3 grandes razões pelas quais todos devem investir

Controlar seu futuro financeiro é um objetivo fantástico, por isso queremos mostrar três das melhores razões pelas quais você deve considerar investir. 

Assumir o controle de suas finanças é uma das melhores decisões que você pode tomar. Fazer um orçamento, cortar gastos e educar-se são algumas das maneiras mais fáceis de iniciar esse processo. 

Muitas pessoas são céticas, no entanto. Afinal, se investir é tão bom, por que nem todo mundo faz? Duas das maiores razões são o medo e a falta de conhecimento. 

É aí que entramos. Vamos detalhar três das principais razões pelas quais acreditamos que todos devem investir. 

1. As ações têm uma vantagem sobre os bancos 

Primeiro, vamos ver por que você deveria querer comprar ações. Você já teve vontade de fazer parte de um grande negócio? Isso é exatamente o que acontece quando você compra ações. 

Você está comprando uma parte dessa empresa. E como co-proprietário, você tem direito a uma parte dos lucros e ativos desta empresa. 

Pode parecer besteira, mas esse é um privilégio que você não encontra em todas as modalidades de investimento disponíveis no mercado. 

Existem modalidades mais arriscadas e que muitas vezes oferecem menos retorno ao investidor ao longo do tempo. 

Você lucra ao possuir ações de duas maneiras.

● A empresa pode decidir devolver dinheiro aos seus acionistas por meio de dividendos. Este é o dinheiro que é pago a você regularmente na sua conta de investimentos por ser um acionista. 

● O negócio cresce e o preço por ação aumenta. Depois de decidir vender suas ações, você pode vender e embolsar os retornos. 

Enquanto o dinheiro guardado em uma conta poupança é consumido pela inflação, o dinheiro investido está trabalhando para você 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Ao contrário de uma conta bancária, seu dinheiro investido pode se multiplicar muitas vezes se você investir nas empresas certas. 

2. Você pode atingir metas financeiras grandiosas 

Imagine que alguém lhe dissesse que você poderia transformar R$ 2.000 em R$ 100.000 sem nenhum trabalho? 

Parece bom demais para ser verdade, mas é completamente possível se você entender os juros compostos. 

O elemento-chave a ser lembrado aqui é o tempo. Quanto mais tempo você tem seu dinheiro investido, mais poderosa se torna a composição. 

Isso significa que quanto mais jovem você começar e quanto mais paciente você for, maiores serão os retornos que obterá no futuro. 

No entanto, você não precisa de muito para começar. Você pode começar pequeno e continuar aumentando seu investimento ao longo do tempo. 

Você ficará surpreso com a rapidez com que seu investimento pode crescer. Na verdade, se você adicionasse 100 reais por mês a um investimento inicial de 2000 reais, após 40 anos você teria cerca de 1 milhão. 

Você terá altos e baixos mas se aprender a identificar boas empresas, terá algumas ações que multiplicam 10 vezes – ou mais – em valor ao longo dos anos.

A maior vantagem que você pode dar a si mesmo é começar cedo e deixar que o tempo faça sua mágica. 

3. Os juros compostos fazem muito do trabalho para você 

Falando em mágica, os juros compostos são os melhores amigos do investidor. 

A composição é simplesmente quando o dinheiro que você ganha começa a ganhar dinheiro. Isso significa que seu estoque está crescendo mais rápido do que se você estivesse simplesmente adicionando uma quantia a cada mês. 

Muitas pessoas dizem “não posso me dar ao luxo de começar a investir”. A verdade é que você não pode se dar ao luxo de não começar a investir, porque o problema aqui é o tempo, não o dinheiro. 

Os juros compostos são a verdadeira bala de prata quando se trata de aumentar sua riqueza e quanto mais cedo você começar, mais poderoso se tornará. 

A maioria das pessoas assina algum tipo de serviço de entretenimento online como Spotify Premium ou Netflix ou gasta muito mais que isso por semana no ifood. 

Esse dinheiro sai de nossas contas bancárias todos os meses e mal percebemos. 

Imagine se você tivesse investido na bolsa de valores todo esse dinheiro gasto com besteiras, quanto patrimônio acumulado você já teria. 

Portanto, meu conselho é que você dê o primeiro passo agora mesmo. 

Se você não sabe qual é, vou te dizer. Escolha a corretora que melhor atenda às suas necessidades, baixe o app dela no seu celular e abra sua conta. 

Depois disso é só escolher as ações que você deseja e começar a comprar. Espero ter te convencido a investir na bolsa de valores hoje.

grandes razões pelas quais todos devem investir