O que é Portaria Virtual e as suas vantagens

A portaria virtual é conectada diretamente a uma central. Neste local, um funcionário da empresa contratada para a instalação fica responsável por monitorar entradas e saídas do prédio. Além disso, o acesso dos moradores é garantido por um sistema de identificação capaz de reconhecê-los e liberar o seu trânsito pelo local. Isso pode ser feito de uma série de maneiras, como por meio de tags ou biometria.

Por outro lado, quando se fala sobre os visitantes, é interessante destacar que a sua entrada no espaço do condomínio é liberada por um agente da central de monitoramento. Assim, ele será responsável por verificar a identidade de cada visitante, de modo que seja possível que ela seja reinformada para o morador e ele, então, autorize a entrada.

Muitas pessoas se questionam se este sistema é seguro e a resposta para isso é positiva. Inclusive, é interessante acrescentar que, por vezes, as portarias virtuais são consideradas mais eficientes que as tradicionais. Logo, trata-se de um investimento que vale a pena.

Quais são os equipamentos necessários para implementar uma portaria virtual?

É importante ressaltar que a instalação de uma portaria virtual vem acompanhada da instalação de uma série de aparelhos tecnológicos. Assim, alguns dos mais comuns são os sistemas de biometria e o sistema de abertura e fechamento remoto dos portões.

Entretanto, componentes como o sistema de internet ou de telefonia com redundância precisa se fazer presente, visto que ele será responsável por garantir a comunicação entre a central e o condomínio. 

Vale pontuar também que as câmeras de IPS precisam estar presentes para transmitir imagem e som através da internet, garantindo que a central possa observar o trânsito de pessoas e verificar a sua identidade. 

Além de todos os equipamentos citados, ainda recomenda-se a instalação dos seguintes:

  • Sistema de nobreak;
  • Botão de pânico;
  • Cerca elétrica;
  • Sistema de backup das imagens das câmeras.

Quais são as principais vantagens da portaria virtual? 

Sem dúvidas, a principal vantagem de optar por um sistema de portaria virtual é a economia, visto que não existe a necessidade de contratar um funcionário para operá-lo. Portanto, os custos trabalhistas são de responsabilidade da empresa terceirizada. 

Entretanto, existem outros fatores que contribuem para transformar essa instalação em uma boa ideia. 

  • Evita conflitos de relacionamentos e desvios de função;
  • A portaria passa a funcionar 24h;
  • Economiza-se tempo e dinheiro com questões como o treinamento de funcionários para promover a segurança;
  • A ausência de um porteiro físico faz com que exista menos chances de o profissional ser rendido por criminosos, o que significa uma brecha na segurança;
  • Terceirizar é uma prática que contribui para diminuir processos trabalhistas para o condomínio;
  • Devido à instalação de câmeras, o prédio terá maior facilidade para apurar acontecimentos.

Quais são os custos para a implementação da portaria virtual?

Devido à necessidade de investir em uma série de equipamentos, investir em uma portaria virtual pode não parecer barato à primeira vista. Entretanto, é preciso ter foco no longo prazo para compreender as vantagens de usar este sistema. 

Assim, os custos iniciais são estimados entre R$4500 e R$7000, a depender do que o condomínio decide instalar.

O que é Portaria Virtual e as suas vantagens