Conheça os maiores vilões da conta de luz dentro de casa

Atualmente conseguir economizar energia é uma grande vitória, tendo em vista o cenário atual de crise em que nosso país está vivendo, onde o preço de praticamente tudo subiu, ter alguma economia é sempre bem-vinda.

Mas será que você sabe quais são os vilões da sua conta de luz, na sua casa? Se você não sabe, então fique conosco para saber quais são esses vilões e o que você deve fazer para economizar na conta de energia.

Elaboramos uma lista com alguns dos principais eletrodomésticos que puxam muita energia da sua casa, alguns você provavelmente você deve saber, outros nem tanto. Então fique ligadinho para não perder nenhum detalhe.

Hoje em dia as pessoas estão à procura de fontes que possam diminuir a conta de luz, como energia solar ou em mercado livre de energia, que pode ajudar a diminuir consideravelmente sua conta de energia.

Veja agora alguns dos eletrodomésticos que podem fazer a diferença na sua conta, no final do mês.

Ar-condicionado

O primeiro da nossa lista, é o ar-condicionado, esse eletrodoméstico consegue consumir até 10 vezes mais que um ventilador. Então o recomendado é que você ligue o seu ar-condicionado somente em dias extremamente quentes.

Para as pessoas que não conseguem viver sem o ar, você deve fazer a limpeza dos filtros com frequência, já que quando o ar está com sujeira força ele a trabalhar mais.

Chuveiro Elétrico

Você sabia que o chuveiro é responsável por 25% da sua conta de luz? Uma boa dica para economizar é que na hora em que for usá-lo é preciso ver a opção que ele está. Para ter uma ideia, ele estando na opção “verão” vai consumir cerca de 30% a menos que se estiver na opção “inverno”.

Com tudo é melhor evitar usar o chuveiro elétrico nos horários entre às 18h e às 21h, no qual o consumo aumenta mais.

Aparelhos em stand-by

Na maioria das casas eletrodomésticos como, televisão, micro-ondas, carregadores de celular, ficam o dia todo conectados na tomada. Você deve eliminar este costume da sua casa, pois esses aparelhos em stand-by, ou seja, que ficam na tomada mesmo depois do uso, representam 12% da conta de energia no final do mês.

Luminárias

Esses aparelhos parecem ser bem inofensivos na conta de energia, mas eles podem gastar o mesmo que uma lâmpada de teto. Por isso o recomendado é que não deixe as luminárias ligadas a noite toda.

Cafeteiras

Ao preparar o café na cafeteira, muitas pessoas deixam o café nela para continuar aquecido, mas isso pode fazer com que você gaste mais energia, assim ao terminar de fazer o café coloque o mesmo em uma garrafa térmica, isso vai colaborar bastante para sua economia.

Micro-ondas

Mesmo diante do preço do botijão de gás, ainda compensa você optar por esquentar bebidas e comidas no fogão do que no micro-ondas, pois esse aparelho pode gastar mais energia do que um ferro de passar roupas.

Por isso, você deve usar somente quando for preciso e não se esqueça de desconectar da tomada quando terminar de usar.

Cooktop

Esse modelo de fogão pode até ser mais bonito, mas o que não vai ficar bonito, vai ser sua conta de energia no final do mês com esse modelo. Ele gasta mais energia do que uma geladeira frost-free de duas portas. Prefira o bom e velho fogão a gás.

Máquina de lavar

Temos uma dica que vai ajudar a gastar menos com sua máquina de lavar, quando for lavar as roupas, espere até que um bom tanto se acumule, para lavar tudo de uma vez. Com isso a máquina vai funcionar com sua capacidade total, gastando menos energia.

Ferro de passar roupa

Seguindo a mesma linha de raciocínio da máquina de lavar, você pode utilizar o ferro de passar roupa, ou seja, espere até que boa parte da roupa se junte para passar tudo de uma vez só, sem ter que ficar ligando o ferro inúmeras vezes, gastando ainda mais energia.

Geladeira

Verifique se a vedação da sua geladeira está boa e se ela está funcionando perfeitamente. Com isso, você deve evitar abri-la diversas vezes por dia ou deixar aberta.

Outra dica é não colocar alimentos muito quentes dentro dela, pois vai fazer ela forçar mais o motor para refrigerar o alimento quente. Por isso, antes de guardar espere esfriar um pouco.

Descongele e limpe a geladeira com uma certa frequência para ela conseguir funcionar melhor. Nas geladeiras frost-free, isso não precisa ser feito.

Forno elétrico

Esse é mais um dos vilões da sua conta de luz, o forno elétrico funciona quase da mesma forma que o micro-ondas, por isso se você quer economizar na conta, opte por usar o forno tradicional do seu fogão mesmo.

Para ter uma noção, um aparelho de 200 watts de potência, gasta em média por hora aproximadamente R$3 reais, ou seja, podendo chegar a R$22 reais em apenas 8 horas de uso.

Conheça os maiores vilões da conta de luz dentro de casa