Quais são os EPI’s necessários para quem trabalha com usinagem?

Os EPIs (Equipamento de Proteção Individual) foram feitos para minimizar os riscos à vida e à saúde do trabalhador. Trazendo segurança, diminuir possíveis riscos inerentes na maioria das funções. Alguns necessitam de EPIs específicos, como trabalhadores que fazem serviço em locais fechados, necessitando até mesmo de respiradores com ar mandado.

Outras precisam de EPIs mais “comuns” como simples luvas, ou máscara descartável. Porém, todas as funções exigem seu uso durante a execução da função.

Para que o EPI seja obrigatório o MT (Ministério do Trabalho) solicita que sejam feitos levantamentos quantitativos e qualitativos para determinar qual EPI é necessário para determinadas funções. Ou seja, o contratante não pode distribuir qualquer EPI para qualquer função.

E para o contratante se basear e fornecer o EPI correto ele deve ter em mãos e consultar o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais). Que é um laudo exigido pelo MT para que possa mostrar os riscos de cada função existente na empresa e também, quais medidas devem ser tomadas para saná-los o máximo possível.

Seja ele EPI ou EPC (Equipamento de Proteção Coletiva). Como exaustores, e circuladores de ar. Porém, o EPC será assunto para outro dia.

No setor de produção como caldeiraria e usinagem existem diversas funções que necessitam de EPI ‘s específicos e que devem ser usados de forma contínua durante a execução do trabalho. Assim, iremos falar um pouco de cada equipamento obrigatório para este segmento de trabalho. Continue acompanhando e conheça mais sobre eles.

EPI’s necessários para quem trabalha com usinagem

Segundo o Ministério do Trabalho, os EPI’s básicos para o serviço de usinagem são: luvas, calçados, máscaras e óculos de segurança para evitar o contato ou a inalação de materiais tóxicos, prevenindo danos aos olhos e à pele.

Porém, como citamos lá em cima, cada função deve ser analisada individualmente. Mas para ilustrar bem a obrigatoriedade iremos falar sobre os mais comuns. Acompanhe:

  • Máscara de proteção/ Respirador Purificador de Ar

Uns dos EPI’s mais importantes no setor de usinagem, mais precisamente em quem tem contato direto com serviços de solda e lixadeira. Os gases e vapores emitidos pela solda são nocivos ao corpo humano e podem causar sérios problemas respiratórios. No caso de serviços de lixadeiras os gases são prejudiciais à saúde igualmente ao serviço de solda.

  • Mascara de Solda com fechamento automático

Falando em serviços de solda, um EPI obrigatório para este tipo de serviço é o uso de máscara protetora com fechamento automático. Que consiste em uma máscara com sistema de escurecimento do visor de forma automática. Trazendo segurança, conforto e minimizando os riscos que os arcos de solda podem causar nos olhos dos trabalhadores.

  • Óculos de segurança com proteção lateral

Outro EPI obrigatório para quem trabalha na usinagem é o Óculos de segurança com proteção lateral, este óculos protege o trabalhador de possíveis pedaços de peças chamadas de (cavacos). Este equipamento com proteção lateral evita que todas estas impurezas sejam projetadas nos olhos dos trabalhadores e eles devem ser usados a todo momento que a operação esteja acontecendo.

  • Protetor auricular tipo plug

O protetor auricular é o EPI mais comum entre os trabalhadores, principalmente em ambientes onde o ruído ultrapassa 85 Decibéis (limite exigido pelo MT) e em sua maioria os trabalhos realizados na usinagem este limite é superado, desta forma, sendo obrigatório o uso de forma contínua.

Existem diversos tipos de Protetores Auriculares, e o tipo plug é o mais comum de ser encontrado. Entretanto, se engana que o uso correto do mesmo é só encaixar no canal do ouvido. Para uso correto, é necessário encaixá-lo de maneira eficaz e de forma segura. Para isso, os trabalhadores devem ser instruídos em forma de treinamentos, e reciclagem periodicamente.

  • Luvas de segurança

As luvas de segurança possuem nome explicativo, e seu uso é obrigatório para quase toda a operação de usinagem. Seja para transporte de peças e ferramentas, realização de soldagem, lixamento e qualquer tipo de atividade que exija contato direto com peças e ferramentas.

As luvas podem ser confeccionadas em diversos tipos de tecidos e matéria prima. E para a usinagem as mais comuns são: luvas de segurança de raspa (cano longo e cano curto), luvas de segurança anticorte, que protege as mãos dos trabalhadores de pequenos e médios cortes.

  • Calçado de segurança

Quando falamos em segurança do trabalhador, devemos pensar em um todo, e a proteção dos pés não deve ficar de fora. O uso obrigatório de calçados de segurança é uma forma eficaz de protegê-los.

O calçado de segurança pode conter bico de ferro, bico de PVC ou composite (uma espécie de plástico resistente). Estes calçados devem fornecer segurança e proteção para eventuais quedas de peças e equipamentos nos pés dos trabalhadores.

Se você chegou até aqui e gostou do nosso conteúdo, comente com os outros. Sempre busque equipamentos de segurança certificados pelo Ministério do Trabalho e que o CA (Certificado de Aprovação) esteja dentro do prazo de validade.

Quais são os EPI's necessários para quem trabalha com usinagem