3 Dispositivos de segurança elétrica essenciais para sua casa

Os dispositivos de segurança elétrica, mesmo que estejam fora de vista na maior parte do tempo, estão sempre assegurando o seu dia a dia. Então, quando se fala de rede elétrica, muitas coisas além da tomada, estão envolvidas.

A maioria dos itens que envolvem esse sistema para a segurança da sua residência, não são falados ou comentados durante o dia a dia. Para mudar essa realidade, essa matéria de hoje vai te mostrar quais são esses dispositivos que podem te ajudar tanto!

O que sua casa precisa ter?

Da mesma forma que um arquiteto precisa fazer a planta da sua casa para que tudo ocorra certo, um eletricista também precisa fazer um projeto bem elaborado. Portanto, ter um profissional específico e capacitado é fundamental.

Então, a sua residência precisa ter um projeto elétrico. Ele será essencial na hora de elaborar a estrutura e as técnicas que vão ser usadas na construção da rede elétrica da sua casa, dessa forma você não pode deixar esse detalhe de lado.

Nesse mesmo sentido, o seu eletricista não pode esquecer da norma 5410. É lá que você encontrará todos os requisitos que vão determinar como o projeto de sua casa precisa ser estruturado, visto que é um plano de baixa tensão.

Exija um profissional certificado

Ao contratar um profissional ou uma empresa para realizar serviços elétricos no seu ambiente, você deve exigir que o profissional seja certificado NR 10.

Essa certificação garante que o profissional entenda todos os requisitos para realizar serviços de baixa tensão em segurança.

A NR 10 (Norma Regulamentadora 10) foi criada pelo Ministério de Emprego e Trabalho com o objetivo de reduzir os acidentes de trabalho dos trabalhadores da área elétrica.

Quais são os dispositivos de segurança elétrica?

Para começar, logo depois de seu eletricista fazer um projeto elétrico, ele possivelmente vai te fornecer uma lista com os materiais que precisam ser comprados.

Então, você vai ler a lista e verificar se todos os itens essenciais estão presentes. Principalmente, quando falamos de segurança, nenhum cuidado é pouco. Portanto, cada objeto de segurança é fundamental.

1 – Interruptor Diferencial Residual

O Interruptor Diferencial Residual, mais conhecido pela sigla DR, é o primeiro a se pensar quando for planejar sua lista de compras. Eles vão ter uma função específica e muito importante para a sua casa: proteger as pessoas.

Ou seja, isso significa que eles assumem a função de evitar um curto-circuito no caso de uma instabilidade de corrente. Quando isso acontece, é provável que haja um incêndio, o que é muito perigoso.

Essa fuga de corrente, que gera a instabilidade no sistema, pode acontecer por vários motivos. Um desses motivos pode ser um fio desencapado, por exemplo. Mas lembre-se de deixar o trabalho da instalação para um profissional qualificado.

2 – Dispositivos de Proteção Contra Surtos

Agora, outro aparelho muito importante para manter a estabilidade do sistema é o DPS, Dispositivo de Proteção Contra Surtos. Nesse caso, eles são muito importantes para proteger os seus aparelhos de curtos.

Ou seja, eles têm a função de evitar que alguma descarga por raios sobrecarregue o sistema dos aparelhos. Além disso, essas situações podem ser causadas por um pico de tensão nos próprios fios.

Nesse caso, é muito importante você considerar onde o dispositivo precisa estar. Caso você instale no lugar errado, seu principal papel de proteger os objetos se desfaz. Portanto, lembre-se de colocá-lo perto dos dispositivos.

Além disso, você também precisa fazer todos os cálculos de tensão desses aparelhos. Assim, quando você for comprar o DPS, você compra na tensão certa. Então os aparelhos vão ficar 100% protegidos das descargas.

3 – Minidisjuntores SHB

Agora, seguindo a lista dos principais dispositivos que você precisa ter na sua casa, o próximo dispositivo é o mini disjuntor SHB. De preferência, você precisa escolher aqueles com certificação do INMETRO até 63A, assim eles atendem as normas brasileiras.

Eles são indicados para serem instalados nos quadros de distribuição e padrões de entrada de energia. Assim, eles proporcionam alto desempenho dos aparelhos, além de segurança e proteção.

Eles possuem um esquema interno que pode reconhecer a variação de corrente elétrica. Caso esse diferencial de intensidade de corrente varie demais, o disjuntor desativa automaticamente.

Por isso, ele evita que pequenos curtos-circuitos aconteçam. Dessa maneira você terá segurança com seus aparelhos, além disso, também terá a segurança e garantia de que não haverá nenhum incêndio.

Para manter a segurança da casa e dos seus aparelhos, eles também são muito úteis para o caso de uma pequena manutenção. Ou seja, você pode arrumar apenas um circuito, como o do quarto, sem precisar desativar a casa toda.

Por que eu deveria me preocupar com isso?

Então, os motivos são muitos, mas vamos destacar alguns principais. Na hora de montar um lar, você com certeza quer que ela seja segura, livre de choques e incêndios.

Além disso, uma boa montagem elétrica estende a vida útil de seus aparelhos.

Em segundo lugar, você também precisa pensar no dinheiro que está investindo nisso. Às vezes, em uma casa desprotegida, é muito fácil de algum aparelho queimar. Isso pode trazer muitos prejuízos.

Dessa maneira, você também precisa pensar na segurança de sua casa. Ou seja, um curto circuito pode gerar um incêndio repentino.

Na maioria das vezes, o fogo pode se alastrar pelos fios, levando o incêndio para dentro dos dutos das paredes. Quando isso acontece, é muito mais difícil salvar a casa apagando o fogo.

3 Dispositivos de segurança elétrica essenciais para sua casa