares, lentigos senis e lentigos simples pertencem a este grupo.

Qual é o melhor tratamento para clarear manchas de pele?

Manchas na pele podem ter diferentes origens, formas, cores e tipos de pele. Da mesma forma, o tratamento das manchas também dependerá desses fatores e da profundidade da mancha, já que as mais superficiais serão mais fáceis de tratar.

Cuidados com a pele são essenciais. Seja qual for o tipo de mancha que apareça na pele, é muito importante monitorar as existentes e monitorar a aparência de novas para prevenir o câncer de pele.

Aqui estão os principais tratamentos para clarear manchas na pele:

Proteção solar

É o tratamento número um. Deve ser aplicado todos os dias do ano, mesmo quando está nublado, porque os raios têm a capacidade de passar pela pele.

Aplicação de produtos com ingredientes ativos-chave

Uma grande quantidade é usada. Os mais usados e eficazes são a hidroquinona e o ácido retinóico. Mas as misturas também são feitas com ácido glicólico ou mandélico. 

Outros despigmentantes que podem ser usados são ácido kójico, ácido ascórbico (vitamina C) ou ácido fítico. Esses ácidos são formulados em cremes que são usados em casa, mas sempre sob orientação e supervisão médica.

Peelings

É um descascamento ou esfoliação. Consiste no uso de diferentes substâncias químicas: ácidos mandélico, glicólico e retinóico, entre outros. 

Eles também podem ser peelings físicos que são realizados para renovar mecanicamente nas camadas mais superficiais da epiderme. Dessa forma, o tom ficará mais homogêneo.

Microdermoabrasão com ponta de diamante

É uma esfoliação que é realizada através de microcristais de óxido de alumínio. Isso remove as células da pele mais superficiais para renovação. As células mortas são então sugadas. Dessa forma, melhora o tom, a textura e promove a regeneração celular.

Luz pulsada com tecnologia AFT (tecnologia avançada de fluorescente)

Cada pulso AFT limita a potência máxima à faixa terapêutica necessária. Dessa forma, ele aquece com precisão a área a ser tratada. Isso atinge o objetivo de remover pigmentações. Leva entre 3 e 4 sessões com intervalos de 1 mês.

Laser Lavieen

É ideal para tratar a pele com manchas claras ou melasma. O tratamento consiste em um feixe de laser que fragmenta o pigmento em partículas muito menores, permitindo que ele seja removido naturalmente. O método é muito eficaz e alcança resultados notáveis em 4 ou 6 sessões.

Todos os procedimentos acima mencionados devem ser realizados quando a radiação do sol não estiver alta. 

A pessoa deve se proteger com protetores solares, pelo menos com um fator 50 para cima.

É importante lembrar que “as manchas têm memória” e que podem retornar até certo ponto com a exposição ao sol. É por isso que é tão importante realizar o tratamento correto e se proteger adequadamente.

Qual é o melhor tratamento para clarear manchas de pele?